Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ribeiro, Erilza Faria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22745
Resumo: Acompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizado
id UFF-2_75bd70aed6380509ba697c77812d5428
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22745
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensinoMedicalização da aprendizagemDocênciaPresença próximaCartografiaEnsinoDificuldade de aprendizagemLearning medicalizationTeachingNear presenceCartographyAcompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFollowing the teachers‟ movements of a municipal education network in relation to teaching children considered with learning difficulties, I present the map outlined in this cartography. A cartography of the school field developed through teaching narratives that tell of the tensions and the attempts that they make in the teaching process. Understanding that the categorization of the other in diagnostics and spectra causes the decrease in the possibilities of existence and that labels interfere in the way how the relationships are established, we discuss about the singularity and the patterns that mark, reduce and subjectivate a being, in this case, a child. We came to the meeting of the study on the learning medicalization, highlighting issues that pass through psychology in the encounter of teaching with health. As an escape line to the medicalising subjectivation in schools, we drew perception forms and creation of other possible ones through the exercise of teaching as a near presence. A teaching posture towards the student that increases the possibility of teaching and learning when noticing the other without interpreting it from standardized references, but understanding its singularity to, from there, create circumstances for learning118 f.Rodrigues, Maria Goretti AndradeSouza, Cristiana Callai deAzevedo, Adriana Barin deFreitas, Fernando Ferreira Pinto deRibeiro, Erilza Faria2021-07-26T19:20:33Z2021-07-26T19:20:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22745http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T18:48:46Zoai:app.uff.br:1/22745Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-13T18:48:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
title Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
spellingShingle Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
Ribeiro, Erilza Faria
Medicalização da aprendizagem
Docência
Presença próxima
Cartografia
Ensino
Dificuldade de aprendizagem
Learning medicalization
Teaching
Near presence
Cartography
title_short Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
title_full Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
title_fullStr Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
title_full_unstemmed Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
title_sort Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
author Ribeiro, Erilza Faria
author_facet Ribeiro, Erilza Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti Andrade
Souza, Cristiana Callai de
Azevedo, Adriana Barin de
Freitas, Fernando Ferreira Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Erilza Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalização da aprendizagem
Docência
Presença próxima
Cartografia
Ensino
Dificuldade de aprendizagem
Learning medicalization
Teaching
Near presence
Cartography
topic Medicalização da aprendizagem
Docência
Presença próxima
Cartografia
Ensino
Dificuldade de aprendizagem
Learning medicalization
Teaching
Near presence
Cartography
description Acompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-26T19:20:33Z
2021-07-26T19:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22745
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038197898739712