O Contexto da prática de voo livre como laboratório didático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Bruno Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16728
Resumo: Nesta dissertação, procuramos construir respostas para a seguinte questão: qual a contribuição da exploração da realidade como laboratório didático no ensino de física? Para tanto, com fundamentação teórica nas teorias e práticas de Célestin Freinet, propusemos e aplicamos uma sequência didática que adotou o Parque da Cidade (Niterói – RJ) como laboratório didático, para 25 jovens, entre 16 e 19 anos, do 3° ano do Colégio Alzira Bittencourt, escola da rede particular do mesmo município, com o intuito de minimizar a dicotomia existente entre teoria e prática. Assim, recorremos ao trabalho de campo para desvendar o contexto da prática do voo livre, associando-o a conhecimentos básicos de referencial, velocidade relativa, dinâmica de fluidos e transmissão de calor. A metodologia de -pesquisa utilizada foi a qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual foram adotadas diferentes formas de registro dos dados (observação, fotos e gravações de áudio). Em contraposição ao ensino da física como uma ciência aplicada à matemática, no qual há, geralmente, a redução dos fenômenos a cálculos dissociados da realidade vivencial dos alunos, a adoção de contexto fora da escola, como laboratório didático, se mostrou promissor para a interação entre os e as estudantes, bem como os demais sujeitos envolvidos no trabalho de campo e, consequentemente, favorecendo aos educandos a oportunidade de desvendar e criticar a realidade, para reconstruí-la com um novo olhar
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