Pobreza, desigualdades e projetos sociais esportivos dirigidos a crianças e adolescentes: estudo de uma experiência no município de São Gonçalo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cunha, Thayane Santos Crespo da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23530
Resumo: Considerando o avanço do surgimento de Projetos Sociais Esportivos esse trabalho se debruçou em contribuir para a reflexão acerca dos fenômenos da pobreza e da desigualdade social, que desde o contexto do agravamento das manifestações da questão social no mundo contemporâneo vem afetando diretamente o segmento da infância e adolescência. No âmbito das políticas sociais se torna um desafio a oferta de ações direcionadas a esse público-alvo. No entanto, em relação a política de assistência social brasileira, a atuação de novos organismos com ações direcionadas a este segmento demarca certas contribuições no combate aos impactos da exclusão social. É neste processo que as atuações de Projetos Sociais Esportivos desenvolvem atividades orientadas sob o lema de combate à pobreza e desigualdade social. Neste trabalho, procuramos, também refletir esse campo, a partir da contribuição do esporte enquanto fenômeno social traduzido no campo das políticas públicas. A pesquisa qualitativa e exploratória partiu de um estudo empírico de uma instituição localizada em um bairro periférico no município de São Gonçalo e contou com entrevistas semiestruturadas com gestores implementadores, professores, adolescentes e responsáveis. O Projeto Social Esportivo em destaque foi implementado através da Lei de Incentivo ao Esporte, fato que garante certas especificidades e indagações. Os principais questionamentos do trabalho foram direcionar as percepções acerca dos significados de inclusão social de crianças e adolescentes, acesso e permanência, esporte como direito social desse segmento e desenvolvimento do Projeto Social Esportivo estudado. É necessário, portanto, reforçar o acesso ao esporte enquanto direito social de crianças e adolescentes, sobretudo no combate às desigualdades.
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No entanto, em relação a política de assistência social brasileira, a atuação de novos organismos com ações direcionadas a este segmento demarca certas contribuições no combate aos impactos da exclusão social. É neste processo que as atuações de Projetos Sociais Esportivos desenvolvem atividades orientadas sob o lema de combate à pobreza e desigualdade social. Neste trabalho, procuramos, também refletir esse campo, a partir da contribuição do esporte enquanto fenômeno social traduzido no campo das políticas públicas. A pesquisa qualitativa e exploratória partiu de um estudo empírico de uma instituição localizada em um bairro periférico no município de São Gonçalo e contou com entrevistas semiestruturadas com gestores implementadores, professores, adolescentes e responsáveis. O Projeto Social Esportivo em destaque foi implementado através da Lei de Incentivo ao Esporte, fato que garante certas especificidades e indagações. Os principais questionamentos do trabalho foram direcionar as percepções acerca dos significados de inclusão social de crianças e adolescentes, acesso e permanência, esporte como direito social desse segmento e desenvolvimento do Projeto Social Esportivo estudado. É necessário, portanto, reforçar o acesso ao esporte enquanto direito social de crianças e adolescentes, sobretudo no combate às desigualdades.Considering the progress of the emergence of Sports Social Projects, this work has focused on contributing to the reflection on the phenomena of poverty and social inequality, which from the context of the worsening manifestations of the social question in the contemporary world has been directly affecting the segment of childhood and adolescence. Within the scope of social policies, it is a challenge to offer actions aimed at this target audience. However, in relation to the Brazilian social assistance policy, the performance of new organizations with actions directed to this segment demarcates certain contributions in the fight against the impacts of social exclusion. It is in this process that the activities of Sports Social Projects develop activities oriented under the slogan of combating poverty and social inequality. In this work, we also seek to reflect this field, based on the contribution of sport as a social phenomenon translated into the field of public policies. The qualitative and exploratory research was based on an empirical study of an institution located in a peripheral district in the municipality of São Gonçalo and counted on semi-structured interviews with implementing managers, teachers, adolescents and responsible persons. The Social Sports Project in particular was implemented through the Sports Incentive Law, a fact that guarantees certain specificities and inquiries. The main questioning of the work was to direct the perceptions about the meanings of social inclusion of children and adolescents, access and permanence, sport as social right of this segment and implementation of the Social Sports Project studied. It is therefore necessary to strengthen access to sport as a social right of children and adolescents, especially in combating inequalities.108f.NiteróiSenna, Mônica de Castro MaiaBrandão, André Augusto PereiraPaiva, Ariane Rego deFonseca, TatianaCunha, Thayane Santos Crespo da2021-10-13T13:43:00Z2021-10-13T13:43:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Thayane Santos Crespo da. Pobreza, desigualdades e projetos sociais esportivos dirigidos a crianças e adolescentes: estudo de uma experiência no município de São Gonçalo. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23530Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T13:43:00Zoai:app.uff.br:1/23530Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-13T13:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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