A Base Nacional Comum Curricular de matemática, cartografias: do processo de criação ao contexto de prática nos anos finais do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2023 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27649 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta considerações acerca do processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental, documento homologado em dezembro de 2017. O trabalho consistiu em cartografar o processo de elaboração da BNCC até os primeiros movimentos de chegada nos contextos escolares, onde se dará a reconstrução curricular. A escolha de uma metodologia qualitativa com viés cartográfico está vinculada a um processo ainda em andamento que envolve mudanças, adaptações, rupturas e incertezas. Os dados da pesquisa são trechos do documento, posicionamentos de autores e entidades ligadas ao estudo do currículo e do componente curricular Matemática, com destaque também para as vozes de professores regentes de uma rede municipal. No referencial teórico foram adotados termos da genealogia do poder de Michel Foucault, que nesse estudo, correlacionam as reformas curriculares ao contexto do neoliberalismo. A dissertação foi estruturada no formato multipaper compondo se de três capítulos, que abordaram sobre a criação da BNCC recorrendo às leis e às políticas públicas que acompanharam as principais mudanças impostas pelo neoliberalismo em vários países e no Brasil desde os anos 1990, ações propostas pelo MEC e o papel das entidades empresariais no processo de reestruturação curricular nas escolas, com destaque também para o trabalho voltado para o desenvolvimento de competências em detrimento de conteúdos, bem como na preocupação em atingir metas por meio de avaliações externas. Foram estudadas algumas das mudanças da prescrição em relação aos conteúdos de Matemática com a inserção das vozes de quatro professores de uma rede municipal. São propostos também caminhos para o exercício da autonomia do professor através do conceito de insubordinação criativa, proposto por D’Ambrosio e Lopes, que configuram-se como uma possibilidade de autonomia a ser exercida tanto no currículo quanto na prática da sala de aula. A partir do estudo, evidenciamos pistas de que as reformas curriculares, em especial a BNCC, embora seja uma prescrição orientadora, podem estar envoltos em interesses alheios ao meio educacional, atribuindo papeis determinados a professor e aluno, desconsiderando o protagonismo docente num processo de subjetivação. Como alternativa para o desenvolvimento de competências em detrimento da aprendizagem de objetos de conhecimento, emergem nessa relação de poder possíveis caminhos para o exercício da autonomia docente através da prática da insubordinação criativa, que tem a possibilidade de ser exercida tanto na construção do currículo quanto na prática da sala de aula. |
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A Base Nacional Comum Curricular de matemática, cartografias: do processo de criação ao contexto de prática nos anos finais do ensino fundamentalCurrículoDispositivoBNCCAnos Finais do Ensino FundamentalEducação MatemáticaEnsinoCurricular ReformDeviceMathematics NCCBFinal Years of Elementary SchoolMathematical EducationA presente dissertação apresenta considerações acerca do processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental, documento homologado em dezembro de 2017. O trabalho consistiu em cartografar o processo de elaboração da BNCC até os primeiros movimentos de chegada nos contextos escolares, onde se dará a reconstrução curricular. A escolha de uma metodologia qualitativa com viés cartográfico está vinculada a um processo ainda em andamento que envolve mudanças, adaptações, rupturas e incertezas. Os dados da pesquisa são trechos do documento, posicionamentos de autores e entidades ligadas ao estudo do currículo e do componente curricular Matemática, com destaque também para as vozes de professores regentes de uma rede municipal. No referencial teórico foram adotados termos da genealogia do poder de Michel Foucault, que nesse estudo, correlacionam as reformas curriculares ao contexto do neoliberalismo. A dissertação foi estruturada no formato multipaper compondo se de três capítulos, que abordaram sobre a criação da BNCC recorrendo às leis e às políticas públicas que acompanharam as principais mudanças impostas pelo neoliberalismo em vários países e no Brasil desde os anos 1990, ações propostas pelo MEC e o papel das entidades empresariais no processo de reestruturação curricular nas escolas, com destaque também para o trabalho voltado para o desenvolvimento de competências em detrimento de conteúdos, bem como na preocupação em atingir metas por meio de avaliações externas. Foram estudadas algumas das mudanças da prescrição em relação aos conteúdos de Matemática com a inserção das vozes de quatro professores de uma rede municipal. São propostos também caminhos para o exercício da autonomia do professor através do conceito de insubordinação criativa, proposto por D’Ambrosio e Lopes, que configuram-se como uma possibilidade de autonomia a ser exercida tanto no currículo quanto na prática da sala de aula. A partir do estudo, evidenciamos pistas de que as reformas curriculares, em especial a BNCC, embora seja uma prescrição orientadora, podem estar envoltos em interesses alheios ao meio educacional, atribuindo papeis determinados a professor e aluno, desconsiderando o protagonismo docente num processo de subjetivação. Como alternativa para o desenvolvimento de competências em detrimento da aprendizagem de objetos de conhecimento, emergem nessa relação de poder possíveis caminhos para o exercício da autonomia docente através da prática da insubordinação criativa, que tem a possibilidade de ser exercida tanto na construção do currículo quanto na prática da sala de aula.The present dissertation presents considerations about the process of elaboration and implementation of the National Curricular Common Base (NCCB) for the Final Years of Elementary Education, a document approved in December 2017. The work consisted of mapping the process of elaboration of the NCCB until the first movements of arrival in school contexts, where curriculum reconstruction will take place. The choice of a qualitative methodology with a cartographic bias is linked to a process that is still ongoing and involves changes, adaptations, ruptures and uncertainties. The research data are excerpts from the document, positions of authors and entities linked to the study of the curriculum and the Mathematics curricular component, with emphasis also on the voices of teachers conducting a municipal network. In the theoretical framework, terms of Michel Foucault's genealogy of power were adopted, which in this study correlate curricular reforms to the context of neoliberalism. The dissertation was structured in a multipaper format consisting of three chapters, which addressed the creation of the NCCB using the laws and public policies that accompanied the main changes imposed by neoliberalism in several countries and in Brazil since the 1990s, actions proposed by MSE and the role of business entities in the curriculum restructuring process in schools, with an emphasis also on work aimed at developing skills at the expense of content, as well as the concern with achieving goals through external evaluations. Some of the changes in prescription in relation to the contents of Mathematics were studied with the insertion of the voices of four teachers from a municipal network, ways are also proposed for the exercise of teacher autonomy through the concept of creative insubordination, proposed by Ambrosio and Lopes, which is configured as a possibility of autonomy to be exercised both in the curriculum and in the classroom practice. From the study, we found evidence that curricular reforms, especially NCCB, although it is a guiding prescription, may be involved in interests outside the educational environment, assigning determined roles to teacher and student, disregarding the teaching role in a process of subjectification. As an alternative for the development of competences to the detriment of learning objects of knowledge, in this relationship of power, possible paths for the exercise of teaching autonomy emerge through the practice of creative insubordination, which has the possibility of being exercised both in the construction of the curriculum and in classroom practice.101 f.Dias, Marcelo de OliveiraRodrigues, Maria Goretti AndradeInsfran, Fernanda Fochi NogueiraPinto, Gisela Maria da FonsecaPereira, Valmíria Barcellos2023-01-20T14:03:13Z2023-01-20T14:03:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27649CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T14:03:17Zoai:app.uff.br:1/27649Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-20T14:03:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente dissertação apresenta considerações acerca do processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental, documento homologado em dezembro de 2017. O trabalho consistiu em cartografar o processo de elaboração da BNCC até os primeiros movimentos de chegada nos contextos escolares, onde se dará a reconstrução curricular. A escolha de uma metodologia qualitativa com viés cartográfico está vinculada a um processo ainda em andamento que envolve mudanças, adaptações, rupturas e incertezas. Os dados da pesquisa são trechos do documento, posicionamentos de autores e entidades ligadas ao estudo do currículo e do componente curricular Matemática, com destaque também para as vozes de professores regentes de uma rede municipal. No referencial teórico foram adotados termos da genealogia do poder de Michel Foucault, que nesse estudo, correlacionam as reformas curriculares ao contexto do neoliberalismo. A dissertação foi estruturada no formato multipaper compondo se de três capítulos, que abordaram sobre a criação da BNCC recorrendo às leis e às políticas públicas que acompanharam as principais mudanças impostas pelo neoliberalismo em vários países e no Brasil desde os anos 1990, ações propostas pelo MEC e o papel das entidades empresariais no processo de reestruturação curricular nas escolas, com destaque também para o trabalho voltado para o desenvolvimento de competências em detrimento de conteúdos, bem como na preocupação em atingir metas por meio de avaliações externas. Foram estudadas algumas das mudanças da prescrição em relação aos conteúdos de Matemática com a inserção das vozes de quatro professores de uma rede municipal. São propostos também caminhos para o exercício da autonomia do professor através do conceito de insubordinação criativa, proposto por D’Ambrosio e Lopes, que configuram-se como uma possibilidade de autonomia a ser exercida tanto no currículo quanto na prática da sala de aula. A partir do estudo, evidenciamos pistas de que as reformas curriculares, em especial a BNCC, embora seja uma prescrição orientadora, podem estar envoltos em interesses alheios ao meio educacional, atribuindo papeis determinados a professor e aluno, desconsiderando o protagonismo docente num processo de subjetivação. Como alternativa para o desenvolvimento de competências em detrimento da aprendizagem de objetos de conhecimento, emergem nessa relação de poder possíveis caminhos para o exercício da autonomia docente através da prática da insubordinação criativa, que tem a possibilidade de ser exercida tanto na construção do currículo quanto na prática da sala de aula. |
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