Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Niterói
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23989 |
Resumo: | Em Niterói, o período entre 1989 e 1992 foi marcado por mudanças promovidas pela Constituição Federal de 1988, que determinava a elaboração de Planos Diretores para os municípios com mais de 20.000 habitantes. O novo Plano Diretor de Niterói aprovado em 1992 incorporou no seu texto legal a premissa da função social da propriedade, e seus desdobramentos na promoção da justiça social e na proteção ao Meio Ambiente. A nova estrutura organizacional instituía o Sistema Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental e pretendia estabelecer um processo contínuo de planejamento da cidade, tendo como principal instrumento de intervenção a legislação que ordenaria e controlaria o uso e ocupação do solo. Entretanto, o que deveria ser um mecanismo de proteção das áreas ambientalmente frágeis teve como resultado o abandono gradativo e o avanço das ocupações irregulares, levando à maior degradação ambiental. No outro lado da moeda, a ausência de alternativas formais de aquisição de terra urbanizada ou de unidades habitacionais empurrou a população de baixa renda para soluções próprias de moradia, gerando em certos casos, situações de risco com perdas de vidas humana, assim como a degradação ambiental. O quadro emblemático desta falta de articulação político-institucional foi o evento ocorrido em abril de 2010. O Morro do Bumba caiu e com ele trouxe à tona, além da desesperança e descrédito com a política urbana, a necessidade de aprofundar a análise sobre o papel do poder público na gestão da cidade. Desta forma, a abordagem proposta neste trabalho buscou analisar a temática do planejamento urbano voltado à promoção da qualidade de vida através da proteção ambiental e da justiça social por meio das diferentes políticas socioambientais desenvolvidas para a cidade de Niterói no período de 1989 até o ano de 2012, investigando as condicionantes estabelecidas nos marcos legais e os resultados efetivos da aplicação destes na política socioambiental instituída para o município. Os resultados demonstram que a política habitacional e ambiental em Niterói mostra sérios desvios de interesse. Enquanto a legislação ambiental é profícua e ineficaz na produção e proteção das áreas ambientais, a política habitacional ignora os aspectos ambientais na determinação dos parâmetros de uso e ocupação do solo. Conclui-se, ainda, que as questões socioambientais não se resolverão do modo compartimentado como hoje é produzido, tornando-se premente a criação de uma política apoiada na transversalidade da gestão urbana. |
id |
UFF-2_90a0435427d22ae9184b489094f246a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23989 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambientalNiteróiGestão do espaço urbanoPolítica ambientalPolítica habitacionalÁreas de especial interessePlanejamento urbanoUrbanizaçãoGestão urbanaPlano diretorPolítica habitacionalPolítica ambientalJustiça ambientalNiterói (RJ)NiteróiUrban space managementEnvironmental policyHousing policyAreas of special interestEm Niterói, o período entre 1989 e 1992 foi marcado por mudanças promovidas pela Constituição Federal de 1988, que determinava a elaboração de Planos Diretores para os municípios com mais de 20.000 habitantes. O novo Plano Diretor de Niterói aprovado em 1992 incorporou no seu texto legal a premissa da função social da propriedade, e seus desdobramentos na promoção da justiça social e na proteção ao Meio Ambiente. A nova estrutura organizacional instituía o Sistema Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental e pretendia estabelecer um processo contínuo de planejamento da cidade, tendo como principal instrumento de intervenção a legislação que ordenaria e controlaria o uso e ocupação do solo. Entretanto, o que deveria ser um mecanismo de proteção das áreas ambientalmente frágeis teve como resultado o abandono gradativo e o avanço das ocupações irregulares, levando à maior degradação ambiental. No outro lado da moeda, a ausência de alternativas formais de aquisição de terra urbanizada ou de unidades habitacionais empurrou a população de baixa renda para soluções próprias de moradia, gerando em certos casos, situações de risco com perdas de vidas humana, assim como a degradação ambiental. O quadro emblemático desta falta de articulação político-institucional foi o evento ocorrido em abril de 2010. O Morro do Bumba caiu e com ele trouxe à tona, além da desesperança e descrédito com a política urbana, a necessidade de aprofundar a análise sobre o papel do poder público na gestão da cidade. Desta forma, a abordagem proposta neste trabalho buscou analisar a temática do planejamento urbano voltado à promoção da qualidade de vida através da proteção ambiental e da justiça social por meio das diferentes políticas socioambientais desenvolvidas para a cidade de Niterói no período de 1989 até o ano de 2012, investigando as condicionantes estabelecidas nos marcos legais e os resultados efetivos da aplicação destes na política socioambiental instituída para o município. Os resultados demonstram que a política habitacional e ambiental em Niterói mostra sérios desvios de interesse. Enquanto a legislação ambiental é profícua e ineficaz na produção e proteção das áreas ambientais, a política habitacional ignora os aspectos ambientais na determinação dos parâmetros de uso e ocupação do solo. Conclui-se, ainda, que as questões socioambientais não se resolverão do modo compartimentado como hoje é produzido, tornando-se premente a criação de uma política apoiada na transversalidade da gestão urbana.In Niterói, the period between 1989 and 1992 was marked by changes introduced by the 1988 Constitution, which provided for the preparation of master plans for municipalities with over 20,000 inhabitants. The new Master Plan of Niterói approved in 1992 incorporated into its legal text the premise of the social function of property, and its development in the promotion of social justice and the protection of the Environment. The new organizational structure instituted the Municipal System of Urban Planning and Environmental and wanted to establish a continuous process of city planning, the main instrument of intervention legislation that would order and control the use and occupation of land. However, what should be a mechanism to protect the environmentally fragile areas has resulted in the gradual abandonment and advancement of irregular occupations, leading to greater environmental degradation. On the flip side, the lack of alternatives to formal acquisition of urbanized land or housing units pushed low-income people to own housing solutions, leading in some cases, hazardous conditions with loss of life, as well as the degradation environment. The iconic picture of this lack of political-institutional articulation was the tragedy occurred in April 2010. The Morro do Bumba fell and brought up, beyond hopelessness and disbelief with urban policy, the need to further examine the role of government in managing the city. Thus, the approach proposed in this paper sought to examine the theme of urban planning to promote the quality of life through environmental protection and social justice through the different environmental policies developed for the city of Niterói, 1989 until the year 2012, investigating the conditions laid down in the legislation of use and occupation of land and its implementation in the socio environmental policy established for the municipality. The results demonstrate that the housing policy and environmental of Niterói shows serious deviations of interest. While environmental legislation is prolific and ineffective in producing and protecting environmental areas, the housing policy in ignores the environmental aspects in determining the parameters of use and occupation of land. We conclude further that the environmental issues will not be solved the compartmentalized manner as today is produced, it is urgent to create a policy supported in the transversality of urban management.265 f.NiteróiRezende, Vera Lucia Ferreira MottaCosta, Maria de Lourdes Pinto MachadoSalandia, Luis Fernando ValverdeAzevedo, Marlice Nazareth Soares deAono, Ruth2021-12-19T15:32:31Z2021-12-19T15:32:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23989Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T15:32:35Zoai:app.uff.br:1/23989Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-19T15:32:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
title |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
spellingShingle |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental Aono, Ruth Niterói Gestão do espaço urbano Política ambiental Política habitacional Áreas de especial interesse Planejamento urbano Urbanização Gestão urbana Plano diretor Política habitacional Política ambiental Justiça ambiental Niterói (RJ) Niterói Urban space management Environmental policy Housing policy Areas of special interest |
title_short |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
title_full |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
title_fullStr |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
title_full_unstemmed |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
title_sort |
Quo vadis Niterói: entre o discurso e a prática da política socioambiental |
author |
Aono, Ruth |
author_facet |
Aono, Ruth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Vera Lucia Ferreira Motta Costa, Maria de Lourdes Pinto Machado Salandia, Luis Fernando Valverde Azevedo, Marlice Nazareth Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aono, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Niterói Gestão do espaço urbano Política ambiental Política habitacional Áreas de especial interesse Planejamento urbano Urbanização Gestão urbana Plano diretor Política habitacional Política ambiental Justiça ambiental Niterói (RJ) Niterói Urban space management Environmental policy Housing policy Areas of special interest |
topic |
Niterói Gestão do espaço urbano Política ambiental Política habitacional Áreas de especial interesse Planejamento urbano Urbanização Gestão urbana Plano diretor Política habitacional Política ambiental Justiça ambiental Niterói (RJ) Niterói Urban space management Environmental policy Housing policy Areas of special interest |
description |
Em Niterói, o período entre 1989 e 1992 foi marcado por mudanças promovidas pela Constituição Federal de 1988, que determinava a elaboração de Planos Diretores para os municípios com mais de 20.000 habitantes. O novo Plano Diretor de Niterói aprovado em 1992 incorporou no seu texto legal a premissa da função social da propriedade, e seus desdobramentos na promoção da justiça social e na proteção ao Meio Ambiente. A nova estrutura organizacional instituía o Sistema Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental e pretendia estabelecer um processo contínuo de planejamento da cidade, tendo como principal instrumento de intervenção a legislação que ordenaria e controlaria o uso e ocupação do solo. Entretanto, o que deveria ser um mecanismo de proteção das áreas ambientalmente frágeis teve como resultado o abandono gradativo e o avanço das ocupações irregulares, levando à maior degradação ambiental. No outro lado da moeda, a ausência de alternativas formais de aquisição de terra urbanizada ou de unidades habitacionais empurrou a população de baixa renda para soluções próprias de moradia, gerando em certos casos, situações de risco com perdas de vidas humana, assim como a degradação ambiental. O quadro emblemático desta falta de articulação político-institucional foi o evento ocorrido em abril de 2010. O Morro do Bumba caiu e com ele trouxe à tona, além da desesperança e descrédito com a política urbana, a necessidade de aprofundar a análise sobre o papel do poder público na gestão da cidade. Desta forma, a abordagem proposta neste trabalho buscou analisar a temática do planejamento urbano voltado à promoção da qualidade de vida através da proteção ambiental e da justiça social por meio das diferentes políticas socioambientais desenvolvidas para a cidade de Niterói no período de 1989 até o ano de 2012, investigando as condicionantes estabelecidas nos marcos legais e os resultados efetivos da aplicação destes na política socioambiental instituída para o município. Os resultados demonstram que a política habitacional e ambiental em Niterói mostra sérios desvios de interesse. Enquanto a legislação ambiental é profícua e ineficaz na produção e proteção das áreas ambientais, a política habitacional ignora os aspectos ambientais na determinação dos parâmetros de uso e ocupação do solo. Conclui-se, ainda, que as questões socioambientais não se resolverão do modo compartimentado como hoje é produzido, tornando-se premente a criação de uma política apoiada na transversalidade da gestão urbana. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2021-12-19T15:32:31Z 2021-12-19T15:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23989 Aluno de Mestrado |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23989 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038182023299072 |