Compartilhamento do conhecimento funcional em uma intituição federal de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalização
Ano de defesa: | 2018 |
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Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12758 |
Resumo: | Na chamada era do conhecimento, a informação é considerada de extrema importância para a gestão estratégica das organizações de uma maneira geral. Em especial, as instituições de ensino têm refletido sobre quais ferramentas e modelos de gestão do conhecimento elas podem desenvolver para cumprir, com sucesso, os objetivos para os quais foram criadas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas de gestão ligadas ao conhecimento organizacional com base nas atividades sugeridas pelo modelo socialização, externalização, colaboração e internalização, propondo sugestões de melhorias na gestão do conhecimento implantada na instituição pesquisada. Esta pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema da gestão do conhecimento, além de gestão estratégica, conhecimento organizacional, capital intelectual e processo de gestão. São definidos como sujeitos da pesquisa os servidores técnicos administrativos da instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativa. Identificou-se que a instituição possui uma diretoria de gestão do conhecimento recém-criada, que necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI (Socialização, externalização, colaboração e internalização). Verificou-se que os métodos que propiciem em uma maior integração entre os servidores possuem maior eficiência no compartilhamento do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento das atividades de gestão e com isso gerir melhor o capital intelectual que a instituição possui por meio da melhor utilização de ferramentas de compartilhamento, visando a excelência dos seus serviços e desenvolvimento institucional. |
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Compartilhamento do conhecimento funcional em uma intituição federal de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalizaçãoSharing of functional knowledge in a federal institution of teaching: a proposal for the use of the model socialization, externalization, collaboration and internalizationGestão do conhecimentoModelos de gestãoModelo socializaçãoExternalização,Colaboração e internalizaçãoInstituição pública de ensinoGestão do conhecimentoInstituição de ensino superiorAuditoriaAdministração públicaKnowledge managementManagement modelsSocializationExternalizationCollaboration and internalization model.Na chamada era do conhecimento, a informação é considerada de extrema importância para a gestão estratégica das organizações de uma maneira geral. Em especial, as instituições de ensino têm refletido sobre quais ferramentas e modelos de gestão do conhecimento elas podem desenvolver para cumprir, com sucesso, os objetivos para os quais foram criadas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas de gestão ligadas ao conhecimento organizacional com base nas atividades sugeridas pelo modelo socialização, externalização, colaboração e internalização, propondo sugestões de melhorias na gestão do conhecimento implantada na instituição pesquisada. Esta pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema da gestão do conhecimento, além de gestão estratégica, conhecimento organizacional, capital intelectual e processo de gestão. São definidos como sujeitos da pesquisa os servidores técnicos administrativos da instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativa. Identificou-se que a instituição possui uma diretoria de gestão do conhecimento recém-criada, que necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI (Socialização, externalização, colaboração e internalização). Verificou-se que os métodos que propiciem em uma maior integração entre os servidores possuem maior eficiência no compartilhamento do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento das atividades de gestão e com isso gerir melhor o capital intelectual que a instituição possui por meio da melhor utilização de ferramentas de compartilhamento, visando a excelência dos seus serviços e desenvolvimento institucional.In the so-called knowledge age, information is considered of extreme importance for the strategic management of organizations in general. In particular, educational institutions have reflected on what tools and models of knowledge management they can develop to successfully fulfill the objectives for which they were created. The objective of the present research was to analyze management practices related to organizational knowledge based on the activities suggested by the socialization, outsourcing, collaboration and internalization model, proposing suggestions for improvements in knowledge management implemented in the researched institution. This research has a theoretical background supported by the main authors related to the subject of knowledge management, besides strategic management, organizational knowledge, intellectual capital and management process. The technical administrative servers of the public educational institution are defined as research subjects. This is an exploratory research of a qualitative and quantitative nature. It was identified that the institution has a newly created knowledge management board, which needs improvements in some stages of knowledge conversion according to the SECI model (Socialization, outsourcing, collaboration and internalization). It was verified that the methods that allow greater integration among the servers have a greater efficiency in the sharing of knowledge It is hoped that the results of this study may contribute to the improvement of management activities and thereby better manage the intellectual capital that the institution possesses through the best use of sharing tools, aiming at the excellence of its services and institutional development.96 f.NiteróiCosta, Stella Regina Reis daSalles, Mara TellesRezende, Maristela de CastroAzeredo, Marcela Ferreira2020-02-03T15:25:13Z2020-02-03T15:25:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEREDO, Marcela Ferreira. O compartilhamento do conhecimento funcional em uma instituição pública de ensino: uma proposta de utilização do modelo socialização, externalização, colaboração e internalização. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia. Niterói, 2018https://app.uff.br/riuff/handle/1/12758Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:00Zoai:app.uff.br:1/12758Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Na chamada era do conhecimento, a informação é considerada de extrema importância para a gestão estratégica das organizações de uma maneira geral. Em especial, as instituições de ensino têm refletido sobre quais ferramentas e modelos de gestão do conhecimento elas podem desenvolver para cumprir, com sucesso, os objetivos para os quais foram criadas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas de gestão ligadas ao conhecimento organizacional com base nas atividades sugeridas pelo modelo socialização, externalização, colaboração e internalização, propondo sugestões de melhorias na gestão do conhecimento implantada na instituição pesquisada. Esta pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema da gestão do conhecimento, além de gestão estratégica, conhecimento organizacional, capital intelectual e processo de gestão. São definidos como sujeitos da pesquisa os servidores técnicos administrativos da instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativa. Identificou-se que a instituição possui uma diretoria de gestão do conhecimento recém-criada, que necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI (Socialização, externalização, colaboração e internalização). Verificou-se que os métodos que propiciem em uma maior integração entre os servidores possuem maior eficiência no compartilhamento do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento das atividades de gestão e com isso gerir melhor o capital intelectual que a instituição possui por meio da melhor utilização de ferramentas de compartilhamento, visando a excelência dos seus serviços e desenvolvimento institucional. |
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