Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Matta, Eliane da Conceição
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construído
id UFF-2_733fba5af317492250f0745055a5f426
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15002
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomiaEscolaGestão escolarProjeto político pedagógicoEscolaAdministração escolarProjeto político-pedagógicoSchoolSchool managementPolitical pedagogical projectEste estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construídoThe study aims to analyze as was the construction of pedagogical political project of a public school, located in the municipality of São Gonçalo, the metropolitan region of Rio de Janeiro State, highlighting how to materialize the categories: management, participation and autonomy during this process. The motivation for the study of the theme appeared from pedagogical practice in different schools public, where the pedagogical political project was something that aroused the interest. The understanding of school management, pedagogical political project planning, participation, autonomy through the eyes of construction of the theoretical of research. From the results of the search the text brings about management, leadership, participation and autonomy, relevant elements for a reflection about the school and your organization in the construction of pedagogical political project. Research shows the school as a field of forces and power struggles from the field of Bourdieu’s concept what makes it possible to understand the profile of school management and as pedagogical political project was built132 f.Santos, Pablo Silva Machado Bispo dosNajjar, Jorge NassimAmaral, Daniela Patti doLima, Maria de Fátima Magalhães deMatta, Eliane da Conceição2020-09-28T18:58:18Z2020-09-28T18:58:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-15T21:42:24Zoai:app.uff.br:1/15002Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-15T21:42:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
title Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
spellingShingle Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
Matta, Eliane da Conceição
Escola
Gestão escolar
Projeto político pedagógico
Escola
Administração escolar
Projeto político-pedagógico
School
School management
Political pedagogical project
title_short Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
title_full Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
title_fullStr Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
title_full_unstemmed Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
title_sort Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
author Matta, Eliane da Conceição
author_facet Matta, Eliane da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
Najjar, Jorge Nassim
Amaral, Daniela Patti do
Lima, Maria de Fátima Magalhães de
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Eliane da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Gestão escolar
Projeto político pedagógico
Escola
Administração escolar
Projeto político-pedagógico
School
School management
Political pedagogical project
topic Escola
Gestão escolar
Projeto político pedagógico
Escola
Administração escolar
Projeto político-pedagógico
School
School management
Political pedagogical project
description Este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construído
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-28T18:58:18Z
2020-09-28T18:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002
identifier_str_mv MATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038167096819712