Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Moreira, Mariana Maia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27961
Resumo: A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam neste PPG. Para isto, torna-se necessário partir de uma visão macro para um olhar micro – conhecer as leis/regimentos em comum a todos os PPGs do Brasil, critérios de avaliação de cursos stricto sensu. Em seguida, compreender como se constroem os regimentos/regulamentos internos do PPG Educação da UFF. A autora inclui-se na investigação mostrando que objeto investigado e pesquisadora se misturam no constante fazer, fazer-se da tese. Utiliza-se como método de investigação a cartografia, portanto, uma investigação feita processualmente, sem saber de início qual seria o produto da tese, dando um caráter de fluidez a esta pesquisa e mostrando que o saber aqui apresentado é micro. Tem como campo de investigação o PPG em Educação da UFF. Escreve-se a partir de experiências, vivências, entrevistas na cartografia, material adquirido no decorrer do processo da investigação. Almeja-se possibilidades outras de pensar a avaliação dentro do campo investigado. Procura-se experienciar com o que os docentes que atuam no PPG Educação da UFF têm a dizer sobre a temática da produção de artigos e a autoavaliação deste PPG. Aos poucos construímos o cenário atual de parte do processo avaliativo do/no PPG de Educação da UFF. Compreende-se que a avaliação da CAPES influencia diretamente na construção dos documentos do Programa. Sendo assim, critérios como credenciamento e recredenciamento de docentes são fruto de discussões em Reuniões de Colegiado previamente embasados em diretrizes de avaliação da CAPES, porém nem sempre se cumpre o que se constrói como documento norteador. Há a necessidade de se pensar coletivamente nos objetivos que o Programa quer almejar a longo prazo, como parte do processo de construção da autoavaliação do PPG. O que se observa é a construção de um documento de autoavaliação pouco conhecido pelos integrantes do PPG e pela própria comunidade como um todo. Com relação ao conceito de produtivismo acadêmico há um consenso, da maior parte dos entrevistados, de que a geração de produtos pelo PPG é necessária, assim, devolve-se à sociedade o conhecimento que foi desenvolvido com dinheiro público. Chama-se à atenção para o conhecimento do documento de recredenciamento do PPG de Educação da UFF, que define a quantidade mínima de produtos em determinados estratos que devem ser publicados durante o quadriênio para permanência do docente no PPG, entendendo que a avaliação não é feita com base na quantidade de produtos e sim na qualidade da produção.
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Utiliza-se como método de investigação a cartografia, portanto, uma investigação feita processualmente, sem saber de início qual seria o produto da tese, dando um caráter de fluidez a esta pesquisa e mostrando que o saber aqui apresentado é micro. Tem como campo de investigação o PPG em Educação da UFF. Escreve-se a partir de experiências, vivências, entrevistas na cartografia, material adquirido no decorrer do processo da investigação. Almeja-se possibilidades outras de pensar a avaliação dentro do campo investigado. Procura-se experienciar com o que os docentes que atuam no PPG Educação da UFF têm a dizer sobre a temática da produção de artigos e a autoavaliação deste PPG. Aos poucos construímos o cenário atual de parte do processo avaliativo do/no PPG de Educação da UFF. Compreende-se que a avaliação da CAPES influencia diretamente na construção dos documentos do Programa. Sendo assim, critérios como credenciamento e recredenciamento de docentes são fruto de discussões em Reuniões de Colegiado previamente embasados em diretrizes de avaliação da CAPES, porém nem sempre se cumpre o que se constrói como documento norteador. Há a necessidade de se pensar coletivamente nos objetivos que o Programa quer almejar a longo prazo, como parte do processo de construção da autoavaliação do PPG. O que se observa é a construção de um documento de autoavaliação pouco conhecido pelos integrantes do PPG e pela própria comunidade como um todo. Com relação ao conceito de produtivismo acadêmico há um consenso, da maior parte dos entrevistados, de que a geração de produtos pelo PPG é necessária, assim, devolve-se à sociedade o conhecimento que foi desenvolvido com dinheiro público. Chama-se à atenção para o conhecimento do documento de recredenciamento do PPG de Educação da UFF, que define a quantidade mínima de produtos em determinados estratos que devem ser publicados durante o quadriênio para permanência do docente no PPG, entendendo que a avaliação não é feita com base na quantidade de produtos e sim na qualidade da produção.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta tesis tiene como objetivo investigar cómo se llevan a cabo los procesos evaluativos – internos y externos – de/en el Programa de Posgrado en Educación de la UFF y cómo estos son influenciados por los sujetos que actúan en este PPG. Para ello, es necesario partir de una visión macro para una visión micro - conocer las leyes/reglamentos comunes a todos los PPG en Brasil, criterios de evaluación del curso stricto sensu. Luego, comprender cómo se construyen las normas/reglamentos internos de PPG Educación de la UFF. La autora se incluye en la investigación, mostrando que el objeto investigado y el investigador se mezclan en la elaboración constante de la tesis. Se utiliza como método de investigación la cartografía, por lo tanto, una investigación hecha procedimentalmente, sin saber de entrada cuál sería el producto de tesis, dándole un carácter de fluidez a esta investigación y mostrando que el conocimiento aquí presentado es micro. Su campo de investigación es el PPG en Educación de la UFF. Está escrito a partir de experiencias, vivencias, entrevistas em la cartografía, material adquirido durante el proceso de investigación. Se vislumbran otras posibilidades de pensar la evaluación dentro del campo investigado. Se busca experimentar lo que los profesores que actúan en el PPG Educación de la UFF tienen que decir sobre el tema de la producción de artículos y la autoevaluación de este PPG. Se entiende que la evaluación de la CAPES influye directamente en la construcción de los documentos del Programa. Por lo tanto, criterios como la acreditación y reacreditación de profesores son el resultado de discusiones en Reuniones Colegiadas previamente basadas en las pautas de evaluación de la CAPES, pero lo que se construye como un documento guía no siempre se cumple. Existe la necesidad de pensar colectivamente los objetivos que el Programa quiere perseguir en el largo plazo, como parte del proceso de construcción de la autoevaluación del PPG. Lo que se observa es la construcción de un documento de autoevaluación poco conocido por los miembros del PPG y por la comunidad en su conjunto. En cuanto al concepto de productivismo académico, existe consenso, por parte de la mayoría de los entrevistados, en que es necesaria la generación de productos por parte del PPG, devolviendo así a la sociedad el conocimiento que se desarrolló con dinero público. Se llama la atención sobre el conocimiento del documento de reacreditación del PPG de Educación de la UFF, que define la cantidad mínima de productos en determinados estratos que deben ser publicados durante el cuatrienio para que el profesor permanezca en el PPG, entendiendo que la evaluación no se realiza en base a la cantidad de productos y sí en la calidad de la producción.161 p.Valentim, Igor Vinicius LimaOliveira, Marcos Marques deGuimarães, Marcelo SennaArcuri, Mariana BeatrizNascimento, Diogo Silva doEvangelista, Simone TorresMoreira, Mariana Maia2023-02-27T13:16:06Z2023-02-27T13:16:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOREIRA, Mariana Maia. Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses. 2023. 161 f. 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