Ensino de astronomia na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rocha, Rafael Gomes Coelho da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14753
Resumo: No Brasil, o ensino tradicional ainda se apresenta predominante nessa segunda década do século XXI. Mesmo com os movimentos educacionais, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, os documentos oficiais do Ministério da Educação e os resultados das pesquisas que contribuem e sugerem uma formação voltada para a cidadania, a realidade das salas de aula do ensino médio ainda se mostra ineficiente quando pensada nos conhecimentos adquiridos pelos alunos em Ciências da Natureza. Nessa perspectiva, compartilhamos do pensamento daqueles que defendem mudanças nas práticas educativas, de modo a colocar o aluno como artífice da aprendizagem, favorecer a renovação dos conteúdos escolares e proporcionar um ambiente propício à inclusão, com respeito e valorização às diferenças individuais. Em relação ao ensino de física, uma recomendação que há mais de duas décadas vem sendo colocada é a inserção de conhecimentos de física moderna e contemporânea (FMC) como conteúdo escolar. Todavia, apenas a ampliação no conteúdo a ser ensinado não se apresenta como solução. A questão reside no “como fazer”. Nas atuais diretrizes e parâmetros curriculares para o ensino de física, em relação à FMC, são sugeridos dois temas estruturadores: matéria e radiação e universo, terra e vida. Assim, optamos por um recorte que privilegia a astronomia, com o objetivo de elaborar e apresentar uma sequência didático metodológica para o ensino do tema a origem do universo na perspectiva da inclusão de deficientes visuais. Para tanto, a investigação foi pautada na busca de respostas às seguintes questões: é viável o ensino de temas modernos e contemporâneos relacionados à astronomia e à astrofísica, em uma perspectiva que leve em conta as especificidades dos deficientes visuais? A abstração é um obstáculo ou um facilitador na proposição de estratégias e materiais didáticos na perspectiva da inclusão de alunos cegos ou com baixa visão? Os resultados das pesquisas em ensino de física juntamente com os pressupostos freireanos nos auxiliaram na construção de resposta para a primeira questão. Para a elaboração da resposta à segunda questão, além desses, usamos os dados colhidos em entrevistas semiestruturadas com 12 alunos, dentre os quais, videntes e deficientes visuais, da 1ª série do ensino médio de escolas das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O principal resultado da investigação é a apresentação de uma sequência didático-metodológica para o ensino do tema origem do universo, embasada nos pressupostos freireanos – educação dialógica, problematizadora e livre de preconceitos –. Mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de utilizar a sequência didático-metodológica em uma classe do ensino regular com alunos videntes e deficientes visuais, entendemos que a mesma se configura como uma contribuição para aqueles professores que estão dispostos a mudanças em sua prática docente
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Nessa perspectiva, compartilhamos do pensamento daqueles que defendem mudanças nas práticas educativas, de modo a colocar o aluno como artífice da aprendizagem, favorecer a renovação dos conteúdos escolares e proporcionar um ambiente propício à inclusão, com respeito e valorização às diferenças individuais. Em relação ao ensino de física, uma recomendação que há mais de duas décadas vem sendo colocada é a inserção de conhecimentos de física moderna e contemporânea (FMC) como conteúdo escolar. Todavia, apenas a ampliação no conteúdo a ser ensinado não se apresenta como solução. A questão reside no “como fazer”. Nas atuais diretrizes e parâmetros curriculares para o ensino de física, em relação à FMC, são sugeridos dois temas estruturadores: matéria e radiação e universo, terra e vida. Assim, optamos por um recorte que privilegia a astronomia, com o objetivo de elaborar e apresentar uma sequência didático metodológica para o ensino do tema a origem do universo na perspectiva da inclusão de deficientes visuais. Para tanto, a investigação foi pautada na busca de respostas às seguintes questões: é viável o ensino de temas modernos e contemporâneos relacionados à astronomia e à astrofísica, em uma perspectiva que leve em conta as especificidades dos deficientes visuais? A abstração é um obstáculo ou um facilitador na proposição de estratégias e materiais didáticos na perspectiva da inclusão de alunos cegos ou com baixa visão? Os resultados das pesquisas em ensino de física juntamente com os pressupostos freireanos nos auxiliaram na construção de resposta para a primeira questão. Para a elaboração da resposta à segunda questão, além desses, usamos os dados colhidos em entrevistas semiestruturadas com 12 alunos, dentre os quais, videntes e deficientes visuais, da 1ª série do ensino médio de escolas das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O principal resultado da investigação é a apresentação de uma sequência didático-metodológica para o ensino do tema origem do universo, embasada nos pressupostos freireanos – educação dialógica, problematizadora e livre de preconceitos –. Mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de utilizar a sequência didático-metodológica em uma classe do ensino regular com alunos videntes e deficientes visuais, entendemos que a mesma se configura como uma contribuição para aqueles professores que estão dispostos a mudanças em sua prática docenteIn Brazil, the traditional teaching still presents predominant in this second decade of this century. Even with the educational movements, the promulgation of the Lei de Diretrizes e Bases (LDB) of 1996, the official documents of the Ministry of Education and the research results which contribute and suggest oriented training for citizenship, the reality of classrooms school still shows inefficiency when considering the knowledge acquired by students in natural sciences. In this perspective, we share the thinking of those who advocate changes in educational practices in order to place the student as architect of learning, encourage the renewal of educational content and provide an environment conducive to inclusion, respect and appreciation for individual differences. Regarding the teaching of physics, a recommendation for more than two decades has been placed is the insertion of modern and contemporary physics (FMC) knowledge as a school subject. However, only the expansion in the content being taught is not presented as a solution. The question lies in "how to do". In the current guidelines and curriculum guidelines for teaching physics in relation to FMC, it is suggested two structuring themes: matter and radiation and the universe, earth and life. So, we chose a cut that favors Astronomy, in order to prepare and present a didacticmethodological sequence to the subject of teaching the origin of the universe from the perspective of inclusion of the visually impaired. Therefore, the research was based on the search for answers to the following questions: Is it feasible teaching modern and contemporary themes related to astronomy and astrophysics, in a perspective that takes into account the specificities of visually impaired? Abstraction is an obstacle or a facilitator in proposing strategies and materials in view of the inclusion of blind students and low vision? The results of research in physics education along with the freirean assumptions helped in building answer to the first question. For the preparation of the answer to the second question, in addition, we use the data collected in semi-structured interviews with 12 students, among which visual seers and disabled, from the 1st grade of high school of public and private schools in Rio de Janeiro. The main result of research is the presentation of a didacticmethodological sequence for teaching the topic origin of the universe, based on Freire's assumptions - dialogic education, problematical and free from prejudices -. Even if we have not had the opportunity to use the didactic-methodological sequence in a class of regular education with seers and visually impaired students, we understand that it is configured as a contribution to those teachers who are willing to change in their teaching practice85 f.Almeida, Lucia da Cruz deBarbosa, Augusto César de CastroBruno, RuthOliveira, Luiza Rodrigues deBruno, RuthRocha, Rafael Gomes Coelho da2020-08-26T13:26:11Z2020-08-26T13:26:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Rafael Gomes Coelho da. Ensino de astronomia na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física do ensino médio. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14753http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-01T17:19:15Zoai:app.uff.br:1/14753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-01T17:19:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description No Brasil, o ensino tradicional ainda se apresenta predominante nessa segunda década do século XXI. Mesmo com os movimentos educacionais, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, os documentos oficiais do Ministério da Educação e os resultados das pesquisas que contribuem e sugerem uma formação voltada para a cidadania, a realidade das salas de aula do ensino médio ainda se mostra ineficiente quando pensada nos conhecimentos adquiridos pelos alunos em Ciências da Natureza. Nessa perspectiva, compartilhamos do pensamento daqueles que defendem mudanças nas práticas educativas, de modo a colocar o aluno como artífice da aprendizagem, favorecer a renovação dos conteúdos escolares e proporcionar um ambiente propício à inclusão, com respeito e valorização às diferenças individuais. Em relação ao ensino de física, uma recomendação que há mais de duas décadas vem sendo colocada é a inserção de conhecimentos de física moderna e contemporânea (FMC) como conteúdo escolar. Todavia, apenas a ampliação no conteúdo a ser ensinado não se apresenta como solução. A questão reside no “como fazer”. Nas atuais diretrizes e parâmetros curriculares para o ensino de física, em relação à FMC, são sugeridos dois temas estruturadores: matéria e radiação e universo, terra e vida. Assim, optamos por um recorte que privilegia a astronomia, com o objetivo de elaborar e apresentar uma sequência didático metodológica para o ensino do tema a origem do universo na perspectiva da inclusão de deficientes visuais. Para tanto, a investigação foi pautada na busca de respostas às seguintes questões: é viável o ensino de temas modernos e contemporâneos relacionados à astronomia e à astrofísica, em uma perspectiva que leve em conta as especificidades dos deficientes visuais? A abstração é um obstáculo ou um facilitador na proposição de estratégias e materiais didáticos na perspectiva da inclusão de alunos cegos ou com baixa visão? Os resultados das pesquisas em ensino de física juntamente com os pressupostos freireanos nos auxiliaram na construção de resposta para a primeira questão. Para a elaboração da resposta à segunda questão, além desses, usamos os dados colhidos em entrevistas semiestruturadas com 12 alunos, dentre os quais, videntes e deficientes visuais, da 1ª série do ensino médio de escolas das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O principal resultado da investigação é a apresentação de uma sequência didático-metodológica para o ensino do tema origem do universo, embasada nos pressupostos freireanos – educação dialógica, problematizadora e livre de preconceitos –. Mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de utilizar a sequência didático-metodológica em uma classe do ensino regular com alunos videntes e deficientes visuais, entendemos que a mesma se configura como uma contribuição para aqueles professores que estão dispostos a mudanças em sua prática docente
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