Um suporte de acessibilidade: um guia orientador na educação profissional tecnológica do IFRJ

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Dias, Kátia Arruda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30343
Resumo: Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Escola de Inclusão e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.
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A pesquisa se debruçou em identificar e analisar as concepções dos Gestores de ensino sobre a inclusão de alunos público da Educação Especial na Educação Profissional do IFRJ, e identificar as potencialidades e as limitações apontadas pelos Gestores de ensino e Coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs), nos atendimentos aos alunos público da Educação Especial. Metodologicamente, a coleta de dados foi realizada utilizando como base a pesquisa participante com abordagens qualitativa e quantitativa. Como instrumentos para coleta de dados, utilizamos levantamento bibliográfico, análise de acervo documental, entrevistas semiestruturadas com vinte Gestores do ensino e questionário com perguntas abertas e fechadas respondidas por quinze Coordenadores de NAPNEs. Para análise dos dados empregamos o método de análise do conteúdo proposto por Bardin e os resultados da pesquisa mostraram que os NAPNEs do IFRJ se revelaram com um grande potencial de atuação com o público da Educação Especial, articulando e promovendo ações inclusivas cotidianas em seus campi, mesmo não existindo uma política institucional inclusiva no IFRJ, e com a ausência de uma infraestrutura mínima necessária para desenvolverem suas ações. E, que em virtude da expansão da Rede Federal e dos dispositivos legais sobre a reserva de vagas, identificamos um crescimento do número de alunos com deficiência e necessidades específicas, na ordem de 913%, com delineamentos e dimensões importantes em termos de atendimento nos Núcleos dos IFs. Nas indicações das limitações do trabalho dos Núcleos, as respostas dos Gestores foram as mesmas apontadas pelos Coordenadores dos NAPNEs, sobre a não existência de infraestrutura, de mão de obra especializada, de formação docente, de equipamentos, de acessibilidade e de investimentos. Os resultados evidenciaram a realidade institucional dos NAPNES, que trabalham de forma solitária e necessitam de apoio da Reitoria. Outro aspecto ressaltado foi a inexistência de articulação entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA), a Coordenação Geral de Diversidades (COGED) e os NAPNEs. Tal desarticulação gera impactos negativos que recaem sobre os NAPNEs. Além disso, é imprescindível que haja uma capilarização entre essas instancias, e que haja uma Política de Inclusão Institucional transversalizadora no IFRJ. Concluímos que a Instituição precisa estar adequada aos documentos normativos legais existentes e alicerçada em práticas educativas inclusivas, sustentadas em uma política inclusiva contemplando a diversidade sócio-humana. Dessa forma, a produção do Guia Orientador poderá possibilitar aos sujeitos participantes da pesquisa e aos leitores, outras reflexões em torno das ações e das possibilidades por novos caminhos para a superação da exclusãoThe present work dialogued with Special and Inclusive Education and Professional Education and aimed to contribute to the debate on the inclusion of students targeting Special Education in Professional Education based on the elaboration of an Advisor Guide with information and subsidies for the promote improvements in the conditions of access, permanence and success of public students of Special Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). The research focused on identifying and analyzing the conceptions of teaching managers about the inclusion of public students from Special Education in Professional Education at IFRJ, and identifying the potentials and limitations pointed out by teaching managers, and coordinators of the Service Centers for People with Specific Disabilities Needs (NAPNEs), in attendance to students of Special Education. Methodologically, data collection was performed using participatory research as a basis with qualitative and quantitative approaches. As instruments for data collection, we used a bibliographic survey, analysis of documentary collections, semi-structured interviews with twenty teaching managers and a questionnaire with open and closed questions answered by fifteen NAPNEs coordinators. For data analysis we used the content analysis method proposed by Bardin and the results of the research showed that the IFRJ NAPNEs revealed themselves with a great potential to act with the Special Education public, articulating and promoting inclusive daily actions on their campuses, even though there is no inclusive institutional policy in the IFRJ, and with the absence of the minimum infrastructure necessary to develop their actions. Also, due to the expansion of the Federal Network and the legal provisions on the reservation of vacancies, we identified an increase in the number of students with disabilities and specific needs, in the order of 913%, with delineations and important dimensions in terms of attendance at the Centers of the IFs. In the indications of the limitations of the Service Center’s work, the managers' responses were the same as those indicated by the coordinators of the NAPNEs, regarding the lack of infrastructure, specialized labor, teacher training, equipment, accessibility and investments. The results showed the institutional reality of the NAPNES, who work alone and need support from the Rectory. Another aspect highlighted was the lack of articulation between the Dean of Extension (PROEX), the Director of Diversities and Affirmative Actions (DiDAA), the General Coordination of Diversities (COGED) and the NAPNEs. Such disarticulation has negative impacts on NAPNEs. In addition, it is essential that there is a capillarization between these instances, and that there is a transversal Institutional Inclusion Policy in the IFRJ. We conclude that the institution needs to be adequate to the existing legal normative documents and based on inclusive educational practices, supported by an inclusive policy contemplating socio-human diversity. In this way, the creation of the Advisor Guide may enable the subjects participating in the research and the readers, to further reflect on the actions and possibilities for new ways to overcome exclusion.415 f.Fernandes, Edicléa MascarenhasSalgado, Patricia Teles AlvaroOrrico, Helio FerreiraLacerda, Thiago CorreaPaulon, Alessandra CiambarellaMeireles, Rosana Maria do Prado LuzDias, Kátia Arruda2023-09-14T15:01:44Z2023-09-14T15:01:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Kátia Arruda. Um suporte de acessibilidade: um guia orientador na educação profissional tecnológica do IFRJ. 2020. 415 f. 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