REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233
Resumo: This work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguished
id UFF-2_52c0f195ff28ac717f8c58c7addb5c00
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21233
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTOEducaçãoGestão Estratégica do ConhecimentoCompetênciasInstituições de Ensino SuperiorEra do ConhecimentoEducationStrategically Management of the KnowledgeAbilitiesInstitutions of Superior EducationWas of the KnowledgeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThis work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguishedUniversidade Federal FluminenseEste trabalho apresenta uma reflexão desenvolvida na investigação da contribuição da Gestão de Conhecimento para reestruturação do comportamento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das IES. Trata-se de um estudo eminentemente teórico sobre o tema, com o objetivo de oferecer algumas pistas que enriqueçam o debate sobre os caminhos a serem seguidos na educação neste novo século. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas remetem-nos a novos paradigmas educacionais nas Instituições de Ensino Superior. Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema apresentado, o procedimento de investigação integrou a análise teórica à análise da realidade atual. O trabalho trata de como a sociedade vem se desenvolvendo desde a revolução industrial, ressaltando os paradigmas da época e sua influência no processo de gestão educacional, até a revolução da chamada Era do Conhecimento , a emersão de um novo paradigma e suas concepções. Destacam-se as competências do indivíduo nesse novo contexto, a busca da identidade individual e social numa sociedade em movimento constante, a reestruturação dos espaços de aprendizagem nas IES em conjunto com as inovações tecnológicas e com uma visão holística do mundo e do indivíduo em suas relaçõesPrograma de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalZotes, Luis PerezCPF:65524873122Gutierrez, Ruben HuamanchumoCPF:87745796322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=nullSilva Neto, Romeu eCPF:11144433322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=nullMartorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro2021-03-10T20:52:21Z2007-06-252021-03-10T20:52:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21233porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:52:21Zoai:app.uff.br:1/21233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:52:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
title REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
spellingShingle REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro
Educação
Gestão Estratégica do Conhecimento
Competências
Instituições de Ensino Superior
Era do Conhecimento
Education
Strategically Management of the Knowledge
Abilities
Institutions of Superior Education
Was of the Knowledge
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
title_full REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
title_fullStr REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
title_sort REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
author Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro
author_facet Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zotes, Luis Perez
CPF:65524873122
Gutierrez, Ruben Huamanchumo
CPF:87745796322
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null
Silva Neto, Romeu e
CPF:11144433322
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=null
dc.contributor.author.fl_str_mv Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão Estratégica do Conhecimento
Competências
Instituições de Ensino Superior
Era do Conhecimento
Education
Strategically Management of the Knowledge
Abilities
Institutions of Superior Education
Was of the Knowledge
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Educação
Gestão Estratégica do Conhecimento
Competências
Instituições de Ensino Superior
Era do Conhecimento
Education
Strategically Management of the Knowledge
Abilities
Institutions of Superior Education
Was of the Knowledge
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguished
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-25
2021-03-10T20:52:21Z
2021-03-10T20:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135810245394432