Educação de jovens e adultos no século XXI: concepções em disputa para a formação do trabalhador brasileiro no período de 2003 a 2014

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lombardo, Bruna Nascimento Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
EJA
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15566
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as disputas presentes nas políticas ofertadas aos jovens e adultos da classe trabalhadora brasileira no período compreendido entre 2003 e 2014. Tomando como referência o materialismo histórico dialético, e reconhecendo o permanente movimento da história, a investigação partiu de um questionamento sobre como o partido dos trabalhadores, ao longo do período em que esteve na direção do país, concebeu a educação da classe trabalhadora. Baseando-se nas contribuições de Rummert (2002) e Ventura (2008) de que a EJA é a expressão da Educação ofertada a classe trabalhadora o trabalho se insere no esforço de fazer um balanço da gestão petista a partir da análise das políticas públicas para a modalidade. Para fundamentar esta análise recorremos também às contribuições de Antonio Gramsci (1982) quando trata do Estado. Para o autor, é essencial conceber o Estado numa perspectiva ampliada, cujas relações para a construção da hegemonia passam pelas mediações entre sociedade política (Estado estrito) e a sociedade civil. Considerando que o Partido dos Trabalhadores nas gestões de Lula da Silva e, na primeira gestão de Dilma Rousseff foram capazes de articular alianças necessárias a manutenção da hegemonia no Estado, a pesquisa lança mão dos programas de governo apresentados durante as campanhas de 2002, 2006, 2010 e 2014, tomando–as como expressão da concepção de Educação defendida pela Sociedade política. Para analisar a sociedade civil, seguindo os procedimentos propostos por Mendonça (2006), recorremos às atas da Comissão de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) visando identificar os aparelhos privados de hegemonia, através de seus agentes (intelectuais orgânicos) tornaram a comissão um espaço privilegiado de análise desta disputa. Correlacionando as fontes primárias e somando-as a um referencial teórico atual sobre a EJA fomos capazes de identificar quatro concepções: “Educação como mercadoria”, “Educação ao longo da vida”, e “Educação para a diversidade” e “Educação da classe trabalhadora. A partir desta identificação, a pesquisa propõe uma análise crítica para o que está para além da aparência de cada uma delas
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Baseando-se nas contribuições de Rummert (2002) e Ventura (2008) de que a EJA é a expressão da Educação ofertada a classe trabalhadora o trabalho se insere no esforço de fazer um balanço da gestão petista a partir da análise das políticas públicas para a modalidade. Para fundamentar esta análise recorremos também às contribuições de Antonio Gramsci (1982) quando trata do Estado. Para o autor, é essencial conceber o Estado numa perspectiva ampliada, cujas relações para a construção da hegemonia passam pelas mediações entre sociedade política (Estado estrito) e a sociedade civil. Considerando que o Partido dos Trabalhadores nas gestões de Lula da Silva e, na primeira gestão de Dilma Rousseff foram capazes de articular alianças necessárias a manutenção da hegemonia no Estado, a pesquisa lança mão dos programas de governo apresentados durante as campanhas de 2002, 2006, 2010 e 2014, tomando–as como expressão da concepção de Educação defendida pela Sociedade política. Para analisar a sociedade civil, seguindo os procedimentos propostos por Mendonça (2006), recorremos às atas da Comissão de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) visando identificar os aparelhos privados de hegemonia, através de seus agentes (intelectuais orgânicos) tornaram a comissão um espaço privilegiado de análise desta disputa. Correlacionando as fontes primárias e somando-as a um referencial teórico atual sobre a EJA fomos capazes de identificar quatro concepções: “Educação como mercadoria”, “Educação ao longo da vida”, e “Educação para a diversidade” e “Educação da classe trabalhadora. A partir desta identificação, a pesquisa propõe uma análise crítica para o que está para além da aparência de cada uma delasThe objective of this study was to analyze the policy of youth and adult in the beginning of the century. Considering the election of a worker class in 2003 the text search for the different conceptions for this people. Based in critical theory the study referred in Marx contribution about the social science and to analyze the state we considered the perspective of Antonio Gramsci. Ventura (2011) says that the education of the worker class can be defined in youth and adult form. That’s affirmative questioned how the worker party thinks about the education of the worker class. Than we decide to investigate the civil society and the political society both based on the ample state. Considering that the Workers' Party in Lula da Silva's management and in the first management of Dilma Rousseff were able to articulate alliances necessary to maintain hegemony in the State, the research uses the government programs presented during the campaigns of 2002,2006, 2010 and 2014, taking them as an expression of the conception of Education defended by the Political Society. Correlating the primary sources and adding them to a current theoretical framework on the EJA we were able to identify four conceptions: "Education as a market/product", "Lifelong education", "Education for diversity" and “Class Education”. From this identification, the research proposes a critical analysis for what is beyond the appearance of each one of them165 f.Ventura, Jaqueline PereiraRummert, Sonia MariaFrigotto, GaudêncioLamosa, RodrigoLombardo, Bruna Nascimento Silva2020-10-29T12:18:11Z2020-10-29T12:18:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOMBARDO, Bruna Nascimento Silva. Educação de jovens e adultos no século XXI: concepções em disputa para a formação do trabalhador brasileiro no período de 2003 a 2014. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15566http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T01:07:25Zoai:app.uff.br:1/15566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T01:07:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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