A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Viana, Rogério Tadeu Sá
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27873
Resumo: Essa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo desse trabalho é identificar, descrever e analisar alguns instrumentos de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, refletindo acerca do atravessamento desses instrumentos (exames) na produção do espaço escolar. A metodologia empregada no estudo foi orientada pelo paradigma do professor pesquisador da própria prática, uma vez que o pesquisador tomou a escola enquanto campo de trabalho e pesquisa, simultaneamente. Como procedimentos foram empregados a observação, a entrevista não estruturada, a análise documental e as orientações da cartografia. As referências bibliográficas e teóricas foram encontradas em Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso e Henri Lefebvre. Os resultados do estudo apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua participação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar.
id UFF-2_74f0570e6468fcfedc740935cba6007b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27873
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolarInstrumentos de avaliaçãoProdução do espaçoProfessor pesquisadorEnsinoAssessment instrumentsSpace productionResearcher teacherEssa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo desse trabalho é identificar, descrever e analisar alguns instrumentos de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, refletindo acerca do atravessamento desses instrumentos (exames) na produção do espaço escolar. A metodologia empregada no estudo foi orientada pelo paradigma do professor pesquisador da própria prática, uma vez que o pesquisador tomou a escola enquanto campo de trabalho e pesquisa, simultaneamente. Como procedimentos foram empregados a observação, a entrevista não estruturada, a análise documental e as orientações da cartografia. As referências bibliográficas e teóricas foram encontradas em Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso e Henri Lefebvre. Os resultados do estudo apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua participação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar.This research investigates assessment instruments present in a school in the early years of elementary school in the city of Tombos/MG and the production of the school space, mediated by the use of these instruments. The objective of this work is to identify, describe and analyze some evaluation instruments that permeate the daily school life, reflecting on the crossing of these instruments (exams) in the production of the school space. The methodology used in the study was guided by the paradigm of the teacher-researcher of the practice itself, since the researcher took the school as a field of work and research, simultaneously. As procedures, observation, unstructured interview, document analysis and cartography procedures were used. Bibliographical and theoretical references were found in Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso and Henri Lefebvre. The results of the study indicate that, although the assessment instruments do not act sovereignly in the production of a fragmented and excluding space, there is no way to disregard their participation in this purpose. When thinking about a school that is built on democratic and liberating bases, it is necessary to discuss about the criteria with which the practices, methodologies and instruments are established, in order to recognize, in its genesis, the guidelines that one wants to impart to the production of the school space.113 f.Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeitePoly, Georgia Regina Rodrigues GomesRabelo, Amanda OliveiraHerneck, Heloisa RaimundaViana, Rogério Tadeu Sá2023-02-13T20:25:45Z2023-02-13T20:25:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27873CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-13T20:25:49Zoai:app.uff.br:1/27873Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-13T20:25:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
title A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
spellingShingle A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
Viana, Rogério Tadeu Sá
Instrumentos de avaliação
Produção do espaço
Professor pesquisador
Ensino
Assessment instruments
Space production
Researcher teacher
title_short A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
title_full A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
title_fullStr A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
title_full_unstemmed A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
title_sort A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
author Viana, Rogério Tadeu Sá
author_facet Viana, Rogério Tadeu Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
Poly, Georgia Regina Rodrigues Gomes
Rabelo, Amanda Oliveira
Herneck, Heloisa Raimunda
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Rogério Tadeu Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos de avaliação
Produção do espaço
Professor pesquisador
Ensino
Assessment instruments
Space production
Researcher teacher
topic Instrumentos de avaliação
Produção do espaço
Professor pesquisador
Ensino
Assessment instruments
Space production
Researcher teacher
description Essa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo desse trabalho é identificar, descrever e analisar alguns instrumentos de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, refletindo acerca do atravessamento desses instrumentos (exames) na produção do espaço escolar. A metodologia empregada no estudo foi orientada pelo paradigma do professor pesquisador da própria prática, uma vez que o pesquisador tomou a escola enquanto campo de trabalho e pesquisa, simultaneamente. Como procedimentos foram empregados a observação, a entrevista não estruturada, a análise documental e as orientações da cartografia. As referências bibliográficas e teóricas foram encontradas em Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso e Henri Lefebvre. Os resultados do estudo apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua participação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13T20:25:45Z
2023-02-13T20:25:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27873
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038206928027648