O hipertexto multissemiótico como ferramenta na disciplina de língua portuguesa: um novo paradigma de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Garcia, Douglas Parreira Braga
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27778
Resumo: Na contemporaneidade, em uma sociedade marcada pelo uso crescente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), em que há uma acentuada troca de informações e grande conectividade, com a intenção de obter uma rápida e ampla construção de conhecimentos dotados de sentido para o leitor, esta pesquisa apresenta o hipertexto (compreendido aqui como uma forma de leitura e escrita não linear no meio virtual, ligado a hiperlinks que dialogam com vários tipos de linguagens) como objeto de estudo. Propõe-se investigar como o uso do hipertexto pode influenciar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, mais especificamente o ensino de redação. Para tanto, considera-se uma sequência de informações para que o aluno atinja com excelência as habilidades e competências exigidas na produção do texto dissertativo-argumentativo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atenta-se, também, para a relação entre o hipertexto e a multissemiose na composição de diversos subsídios sígnicos e sensoriais por tratar-se de um espaço não-hierarquizado de leitura e escrita cujos limites são indefinidos. A proposta para esta investigação seguiu três caminhos: a pesquisa bibliográfica constitui-se na análise crítica de publicações acadêmico-científicas. Objetivou-se desenvolver um hipertexto multissemiótico criado por meio da plataforma Blogger, intitulado Blog do Professor Douglas Parreira, para apoiar o ensino e a aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio regular com informações interligadas por vários hiperlinks e semioses e um estudo de caso qualiquantitativo em que um grupo de alunos produziu redações tanto a partir do auxílio do hipertexto quanto com métodos tradicionais (impresso) com o intuito de comparar qual método gerava mais eficácia para, assim, verificar a funcionalidade do hipertexto e sua contribuição para o ensino da disciplina. Observou-se, nesta pesquisa, que, para uma aprendizagem mais eficiente, rápida e dinâmica, o hipertexto foi importante para a construção de conhecimento e sentido na hora da leitura e produção, por sua versatilidade e interatividade, aproximando, assim, à realidade dos leitores, já que a tecnologia da informática se encontra muito presente entre os jovens, tornando a compreensão mais significativa e atraente, logo a criação do hipertexto contribui para que o ensino de língua materna seja atendido com mais eficácia no âmbito da educação brasileira. Constatou-se, ainda, que os alunos, ao terem contato com o hipertexto, tiveram maior facilidade em aprender e chegar a um resultado no que diz respeito ao processo de compreensão e de ensino e aprendizagem para a produção do texto dissertativo-argumentativo. Por fim, foi aplicado um questionário para aferir a percepção dos alunos sobre o uso do hipertexto e dos métodos tradicionais. Os alunos optaram pelo primeiro método.
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spelling O hipertexto multissemiótico como ferramenta na disciplina de língua portuguesa: um novo paradigma de ensino e aprendizagemTecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs)RedaçãoHipertextoEnsinoDigital Information and Communication Technologies (TDICs)WritingHypertextNa contemporaneidade, em uma sociedade marcada pelo uso crescente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), em que há uma acentuada troca de informações e grande conectividade, com a intenção de obter uma rápida e ampla construção de conhecimentos dotados de sentido para o leitor, esta pesquisa apresenta o hipertexto (compreendido aqui como uma forma de leitura e escrita não linear no meio virtual, ligado a hiperlinks que dialogam com vários tipos de linguagens) como objeto de estudo. Propõe-se investigar como o uso do hipertexto pode influenciar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, mais especificamente o ensino de redação. Para tanto, considera-se uma sequência de informações para que o aluno atinja com excelência as habilidades e competências exigidas na produção do texto dissertativo-argumentativo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atenta-se, também, para a relação entre o hipertexto e a multissemiose na composição de diversos subsídios sígnicos e sensoriais por tratar-se de um espaço não-hierarquizado de leitura e escrita cujos limites são indefinidos. A proposta para esta investigação seguiu três caminhos: a pesquisa bibliográfica constitui-se na análise crítica de publicações acadêmico-científicas. Objetivou-se desenvolver um hipertexto multissemiótico criado por meio da plataforma Blogger, intitulado Blog do Professor Douglas Parreira, para apoiar o ensino e a aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio regular com informações interligadas por vários hiperlinks e semioses e um estudo de caso qualiquantitativo em que um grupo de alunos produziu redações tanto a partir do auxílio do hipertexto quanto com métodos tradicionais (impresso) com o intuito de comparar qual método gerava mais eficácia para, assim, verificar a funcionalidade do hipertexto e sua contribuição para o ensino da disciplina. Observou-se, nesta pesquisa, que, para uma aprendizagem mais eficiente, rápida e dinâmica, o hipertexto foi importante para a construção de conhecimento e sentido na hora da leitura e produção, por sua versatilidade e interatividade, aproximando, assim, à realidade dos leitores, já que a tecnologia da informática se encontra muito presente entre os jovens, tornando a compreensão mais significativa e atraente, logo a criação do hipertexto contribui para que o ensino de língua materna seja atendido com mais eficácia no âmbito da educação brasileira. Constatou-se, ainda, que os alunos, ao terem contato com o hipertexto, tiveram maior facilidade em aprender e chegar a um resultado no que diz respeito ao processo de compreensão e de ensino e aprendizagem para a produção do texto dissertativo-argumentativo. Por fim, foi aplicado um questionário para aferir a percepção dos alunos sobre o uso do hipertexto e dos métodos tradicionais. Os alunos optaram pelo primeiro método.In contemporary times, in a society marked by the growing use of digital information and communication technologies (DICTs), in which there is a marked exchange of information and great connectivity, in order to obtain a rapid and broad construction of knowledge endowed with meaning for the reader. This research presents hypertext (understood here as a form of non-linear writing and reading in the virtual environment, linked to hyperlinks that dialogue with various types of languages) as an object of study. It is proposed here to investigate how the use of hypertext can influence and improve the teaching-learning process of Portuguese, more specifically the teaching of writing. Therefore, a series of information is considered for the student to achieve with excellence the skills and competences required in the production of the argumentative-essay text of the National High School Exam (Enem) test. Attention is also paid to the relationship between hypertext and multisemiosis in the composition of different sign and sensorial contributions, as it is a non-hierarchical space for reading and writing whose limits are undefined. The proposal for this investigation followed two paths: the bibliographic research constitutes the critical analysis of academic-scientific publications. The objective is to develop a multisemiotic hypertext created through the Blogger platform entitled Blogger by Professor Douglas Parreira, to support teaching and learning, providing third-year regular high school students who were willing to participate with information interconnected by various hyperlinks and semiosis to In order for the participants to have access to information in a diversified and dynamic way, a group composed of third year students of regular high school produced essays with base texts with the help of hypertext, and also produced with traditional methods, that is, the base texts in printed sheets, in order to compare which method generates more effectiveness and verify the functionality of the hypertext and its contribution to the teaching of writing. It was observed, in this research, that for a more efficient, fast and dynamic learning, the hypertext was important for the construction of knowledge and meaning at the time of reading and production, due to its versatility and interactivity, thus approaching the reality of the readers. , since computer technology is very present among young people, making understanding more meaningful and attractive, so the creation of hypertext contributes to more effectively teaching the mother tongue in the context of Brazilian education. It was also found that students, when they had contact with the hypertext, had greater ease in learning and reaching a result with regard to the process of understanding and teaching and learning for the production of the argumentative-essay text, and finally A questionnaire was also applied to assess students' perceptions of the use of hypertext and traditional methods, which the more positive results for teaching and learning through hypertext than with traditional methods.109 f.Gomes, Georgia Regina RodriguesMello, Maristela Barenco Corrêa deBedim, Juçara Gonçalves LimaGarcia, Douglas Parreira Braga2023-02-01T18:13:07Z2023-02-01T18:13:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27778CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T18:13:10Zoai:app.uff.br:1/27778Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-01T18:13:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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