Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Nascimento, Denise de Araújo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Fluminense
Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3956
Resumo: A presente investigação tem por objetivo propor um modelo de avaliação para o Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica de uma instituição pública da Rede Federal de Educação Básica, com a contribuição das famílias. O setor tem como uma de suas funções a de ser o interlocutor entre a escola e os responsáveis dos alunos, sendo importante, portanto, que sejam diagnosticados aspectos que venham a contribuir com o aprimoramento desse atendimento. A pesquisa foi realizada em um dos 14 Campi da instituição localizada em um bairro da Zona Sul de uma das principais capitais brasileiras. Para alcance dos objetivos foi realizado a aplicação de um questionário com perguntas fechadas e uma pesquisa documental no Campus e na Reitoria da Instituição. O questionário foi aplicado em uma amostra constituída por responsáveis de alunos do 5º ano/2016 do Ensino Fundamental. Como principais resultados positivos apontados estão a Comunicação, a Cortesia e a Presteza no atendimento. Como pontos negativos foram indicados a Facilidade de Acesso e a Interferência de Sons Externos no local de atendimento. Com este trabalho pretende-se aperfeiçoar a avaliação dos setores da organização escolar assim como os estudos acerca da relação dos stakeholders com a instituição educacional.
id UFF-2_47145a426c0057f96367e88022e8a09c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3956
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famíliasQualidade da educação básicaRelação família-escolaQualidade de atendimentoTeoria dos stakeholdersAvaliação educacionalEducação básicaQuality basic educationRelationship family-schoolCustomers serviceTheory of stakeholdersA presente investigação tem por objetivo propor um modelo de avaliação para o Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica de uma instituição pública da Rede Federal de Educação Básica, com a contribuição das famílias. O setor tem como uma de suas funções a de ser o interlocutor entre a escola e os responsáveis dos alunos, sendo importante, portanto, que sejam diagnosticados aspectos que venham a contribuir com o aprimoramento desse atendimento. A pesquisa foi realizada em um dos 14 Campi da instituição localizada em um bairro da Zona Sul de uma das principais capitais brasileiras. Para alcance dos objetivos foi realizado a aplicação de um questionário com perguntas fechadas e uma pesquisa documental no Campus e na Reitoria da Instituição. O questionário foi aplicado em uma amostra constituída por responsáveis de alunos do 5º ano/2016 do Ensino Fundamental. Como principais resultados positivos apontados estão a Comunicação, a Cortesia e a Presteza no atendimento. Como pontos negativos foram indicados a Facilidade de Acesso e a Interferência de Sons Externos no local de atendimento. Com este trabalho pretende-se aperfeiçoar a avaliação dos setores da organização escolar assim como os estudos acerca da relação dos stakeholders com a instituição educacional.This research aims to propose an evaluation model for the Sector Supervision and Teaching Orientation of a public institution of the Federal Network of Elementary Education, with the contribution of families. The sector has as one of its functions to be the interlocutor between the school and the legally responsible for the students, it is important therefore to diagnosed aspects that will contribute to the improvement of this service. The survey was conducted in one of the 14 campus of the institution located in a neighborhood of the South Zone one of the main Brazilian capitals. To achieve the objectives was conducted applying a questionnaire with closed questions and documentary research on Campus and Dean of the institution. The questionnaire was applied to a sample of students in charge of the 5th grade / 2016 Elementary School. The main positive evaluation results presented are the communication, the courtesy and promptness in attendance. The negatively evaluated points were the Ease of Access and Interference of External Sound on-site service. This work is intended to improve the evaluation of the sectors of school organization as well as studies of the relationship of stakeholders with the educational institution.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Stella Regina Reis daSalles, Denise Medeiros RibeiroMachado Junior, Hélio FernandesNascimento, Denise de Araújo2017-07-05T17:02:01Z2017-07-05T17:02:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3956Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:07Zoai:app.uff.br:1/3956Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
title Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
spellingShingle Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
Nascimento, Denise de Araújo
Qualidade da educação básica
Relação família-escola
Qualidade de atendimento
Teoria dos stakeholders
Avaliação educacional
Educação básica
Quality basic education
Relationship family-school
Customers service
Theory of stakeholders
title_short Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
title_full Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
title_fullStr Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
title_full_unstemmed Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
title_sort Avaliação do setor de supervisão e orientação pedagógica: contribuições para um modelo utilizando a visão das famílias
author Nascimento, Denise de Araújo
author_facet Nascimento, Denise de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Stella Regina Reis da
Salles, Denise Medeiros Ribeiro
Machado Junior, Hélio Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Denise de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação básica
Relação família-escola
Qualidade de atendimento
Teoria dos stakeholders
Avaliação educacional
Educação básica
Quality basic education
Relationship family-school
Customers service
Theory of stakeholders
topic Qualidade da educação básica
Relação família-escola
Qualidade de atendimento
Teoria dos stakeholders
Avaliação educacional
Educação básica
Quality basic education
Relationship family-school
Customers service
Theory of stakeholders
description A presente investigação tem por objetivo propor um modelo de avaliação para o Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica de uma instituição pública da Rede Federal de Educação Básica, com a contribuição das famílias. O setor tem como uma de suas funções a de ser o interlocutor entre a escola e os responsáveis dos alunos, sendo importante, portanto, que sejam diagnosticados aspectos que venham a contribuir com o aprimoramento desse atendimento. A pesquisa foi realizada em um dos 14 Campi da instituição localizada em um bairro da Zona Sul de uma das principais capitais brasileiras. Para alcance dos objetivos foi realizado a aplicação de um questionário com perguntas fechadas e uma pesquisa documental no Campus e na Reitoria da Instituição. O questionário foi aplicado em uma amostra constituída por responsáveis de alunos do 5º ano/2016 do Ensino Fundamental. Como principais resultados positivos apontados estão a Comunicação, a Cortesia e a Presteza no atendimento. Como pontos negativos foram indicados a Facilidade de Acesso e a Interferência de Sons Externos no local de atendimento. Com este trabalho pretende-se aperfeiçoar a avaliação dos setores da organização escolar assim como os estudos acerca da relação dos stakeholders com a instituição educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-05T17:02:01Z
2017-07-05T17:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3956
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3956
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038099344130048