O binômio porto-ferrovia: o ecoamento da produção cacaueira no Sul da Bahia (1920-1947)
Ano de defesa: | 2018 |
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Niterói
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Resumo: | O objeto desta pesquisa é o processo de escoamento da produção de cacau a partir do binômio porto-ferrovia, pois é a partir dele que se pode identificar de modo mais consistente o processo de desenvolvimento econômico regional em suas contradições, permanências e transformações, evidenciando potencialidades e entraves. Discutir este binômio implicou na investigação do conceito de região, do transporte e escoamento de mercadorias, com ênfase no cacau, produto que representava e justificava investimentos capazes de dinamizar a economia e os interesses de uma sociedade emergente no sul da Bahia. E teve como escopo analisar os modelos de desenvolvimento a partir do binômio Porto de Ilhéus-Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista entre 1920 e 1947 no sul da Bahia. Este período está delimitado pela formação do binômio na década de 1920, quando o Porto de Ilhéus se transforma de porto natural em um porto capitalista e se estende até a deflagração do processo de encampação da Estrada de Ferro Ilhéus a Conquista, quando ele se desfaz, evidenciando a ascensão do modelo econômico do nacional desenvolvimento ao modelo liberal. A redação da tese se desenvolve em três capítulos, o primeiro dedicado ao delineamento da historicidade das estratégias de escoamento da produção da região e especificamente do cacau; os sujeitos e suas relações com a lavoura cacaueira tendo como ângulo principal de análise as relações estabelecidas entre o comércio, comerciantes, em diversos níveis do mercado e os produtores; bem como da trajetória do Porto de Ilhéus e conflitos com o porto de Salvador e por último a construção da Estrada de Ferro Ilhéus a Conquista. O capítulo segundo analisa a trajetória do porto de Ilhéus imbricada à da EFIC. O porto natural localizado no interior da pequena Baía do Pontal e criado para atender às necessidades coloniais foi transformado na década de 1920 em um porto capitalista. O terceiro capítulo investiga a trajetória da EFIC que foi construída na zona cacaueira antes das estradas através de concessão feita a Bento Berillo de Oliveira em 1904 e adquirida pela Empresa inglesa The State of Bahia South Western Railway Limited Company, em 1909. Neste capítulo ocupa lugar especial a organização do Instituto de Cacau da Bahia em oposição ao Porto de Ilhéus enquanto tentativa de monopolizar a exportação do cacau pelo Porto de Salvador e como vetor da opção rodoviária, que no sul da Bahia entrou em choque com os interesses dos ingleses combalidos financeiramente na exploração da EFIC. Este capítulo ainda comporta uma reflexão sobre o desenvolvimento da região através da literatura que refletia a implantação de vias de transportes na região cacaueira, especialmente na obra do escritor Jorge Amado. A análise se beneficia dos referenciais teóricos marxistas; das reflexões teóricas dos conceitos de região e desenvolvimento em uma perspectiva interdisciplinar da geografia, economia e história; das reflexões teóricas sobre os desequilíbrios regionais no Brasil, bem como da vasta literatura sobre portos e ferrovias. As fontes que consubstanciam esta tese incluem principalmente fontes literárias, oficiais, legislativas, relatórios estatísticos, periódicos e memórias localizadas em diversos arquivos do Rio de Janeiro, Salvador, Itabuna, Ilhéus e acervos virtuais. Concluo evidenciando a importância de analisar o binômio porto-ferrovia como dinamizador e delineador do desenvolvimento econômico na região cacaueira no Sul da Bahia |
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O binômio porto-ferrovia: o ecoamento da produção cacaueira no Sul da Bahia (1920-1947)Porto-FerroviaRegiãoPortoFerroviaCacauIlhéus (BA)Port-RailroadRegionCocoaO objeto desta pesquisa é o processo de escoamento da produção de cacau a partir do binômio porto-ferrovia, pois é a partir dele que se pode identificar de modo mais consistente o processo de desenvolvimento econômico regional em suas contradições, permanências e transformações, evidenciando potencialidades e entraves. Discutir este binômio implicou na investigação do conceito de região, do transporte e escoamento de mercadorias, com ênfase no cacau, produto que representava e justificava investimentos capazes de dinamizar a economia e os interesses de uma sociedade emergente no sul da Bahia. E teve como escopo analisar os modelos de desenvolvimento a partir do binômio Porto de Ilhéus-Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista entre 1920 e 1947 no sul da Bahia. Este período está delimitado pela formação do binômio na década de 1920, quando o Porto de Ilhéus se transforma de porto natural em um porto capitalista e se estende até a deflagração do processo de encampação da Estrada de Ferro Ilhéus a Conquista, quando ele se desfaz, evidenciando a ascensão do modelo econômico do nacional desenvolvimento ao modelo liberal. A redação da tese se desenvolve em três capítulos, o primeiro dedicado ao delineamento da historicidade das estratégias de escoamento da produção da região e especificamente do cacau; os sujeitos e suas relações com a lavoura cacaueira tendo como ângulo principal de análise as relações estabelecidas entre o comércio, comerciantes, em diversos níveis do mercado e os produtores; bem como da trajetória do Porto de Ilhéus e conflitos com o porto de Salvador e por último a construção da Estrada de Ferro Ilhéus a Conquista. O capítulo segundo analisa a trajetória do porto de Ilhéus imbricada à da EFIC. O porto natural localizado no interior da pequena Baía do Pontal e criado para atender às necessidades coloniais foi transformado na década de 1920 em um porto capitalista. O terceiro capítulo investiga a trajetória da EFIC que foi construída na zona cacaueira antes das estradas através de concessão feita a Bento Berillo de Oliveira em 1904 e adquirida pela Empresa inglesa The State of Bahia South Western Railway Limited Company, em 1909. Neste capítulo ocupa lugar especial a organização do Instituto de Cacau da Bahia em oposição ao Porto de Ilhéus enquanto tentativa de monopolizar a exportação do cacau pelo Porto de Salvador e como vetor da opção rodoviária, que no sul da Bahia entrou em choque com os interesses dos ingleses combalidos financeiramente na exploração da EFIC. Este capítulo ainda comporta uma reflexão sobre o desenvolvimento da região através da literatura que refletia a implantação de vias de transportes na região cacaueira, especialmente na obra do escritor Jorge Amado. A análise se beneficia dos referenciais teóricos marxistas; das reflexões teóricas dos conceitos de região e desenvolvimento em uma perspectiva interdisciplinar da geografia, economia e história; das reflexões teóricas sobre os desequilíbrios regionais no Brasil, bem como da vasta literatura sobre portos e ferrovias. As fontes que consubstanciam esta tese incluem principalmente fontes literárias, oficiais, legislativas, relatórios estatísticos, periódicos e memórias localizadas em diversos arquivos do Rio de Janeiro, Salvador, Itabuna, Ilhéus e acervos virtuais. Concluo evidenciando a importância de analisar o binômio porto-ferrovia como dinamizador e delineador do desenvolvimento econômico na região cacaueira no Sul da BahiaThe object of this research is the process of flow of cocoa production from the port-railroad binomial, since it is from this that the process of regional economic development in its contradictions, permanences and transformations can be identified in a more consistent way, evidencing potentialities and obstacles. Discussing this binomial implied the investigation of the concept of region, transport and merchandise flow, with emphasis on cocoa, a product that represented and justified investments capable of dynamizing the economy and the interests of an emerging society in the south of Bahia. And it was possible to analyze the development models from the binomial Port of Ilhéus-Ilhéus-Conquista Railroad between 1920 and 1947 in the south of Bahia. This period is defined by the formation of the binomial in the 1920s, when the Port of Ilhéus transforms from a natural port into a capitalist port and extends to the outbreak of the process of expropriation of the Ilhéus a Conquista railway, when it falls apart, evidencing the rise of the economic model of national development to the liberal model. The essay is written in three chapters, the first devoted to delineating the historicity of the production strategies of the region and specifically cocoa production; the subjects and their relations with the cocoa plantation having as main analysis angle the relations established between the commerce, traders, in diverse levels of the market and the producers; as well as the trajectory of the Port of Ilhéus and conflicts with the port of Salvador and finally the construction of the Ilhéus Conquista railway. The second chapter analyzes the trajectory of the port of Ilhéus imbricated to the one of the EFIC. The natural harbor located inside the small Pontal Bay and created to meet the colonial needs was transformed in the 1920s into a capitalist port. The third chapter investigates the trajectory of the EFIC that was built in the cacao area before the roads through a concession made to Bento Berillo de Oliveira in 1904 and acquired by the English Company The State of Bahia South Western Railway Limited Company in 1909. This chapter occupies place especially the organization of the Cocoa Institute of Bahia in opposition to the Port of Ilhéus as an attempt to monopolize the export of cocoa through the Port of Salvador and as a vector of the road option, which in southern Bahia clashed with the interests of the British financially operation of EFIC. This chapter also includes a reflection on the development of the region through the literature that reflected the implantation of transport routes in the cacao region, especially in the work of the writer Jorge Amado. The analysis benefits from the theoretical Marxist references; of the theoretical reflections of the concepts of region and development in an interdisciplinary perspective of geography, economy and history; theoretical reflections on regional imbalances in Brazil, as well as the vast literature on ports and railways. The sources consubstantiate this thesis mainly include literary sources, official, legislative, statistical reports, periodicals and memories located in several archives of Rio de Janeiro, Salvador, Itabuna, Ilhéus and virtual collections. I conclude by highlighting the importance of analyzing the port-railroad binomial as a dynamizer and delineator of economic development in the cacao region of southern Bahia356 f.NiteróiHonorato, Cezar TeixeiraSantos, Fernando Sergio Dumas dosSantos, Flávio Gonçalves dosAras, Lina Maria Brandão deFerreira, Muniz GonçalvesPontes, Kátia Vinhático2020-04-22T14:12:43Z2020-04-22T14:12:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13362Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T21:37:08Zoai:app.uff.br:1/13362Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:41.069393Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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