Desafios da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar durante a pandemia da civid-19 em um município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Missias, Karina Coutinho da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26211
Resumo: A pandemia da Covid-19 começou com uma crise na saúde e se tornou uma crise alimentar para milhões de pessoas, trazendo impactos como a suspensão das aulas presenciais para cerca de 370 milhões de escolares no mundo, os quais deixaram de receber refeições no ambiente escolar. No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atendeu aos escolares por meio de Kits de alimentos, em caráter excepcional, a fim de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Este estudo teve por objetivo analisar os desafios da execução do PNAE durante a Pandemia da Covid-19 em um município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quali-quantitativa, onde foi verificada a execução do programa no primeiro ano da pandemia. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas para verificação das seguintes questões: (I) Atendimento das diretrizes do PNAE e dos critérios da legislação vigente para elaboração do Kit alimentar; (II) Atuação dos órgãos de controle responsáveis pela execução do PNAE durante a pandemia; (III) Concepção de atores do PNAE quanto aos desafios na execução do programa durante a pandemia. As entrevistas foram realizadas por telefone, por meio de um roteiro semiestruturado, com a nutricionista Responsável Técnica, um membro representante do Conselho de Alimentação Escolar e diretores escolares do município. As variáveis quantitativas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense sob o número do parecer 35908720.9.0000.5626. Verificou-se que o atendimento aos escolares ocorreu sob intervenção judicial; a oferta dos kits não atendeu as dimensões da SAN; não houve aquisição de itens da agricultura familiar; os órgãos de controle não garantiram o cumprimento das diretrizes do PNAE; sob a ótica dos atores, a alimentação ficou dependente do acesso à internet para boa parte dos escolares e a aceitação do kit foi boa, embora insuficiente. Os resultados indicaram a necessidade de ajustes na execução do PNAE para garantir a SAN aos escolares, principalmente, em contextos de pandemia.
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Este estudo teve por objetivo analisar os desafios da execução do PNAE durante a Pandemia da Covid-19 em um município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quali-quantitativa, onde foi verificada a execução do programa no primeiro ano da pandemia. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas para verificação das seguintes questões: (I) Atendimento das diretrizes do PNAE e dos critérios da legislação vigente para elaboração do Kit alimentar; (II) Atuação dos órgãos de controle responsáveis pela execução do PNAE durante a pandemia; (III) Concepção de atores do PNAE quanto aos desafios na execução do programa durante a pandemia. As entrevistas foram realizadas por telefone, por meio de um roteiro semiestruturado, com a nutricionista Responsável Técnica, um membro representante do Conselho de Alimentação Escolar e diretores escolares do município. As variáveis quantitativas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense sob o número do parecer 35908720.9.0000.5626. Verificou-se que o atendimento aos escolares ocorreu sob intervenção judicial; a oferta dos kits não atendeu as dimensões da SAN; não houve aquisição de itens da agricultura familiar; os órgãos de controle não garantiram o cumprimento das diretrizes do PNAE; sob a ótica dos atores, a alimentação ficou dependente do acesso à internet para boa parte dos escolares e a aceitação do kit foi boa, embora insuficiente. Os resultados indicaram a necessidade de ajustes na execução do PNAE para garantir a SAN aos escolares, principalmente, em contextos de pandemia.The Covid-19 pandemic began with a health crisis and became a food crisis for millions of people, bringing impacts such as the suspension of face-to-face classes for some 370 million schoolchildren worldwide, who stopped receiving meals in the school environment. In Brazil, the National School Feeding Program (PNAE) assisted students through food kits, in an exceptional way, in order to ensure Food and Nutritional Security (SAN). This study aimed to analyze the challenges of the implementation of the PNAE during the Covid-19 Pandemic in a municipality of Rio de Janeiro. This is a cross-sectional, descriptive study of a quali-quantitative approach, where the implementation of the program was verified in the first year of the pandemic. Data were collected through documentary research and interviews to verify the following questions: (I) Compliance with the PNAE guidelines and the criteria of the current legislation for the preparation of the food kit; (II) Action of the control bodies responsible for the execution of the PNAE during the pandemic; (III) Conception of PNAE actors regarding the challenges in the implementation of the program during the pandemic. The interviews were conducted by telephone, through a semi-structured script, with the Responsible Technical Nutritionist, a representative member of the School Feeding Council and school principals of the municipality. Quantitative variables were analyzed using descriptive statistics. The interviews were analyzed using the content analysis technique. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Fluminense Federal University under the opinion number 35908720.9.0000.5626. The results show that the care to the students occurred under judicial intervention; the offer of kits did not meet the dimensions of the SAN; the offer of the kits happened during four months and under the absence of family farming items; the control agencies did not guarantee compliance with the PNAE guidelines, from the point of view of the actors, food was dependent on internet access for most of the students and the acceptance of the Kit was good, although insufficient. The results indicated the need for adjustments in the execution of the PNAE to guarantee the ANS to the students, primarily, in pandemic contexts.99 f.Henriques, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/6889568909022390Soares, Daniele da Silva Bastoshttp://lattes.cnpq.br/1163585343443325http://lattes.cnpq.br/4859987298609053Missias, Karina Coutinho da Silva2022-09-06T15:27:19Z2022-09-06T15:27:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMISSIAS, Karina Coutinho da Silva. Desafios da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar durante a pandemia da civid-19 em um município do Rio de Janeiro. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição. Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal Fluminense, Niterpói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/26211CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-06T15:27:23Zoai:app.uff.br:1/26211Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-06T15:27:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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