Um método de iluminação global aproximada para ambientes complexos baseado em radiosidade e decomposição célula-portal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Barbosa, Ildenir da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Computação
Computação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
GPU
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18255
Resumo: This work propose a technique of global illumination that is able to simulate, at run-time, the light transport of perfect diffuse surfaces in complexes scenes with high degrees of occlusion. The method combines a culling strategy known as cell-portal decomposition with the computation of the scene radiosity in graphics hardware, exploring the parallelism provided by modern GPUs. The algorithm starts with a cell-portal decomposition of the scene where the light transport simulation is supposed to be computed.The portal of each cell is attached to a source of artificial light with the same geometry. This source of artificial light represents the radiosity emmited by a cell incident to an adjacent cell. Then, a synchronization step is run on the artificial light sources so that the radiosity of a cell reaches the adjacent cell. Finally, the scene is rendered based on the results obtained and a new syncronization step is started. As more steps are performed, the computed radiosity of the scene becomes more accurate.
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spelling Um método de iluminação global aproximada para ambientes complexos baseado em radiosidade e decomposição célula-portalComputaçãoRadiosidadeDecomposição célula-portalGPUComputer scienceRadiosityCell-portal decompositionGPUCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis work propose a technique of global illumination that is able to simulate, at run-time, the light transport of perfect diffuse surfaces in complexes scenes with high degrees of occlusion. The method combines a culling strategy known as cell-portal decomposition with the computation of the scene radiosity in graphics hardware, exploring the parallelism provided by modern GPUs. The algorithm starts with a cell-portal decomposition of the scene where the light transport simulation is supposed to be computed.The portal of each cell is attached to a source of artificial light with the same geometry. This source of artificial light represents the radiosity emmited by a cell incident to an adjacent cell. Then, a synchronization step is run on the artificial light sources so that the radiosity of a cell reaches the adjacent cell. Finally, the scene is rendered based on the results obtained and a new syncronization step is started. As more steps are performed, the computed radiosity of the scene becomes more accurate.O presente trabalho propõe uma técnica de iluminação global capaz de simular, em tempo de execução, o transporte de luz para superfícies perfeitamente difusas em cenas complexas, com alto grau de oclusão. O método proposto combina uma estratégia de culling conhecida como decomposição cell-portal (céluas-portais) com o cálculo da radiosidade em hardware gráfico, explorando o alto grau de paralelismo disponibilizado pelas modernas arquiteturas de GPU. O algoritmo inicia com uma decomposição cell-portal da cena na qual deseja-se simular o transporte de luz. A cada portal da célula anexamos uma fonte de luz com mesma geometria. Essa fonte de luz artificial representa a radiosidade emitida por uma célula incidente a célula adjacente. A cada passo da simulação, executa-se o algoritmo de radiosdade em cada célula isoladamente. Em seguida,um passo de sincronização é executado nas fontes artificiais de modo que a radiosidade de uma célula chegue na célula adjacente. Então, a cena é renderizada a partir do resultado obtido e um novo passo de sincronização é realizado. A medida que mais passos são realizados, a iluminação da cena fica mais acuradaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoComputaçãoMontenegro, Anselmo AntunesCPF:37768904222http://lattes.cnpq.br/3518240071127311Clua, Esteban Walter GonzalezCPF:30457908122http://lattes.cnpq.br/4791589931798048Gattas, MarceloCPF:52915995122Barbosa, Ildenir da Costa2021-03-10T20:44:02Z2009-03-042021-03-10T20:44:02Z2008-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18255porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:02Zoai:app.uff.br:1/18255Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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