O Contexto da prática de voo livre como laboratório didático
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Nesta dissertação, procuramos construir respostas para a seguinte questão: qual a contribuição da exploração da realidade como laboratório didático no ensino de física? Para tanto, com fundamentação teórica nas teorias e práticas de Célestin Freinet, propusemos e aplicamos uma sequência didática que adotou o Parque da Cidade (Niterói – RJ) como laboratório didático, para 25 jovens, entre 16 e 19 anos, do 3° ano do Colégio Alzira Bittencourt, escola da rede particular do mesmo município, com o intuito de minimizar a dicotomia existente entre teoria e prática. Assim, recorremos ao trabalho de campo para desvendar o contexto da prática do voo livre, associando-o a conhecimentos básicos de referencial, velocidade relativa, dinâmica de fluidos e transmissão de calor. A metodologia de -pesquisa utilizada foi a qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual foram adotadas diferentes formas de registro dos dados (observação, fotos e gravações de áudio). Em contraposição ao ensino da física como uma ciência aplicada à matemática, no qual há, geralmente, a redução dos fenômenos a cálculos dissociados da realidade vivencial dos alunos, a adoção de contexto fora da escola, como laboratório didático, se mostrou promissor para a interação entre os e as estudantes, bem como os demais sujeitos envolvidos no trabalho de campo e, consequentemente, favorecendo aos educandos a oportunidade de desvendar e criticar a realidade, para reconstruí-la com um novo olhar |
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O Contexto da prática de voo livre como laboratório didáticoFísicaCélestin FreinetLaboratório didáticoAula passeioEstudo de casoEnsino de físicaMatemática aplicada à físicaVoo livreTrabalho de campoDidática geralEstudo de casoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMetodologia do ensinoPhysicsCélestin FreinetDidactic laboratoryClass tripCase studyNesta dissertação, procuramos construir respostas para a seguinte questão: qual a contribuição da exploração da realidade como laboratório didático no ensino de física? Para tanto, com fundamentação teórica nas teorias e práticas de Célestin Freinet, propusemos e aplicamos uma sequência didática que adotou o Parque da Cidade (Niterói – RJ) como laboratório didático, para 25 jovens, entre 16 e 19 anos, do 3° ano do Colégio Alzira Bittencourt, escola da rede particular do mesmo município, com o intuito de minimizar a dicotomia existente entre teoria e prática. Assim, recorremos ao trabalho de campo para desvendar o contexto da prática do voo livre, associando-o a conhecimentos básicos de referencial, velocidade relativa, dinâmica de fluidos e transmissão de calor. A metodologia de -pesquisa utilizada foi a qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual foram adotadas diferentes formas de registro dos dados (observação, fotos e gravações de áudio). Em contraposição ao ensino da física como uma ciência aplicada à matemática, no qual há, geralmente, a redução dos fenômenos a cálculos dissociados da realidade vivencial dos alunos, a adoção de contexto fora da escola, como laboratório didático, se mostrou promissor para a interação entre os e as estudantes, bem como os demais sujeitos envolvidos no trabalho de campo e, consequentemente, favorecendo aos educandos a oportunidade de desvendar e criticar a realidade, para reconstruí-la com um novo olharIn this dissertation, we seek to build answers to the following question: what is the contribution of exploring reality as a didactic laboratory in the teaching of physics? Therefore, based on the theoretical basis of Célestin Freinet's theories and practices, we proposed and applied a didactic sequence that adopted Parque da Cidade (Niterói - RJ) as a didactic laboratory, for 25 young people, between 16 and 19 years old, from the 3rd year of Colégio Alzira Bittencourt, a private school in the same municipality, in order to minimize the dichotomy between theory and practice. Thus, we resorted to fieldwork to unravel the context of the practice of free flight, associating it with basic knowledge of referential, relative speed, fluid dynamics and heat transmission. The research methodology used was qualitative, more specifically, a case study, in which different forms of data recording (observation, photos and audio recordings) were adopted. In contrast to the teaching of physics as a science applied to mathematics, in which there is, generally, the reduction of phenomena to calculations dissociated from the students' living reality, the adoption of context outside of school, such as didactic laboratory, proved to be promising for interaction among students, as well as other subjects involved in fieldwork and, consequently, favoring students the opportunity to unveil and criticize reality, to reconstruct with a new look65 f.Almeida, Lúcia da Cruz deOliveira, Luiza Rodrigues deCharret, Iraziet da CunhaSilva, Bruno Nascimento2021-01-21T18:46:17Z2021-01-21T18:46:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Bruno Nascimento. O contexto da prática de voo livre como laboratório didático. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16728http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T16:41:05Zoai:app.uff.br:1/16728Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T16:41:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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