REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233 |
Resumo: | This work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguished |
id |
UFF-2_52c0f195ff28ac717f8c58c7addb5c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21233 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTOEducaçãoGestão Estratégica do ConhecimentoCompetênciasInstituições de Ensino SuperiorEra do ConhecimentoEducationStrategically Management of the KnowledgeAbilitiesInstitutions of Superior EducationWas of the KnowledgeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThis work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguishedUniversidade Federal FluminenseEste trabalho apresenta uma reflexão desenvolvida na investigação da contribuição da Gestão de Conhecimento para reestruturação do comportamento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das IES. Trata-se de um estudo eminentemente teórico sobre o tema, com o objetivo de oferecer algumas pistas que enriqueçam o debate sobre os caminhos a serem seguidos na educação neste novo século. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas remetem-nos a novos paradigmas educacionais nas Instituições de Ensino Superior. Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema apresentado, o procedimento de investigação integrou a análise teórica à análise da realidade atual. O trabalho trata de como a sociedade vem se desenvolvendo desde a revolução industrial, ressaltando os paradigmas da época e sua influência no processo de gestão educacional, até a revolução da chamada Era do Conhecimento , a emersão de um novo paradigma e suas concepções. Destacam-se as competências do indivíduo nesse novo contexto, a busca da identidade individual e social numa sociedade em movimento constante, a reestruturação dos espaços de aprendizagem nas IES em conjunto com as inovações tecnológicas e com uma visão holística do mundo e do indivíduo em suas relaçõesPrograma de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalZotes, Luis PerezCPF:65524873122Gutierrez, Ruben HuamanchumoCPF:87745796322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=nullSilva Neto, Romeu eCPF:11144433322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=nullMartorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro2021-03-10T20:52:21Z2007-06-252021-03-10T20:52:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21233porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:52:21Zoai:app.uff.br:1/21233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:52:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
title |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro Educação Gestão Estratégica do Conhecimento Competências Instituições de Ensino Superior Era do Conhecimento Education Strategically Management of the Knowledge Abilities Institutions of Superior Education Was of the Knowledge CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
title_full |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
title_sort |
REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO |
author |
Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro |
author_facet |
Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zotes, Luis Perez CPF:65524873122 Gutierrez, Ruben Huamanchumo CPF:87745796322 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null Silva Neto, Romeu e CPF:11144433322 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=null |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestão Estratégica do Conhecimento Competências Instituições de Ensino Superior Era do Conhecimento Education Strategically Management of the Knowledge Abilities Institutions of Superior Education Was of the Knowledge CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
Educação Gestão Estratégica do Conhecimento Competências Instituições de Ensino Superior Era do Conhecimento Education Strategically Management of the Knowledge Abilities Institutions of Superior Education Was of the Knowledge CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
This work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguished |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-25 2021-03-10T20:52:21Z 2021-03-10T20:52:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135810245394432 |