Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.00458069779
Resumo: As instituições de ensino superior estão, permanentemente, acompanhando a dinâmica do mercado educacional e vem buscando a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços de ensino prestados aos seus clientes finais. Estas organizações são desafiadas constantemente a promover novas expectativas que possam encantar e fidelizar os mais exigentes consumidores do terceiro milênio. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ações para a redução da evasão escolar buscando melhorar a qualidade do ensino para manter o aluno matriculado e ativo no curso superior através da implantação de melhores processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se os conceitos da escala SERVQUAL de satisfação/insatisfação e outras abordagens da literatura para construção de um questionário distribuído a alunos de um curso de uma instituição privada de ensino superior. Dos 255 alunos participantes 40% são do sexo masculino, com idade variando de 22 e 49 anos, dos quais aproximadamente 73% trabalham formalmente. Já o público feminino está representado por 153 alunas ou 60% do total pesquisado, com idade variando entre 19 e 42 anos, das quais 67% declararam trabalhar formalmente. Após a coleta do questionário de pesquisa procedeu-se a análise qualitativa das evidências. Conclui-se que é necessária a adoção de medidas que humanizem as instituições e foquem no aluno, aproximando-o pelo exercício do diálogo, contribuindo para a mitigação da evasão dos discentes de cursos de nível superior.
id UFF-2_7e280a7ee93a3f810ea1a2199172e002
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12448
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superiorA proposal for school evolution mitigation actions in a private higher education institutionGestão de serviçosApoio ao estudanteAmbiente de socializaçãoEscala SERVQUALGestão de serviçoServqualEvasão escolarEnsino superiorService managementStudent support.Socialization environmentSERVQUAL scaleAs instituições de ensino superior estão, permanentemente, acompanhando a dinâmica do mercado educacional e vem buscando a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços de ensino prestados aos seus clientes finais. Estas organizações são desafiadas constantemente a promover novas expectativas que possam encantar e fidelizar os mais exigentes consumidores do terceiro milênio. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ações para a redução da evasão escolar buscando melhorar a qualidade do ensino para manter o aluno matriculado e ativo no curso superior através da implantação de melhores processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se os conceitos da escala SERVQUAL de satisfação/insatisfação e outras abordagens da literatura para construção de um questionário distribuído a alunos de um curso de uma instituição privada de ensino superior. Dos 255 alunos participantes 40% são do sexo masculino, com idade variando de 22 e 49 anos, dos quais aproximadamente 73% trabalham formalmente. Já o público feminino está representado por 153 alunas ou 60% do total pesquisado, com idade variando entre 19 e 42 anos, das quais 67% declararam trabalhar formalmente. Após a coleta do questionário de pesquisa procedeu-se a análise qualitativa das evidências. Conclui-se que é necessária a adoção de medidas que humanizem as instituições e foquem no aluno, aproximando-o pelo exercício do diálogo, contribuindo para a mitigação da evasão dos discentes de cursos de nível superior.Higher education institutions are constantly following the dynamics of the educational market and have been seeking the continuous improvement of the quality of their education services provided to their final clients. These organizations are constantly challenged to promote new expectations that can delight and retain the most demanding consumers of the third millennium. In this sense, this research aims to present a proposal for actions to reduce school dropout seeking to improve the quality of teaching to keep students enrolled and active in higher education through the implementation of better teaching and learning processes. The concepts of the SERVQUAL scale of satisfaction / dissatisfaction and other approaches of the literature to construct a questionnaire distributed to students of a course of a private institution of higher education were used. Of the 255 participating students 40% are male, ranging in age from 22 to 49, of which approximately 73% work formally. Already the female audience is represented by 153 students or 60% of the total surveyed, ranging in age from 19 to 42 years, of which 67% declared to work formally. After collecting the research questionnaire, a qualitative analysis of the evidences was performed. It is concluded that it is necessary to adopt measures that humanize the institutions and focus on the student, bringing them closer to the exercise of dialogue, contributing to the mitigation of the dropout of higher education students. Keywords: Service management. Student support. Socialization environment. SERVQUAL scale.64 fNiteróiCosta, Stella Regina Reis daMeiriño, Marcelo JasmimMachado Júnior, Hélio FernandesOliveira, Luiz Rogério Cordeiro de2019-12-09T12:44:18Z2019-12-09T12:44:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luiz Rogério Cordeiro de. Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior . Dissertação (Mestrado Profissional m Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.00458069779CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:45Zoai:app.uff.br:1/12448Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
A proposal for school evolution mitigation actions in a private higher education institution
title Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
spellingShingle Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
Gestão de serviços
Apoio ao estudante
Ambiente de socialização
Escala SERVQUAL
Gestão de serviço
Servqual
Evasão escolar
Ensino superior
Service management
Student support.
Socialization environment
SERVQUAL scale
title_short Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
title_full Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
title_fullStr Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
title_full_unstemmed Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
title_sort Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
author Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
author_facet Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Stella Regina Reis da
Meiriño, Marcelo Jasmim
Machado Júnior, Hélio Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de serviços
Apoio ao estudante
Ambiente de socialização
Escala SERVQUAL
Gestão de serviço
Servqual
Evasão escolar
Ensino superior
Service management
Student support.
Socialization environment
SERVQUAL scale
topic Gestão de serviços
Apoio ao estudante
Ambiente de socialização
Escala SERVQUAL
Gestão de serviço
Servqual
Evasão escolar
Ensino superior
Service management
Student support.
Socialization environment
SERVQUAL scale
description As instituições de ensino superior estão, permanentemente, acompanhando a dinâmica do mercado educacional e vem buscando a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços de ensino prestados aos seus clientes finais. Estas organizações são desafiadas constantemente a promover novas expectativas que possam encantar e fidelizar os mais exigentes consumidores do terceiro milênio. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ações para a redução da evasão escolar buscando melhorar a qualidade do ensino para manter o aluno matriculado e ativo no curso superior através da implantação de melhores processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se os conceitos da escala SERVQUAL de satisfação/insatisfação e outras abordagens da literatura para construção de um questionário distribuído a alunos de um curso de uma instituição privada de ensino superior. Dos 255 alunos participantes 40% são do sexo masculino, com idade variando de 22 e 49 anos, dos quais aproximadamente 73% trabalham formalmente. Já o público feminino está representado por 153 alunas ou 60% do total pesquisado, com idade variando entre 19 e 42 anos, das quais 67% declararam trabalhar formalmente. Após a coleta do questionário de pesquisa procedeu-se a análise qualitativa das evidências. Conclui-se que é necessária a adoção de medidas que humanizem as instituições e foquem no aluno, aproximando-o pelo exercício do diálogo, contribuindo para a mitigação da evasão dos discentes de cursos de nível superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T12:44:18Z
2019-12-09T12:44:18Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Luiz Rogério Cordeiro de. Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior . Dissertação (Mestrado Profissional m Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.00458069779
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luiz Rogério Cordeiro de. Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior . Dissertação (Mestrado Profissional m Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.00458069779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807827795905085440