A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, José Mauro Lima da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27728
Resumo: Atualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias
id UFF-2_958c838fb958384246a8d478a27d84c7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27728
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetosEducação ambientalContextualizaçãoHidrocarbonetosArco de MaguerezQuímicaEnsino de químicaEnsino médioHidrocarbonetoEnsino-aprendizagemEnvironmental educationContextualizationHydrocarbonsArch of MaguerezAtualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideiasCurrently, groundwater contamination is mainly due to the inadequate disposal of contaminated waste, causing long-term damage and representing an imminent risk to the environment and also to humans. This work proposed the environmental investigation of underground water in the residential condominium of the Volta Grande IV neighborhood, located in the city of Volta Redonda-RJ. A didactic sequence proposal was developed and applied to minimize the students’ initial difficulties in understanding carbon compounds, especially hydrocarbons. The concept of education proposed by Paulo Freire was allied to this study and a research with a methodological approach was chosen using the Arch of Maguerez, of an applicable nature, with the students of the 3a High School, from a public school in Volta Redonda - RJ. The initial results of the long-term learning of the contents of hydrocarbons in previous grades were collected through the application of a diagnostic questionnaire, observations, discussions with the students, photographs, written records and an evaluation of the expectations questionnaires type (before and after the application of the sequence didactics). The results obtained indicate that the activities developed through the didactic sequence under the concept mentioned above, contributed to the construction of students’ knowledge, in a progressive way, giving indications of a contextualized learning, focused on the formation for citizenship. In order to share the study developed with other professors, as a final product of this work, a notebook was prepared containing the activities developed and the guidelines so that other professionals in the area can use it and contribute with new ideas in the future128 f.Mozer, Thiago Simonatohttp://lattes.cnpq.br/1140431324453069Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder doshttp://lattes.cnpq.br/3774442484775804Pereira, Ana Carolina Callegariohttp://lattes.cnpq.br/3993666302098293http://lattes.cnpq.br/5554477895953109Silva, José Mauro Lima da2023-01-26T19:26:27Z2023-01-26T19:26:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, José Mauro Lima da. A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27728CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-28T13:18:56Zoai:app.uff.br:1/27728Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-28T13:18:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
title A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
spellingShingle A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
Silva, José Mauro Lima da
Educação ambiental
Contextualização
Hidrocarbonetos
Arco de Maguerez
Química
Ensino de química
Ensino médio
Hidrocarboneto
Ensino-aprendizagem
Environmental education
Contextualization
Hydrocarbons
Arch of Maguerez
title_short A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
title_full A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
title_fullStr A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
title_full_unstemmed A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
title_sort A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
author Silva, José Mauro Lima da
author_facet Silva, José Mauro Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mozer, Thiago Simonato
http://lattes.cnpq.br/1140431324453069
Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos
http://lattes.cnpq.br/3774442484775804
Pereira, Ana Carolina Callegario
http://lattes.cnpq.br/3993666302098293
http://lattes.cnpq.br/5554477895953109
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Mauro Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Contextualização
Hidrocarbonetos
Arco de Maguerez
Química
Ensino de química
Ensino médio
Hidrocarboneto
Ensino-aprendizagem
Environmental education
Contextualization
Hydrocarbons
Arch of Maguerez
topic Educação ambiental
Contextualização
Hidrocarbonetos
Arco de Maguerez
Química
Ensino de química
Ensino médio
Hidrocarboneto
Ensino-aprendizagem
Environmental education
Contextualization
Hydrocarbons
Arch of Maguerez
description Atualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-26T19:26:27Z
2023-01-26T19:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Mauro Lima da. A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27728
identifier_str_mv SILVA, José Mauro Lima da. A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135762273042432