Entre a espetacularização urbana e as vivências nos espaços públicos: descortinando coletivos culturais na zona portuária do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Passos, Flora D’el Rei Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23863
Resumo: Refletir sobre a urbanidade no mundo contemporâneo implica em reconhecer a relação tensa entre o espaço concebido, idealizado e imposto pelos arquitetos e urbanistas e o espaço vivido, lugar do encontro, das relações sociais cotidianas e das apropriações culturais na cidade. Frente ao modelo de “cidade-espetáculo” que, de forma recorrente, relaciona a cultura à concepção de grandes projetos de entretenimento voltados para o turismo e o consumo, este trabalho busca descortinar as múltiplas identidades territoriais, expressões culturais e corporais presentes nos espaços públicos da Zona Portuária do Rio de Janeiro, que re- significam a paisagem urbana. Investiga-se como se redefinem os campos de gravitação da experiência urbana, relacionada aos coletivos culturais, frente às ações de “valorização cultural” do atual projeto de “revitalização” urbana – Porto Maravilha – e como eles se (in)corporam os espaços públicos criando assim outras ideias ou projetos de cidade. Primeiramente, é proposto um diálogo entre autores que tratam da cultura e do território, mostrando desde experiências internacionais de construção de cenários espetacularizados em frentes marítimas, até reflexões sobre possíveis “desvios” que encontram no espaço público o lugar do dissenso e das manifestações culturais de troca social na cidade. Em seguida é feito um breve traçado evolutivo urbano-cultural da Zona Portuária que indica o vínculo das manifestações culturais com o território e uma breve análise do atual projeto Porto Maravilha, especialmente, suas propostas de “valorização cultural”, que tem como âncora a construção do Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Por fim, a partir de entrevistas e de um breve exercício etnográfico busca-se desvendar as tensões surgidas, atualmente, entre diferentes ideias de cidade, de grupos sociais distintos. Os principais coletivos culturais da área de estudo são identificados e mapeados e em seguida busca-se reconhecer como sujeitos representativos desses coletivos se posicionam frente ao atual projeto de “revitalização” para a Zona Portuária e como se apropriam dos espaços públicos recriando constantemente identidades territoriais. Assim, procuramos contribuir para o debate acerca da participação e inclusão no planejamento das cidades e do reconhecimento da troca social, diversidade e conflito na transformação do meio urbano. Estuda-se a cultura como campo de resignificação do espaço urbano e de debate sobre direitos, como o direito à cidade, pensada de forma democrática, coletiva e horizontal.
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Frente ao modelo de “cidade-espetáculo” que, de forma recorrente, relaciona a cultura à concepção de grandes projetos de entretenimento voltados para o turismo e o consumo, este trabalho busca descortinar as múltiplas identidades territoriais, expressões culturais e corporais presentes nos espaços públicos da Zona Portuária do Rio de Janeiro, que re- significam a paisagem urbana. Investiga-se como se redefinem os campos de gravitação da experiência urbana, relacionada aos coletivos culturais, frente às ações de “valorização cultural” do atual projeto de “revitalização” urbana – Porto Maravilha – e como eles se (in)corporam os espaços públicos criando assim outras ideias ou projetos de cidade. Primeiramente, é proposto um diálogo entre autores que tratam da cultura e do território, mostrando desde experiências internacionais de construção de cenários espetacularizados em frentes marítimas, até reflexões sobre possíveis “desvios” que encontram no espaço público o lugar do dissenso e das manifestações culturais de troca social na cidade. Em seguida é feito um breve traçado evolutivo urbano-cultural da Zona Portuária que indica o vínculo das manifestações culturais com o território e uma breve análise do atual projeto Porto Maravilha, especialmente, suas propostas de “valorização cultural”, que tem como âncora a construção do Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Por fim, a partir de entrevistas e de um breve exercício etnográfico busca-se desvendar as tensões surgidas, atualmente, entre diferentes ideias de cidade, de grupos sociais distintos. Os principais coletivos culturais da área de estudo são identificados e mapeados e em seguida busca-se reconhecer como sujeitos representativos desses coletivos se posicionam frente ao atual projeto de “revitalização” para a Zona Portuária e como se apropriam dos espaços públicos recriando constantemente identidades territoriais. Assim, procuramos contribuir para o debate acerca da participação e inclusão no planejamento das cidades e do reconhecimento da troca social, diversidade e conflito na transformação do meio urbano. Estuda-se a cultura como campo de resignificação do espaço urbano e de debate sobre direitos, como o direito à cidade, pensada de forma democrática, coletiva e horizontal.Current reflections on urbanity in the contemporary world require recognizing the tensions between designed spaces, as conceived and imposed by urban planners and architects, and social spaces, the scene of bottom-up cultural appropriation in the city. In contrast to a “spectacle city”- equating culture with the construction of large entertainment projects for tourism and consumption - this thesis aims to uncover the multiple territorial identities and cultural expressions in public spaces near the waterfront of Rio de Janeiro, Brazil, that re-frame the urban landscape. This research investigates the redefinition of urban experience related to cultural groups, as compared to the “cultural actions” of the current renovation project – Porto Maravilha – and how they (in)corporate public spaces creating other projects or ideas about city. First, a dialogue is proposed between writers studying culture and territory; from the international experiences of building spectacular scenarios, to the reflections about “deviations” that find places for dissent and cultural manifestations of social exchange in the public spaces of the city. Then a brief urban/cultural history of the port area is outlined, indicating the connection of cultural manifestations with territory. The current renovation project Porto Maravilha is analyzed, especially, its proposals for “cultural valorization”, as the construction of the Museu do Amanhã, designed by the Spanish architect Santiago Calatrava. Finally, drawing on interviews and a brief ethnographic exercise, this research seeks to uncover the current tensions that have arisen from conflicting “ideas about city” amongst different social groups. The main cultural collectives of the study area are indicated and mapped, the opinions of representatives about the renovation project is investigated as well as the ways they use public spaces recreating constantly territorial identities. This research aims to contribute to the debate of participation and inclusion in urban planning, while recognizing the significance of social exchange, diversity and conflict in the urban transformations. Culture is studied as a mechanism that produces meanings, and discussions about rights, like the “right to the city” in democratic, collective and horizontal ways.155 f.NiteróiGarcía, Fernanda Ester SánchezPassos, Flora D’el Rei Lopes2021-12-09T18:52:07Z2021-12-09T18:52:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23863Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T18:52:07Zoai:app.uff.br:1/23863Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T18:52:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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