Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18435 |
Resumo: | The use of information technology and its tools had a significant increase in the last decade, especially by the dissemination of information and communication technologies that have become part of our daily life. Despite this fact, most institutions still follow the traditional teaching methods. In the other hand, a teaching methodology known as Online Distance Education is starting to spread as a distinct teaching method, nevertheless there are a few studies about it. The collaborative environments and the Learning Management Systems (LMS), with all their tools, are beginning to be seen as powerful resources in education, not only as distance methods, but also as facilitators of the traditional teaching. This study has focused in the development of the LMS Moodle, with the objective of using it as a Blended Learning system, in Undergraduate and Graduate Degree in Production Engineering at Federal University Fluminense (UFF) and Information Systems Undergraduate at Paraíso University. A case study was conducted, about the difficulties encountered in this development and use, about tools, resources and about the feedback from students and teachers. |
id |
UFF-2_adef10296dadfee2cd74b8e9d068c7f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/18435 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencialEvaluation of using a distance teaching system in the traditional teachingEngenharia de produçãoEducação à distânciaSistemas de gestão de aprendizagemEnsino em EngenhariaSistemas de informaçãoSGCEADEnsino PresencialB-learningDistance learningLearning management systemCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe use of information technology and its tools had a significant increase in the last decade, especially by the dissemination of information and communication technologies that have become part of our daily life. Despite this fact, most institutions still follow the traditional teaching methods. In the other hand, a teaching methodology known as Online Distance Education is starting to spread as a distinct teaching method, nevertheless there are a few studies about it. The collaborative environments and the Learning Management Systems (LMS), with all their tools, are beginning to be seen as powerful resources in education, not only as distance methods, but also as facilitators of the traditional teaching. This study has focused in the development of the LMS Moodle, with the objective of using it as a Blended Learning system, in Undergraduate and Graduate Degree in Production Engineering at Federal University Fluminense (UFF) and Information Systems Undergraduate at Paraíso University. A case study was conducted, about the difficulties encountered in this development and use, about tools, resources and about the feedback from students and teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA utilização da informática e suas ferramentas tiveram um aumento expressivo nesta última década, principalmente pela difusão de tecnologias de informação e comunicação que se tornaram parte do nosso cotidiano. Apesar desse fato, o método de ensino da maior parte das Instituições de Ensino continua seguindo o modelo tradicional. O crescimento no uso da Educação à Distância Online, como método diferenciado de ensino, está se tornando evidente somente agora. Estudos sobre o assunto ainda são pouco abrangentes. Os ambientes colaborativos e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (SGA), com todas as suas ferramentas, começam a se mostrar como poderosos recursos na educação, não só à distância, mas também como facilitadores do ensino presencial. Este estudo visou à implantação do SGA Moodle com este objetivo, na forma de B-Learning, em cursos de Pós Graduação e Graduação em Engenharia de Produção da UFF e Graduação de Sistemas de Informação na Faculdade Paraíso. Foi realizado um estudo de caso, sobre dificuldades encontradas em sua implantação e utilização, nas suas ferramentas, recursos e sobre o feedback tanto de alunos quanto de professores sobre este sistema.Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e TrabalhoBrick, Eduardo SiqueiraCPF:62453751222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773503D5Sant'anna, Annibal ParrachoCPF:09746420704ttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3Souza Filho, Romir Soares deCPF:61480720682http://lattes.cnpq.br/4418808456465519Carvalho, Fabrício Lopes de Souza2021-03-10T20:44:34Z2009-07-102021-03-10T20:44:34Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18435porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:34Zoai:app.uff.br:1/18435Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial Evaluation of using a distance teaching system in the traditional teaching |
title |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
spellingShingle |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial Carvalho, Fabrício Lopes de Souza Engenharia de produção Educação à distância Sistemas de gestão de aprendizagem Ensino em Engenharia Sistemas de informação SGC EAD Ensino Presencial B-learning Distance learning Learning management system CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
title_full |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
title_fullStr |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
title_sort |
Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial |
author |
Carvalho, Fabrício Lopes de Souza |
author_facet |
Carvalho, Fabrício Lopes de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brick, Eduardo Siqueira CPF:62453751222 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773503D5 Sant'anna, Annibal Parracho CPF:09746420704 ttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3 Souza Filho, Romir Soares de CPF:61480720682 http://lattes.cnpq.br/4418808456465519 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fabrício Lopes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação à distância Sistemas de gestão de aprendizagem Ensino em Engenharia Sistemas de informação SGC EAD Ensino Presencial B-learning Distance learning Learning management system CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
Engenharia de produção Educação à distância Sistemas de gestão de aprendizagem Ensino em Engenharia Sistemas de informação SGC EAD Ensino Presencial B-learning Distance learning Learning management system CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
The use of information technology and its tools had a significant increase in the last decade, especially by the dissemination of information and communication technologies that have become part of our daily life. Despite this fact, most institutions still follow the traditional teaching methods. In the other hand, a teaching methodology known as Online Distance Education is starting to spread as a distinct teaching method, nevertheless there are a few studies about it. The collaborative environments and the Learning Management Systems (LMS), with all their tools, are beginning to be seen as powerful resources in education, not only as distance methods, but also as facilitators of the traditional teaching. This study has focused in the development of the LMS Moodle, with the objective of using it as a Blended Learning system, in Undergraduate and Graduate Degree in Production Engineering at Federal University Fluminense (UFF) and Information Systems Undergraduate at Paraíso University. A case study was conducted, about the difficulties encountered in this development and use, about tools, resources and about the feedback from students and teachers. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-10 2009-07-10 2021-03-10T20:44:34Z 2021-03-10T20:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18435 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038179399761920 |