Violência escolar: desafios à formação docente e à educação inclusiva na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Tania Coelho de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21620
Resumo: Esta dissertação de mestrado em educação é parte integrante do Projeto de Pesquisa, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), "Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", desenvolvido nas escolas em Niterói (RJ), sob a chancela da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com a coordenação da Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa em âmbito regional. A coordenação nacional e internacional, é do Prof. Dr. José Leon Crochick, da Universidade de São Paulo, contando com a participação de pesquisadoras(es) de Universidades brasileiras, distribuídas pelas diversas regiões do País, contando também com a participação de pesquisadoras(es) de Universidades da Argentina, Espanha, México e Portugal. Tem por problema a violência manifestada contra estudantes com deficiência e os desafios postos à formação docente e à educação inclusiva na escola pública na contemporaneidade. O contexto no qual se insere o presente trabalho leva em consideração que o silenciamento das vozes e dos corpos foi historicamente imposto às pessoas com deficiência na sociedade burguesa, na qual impera a lógica da produção e do capital em detrimento da valorização da vida humana. Isso gerou - e continua gerando - a violência em suas múltiplas manifestações, como o preconceito e o bullying, contra essas pessoas submetidas à permanente situação de vulnerabilidade. Com os movimentos em prol da educação inclusiva, verifica-se a necessidade de identificar as causas da violência e sua manifestação na escola. Portanto, este estudo tem por objetivos identificar as causas da violência manifestada contra estudantes em situação de inclusão matriculados na Escola Estadual Henrique Lage, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), lócus deste estudo; e analisar a formação dos professores, bem como suas atitudes frente à violência e à inclusão escolar. O referencial teórico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade, tendo sido realizado entrevistas com os estudantes com deficiência e professores, para conhecer suas experiências relacionadas à manifestação da violência e à educação inclusiva no cotidiano escolar. Como resultados deste estudo, constatamos que não são os estudantes em situação de inclusão que mais sofrem com o preconceito e o bullying, mas os estudantes com características específicas (uso de óculos, sobrepeso, dentre outras), socialmente considerados desfavorecidos e/ou vulneráveis
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A coordenação nacional e internacional, é do Prof. Dr. José Leon Crochick, da Universidade de São Paulo, contando com a participação de pesquisadoras(es) de Universidades brasileiras, distribuídas pelas diversas regiões do País, contando também com a participação de pesquisadoras(es) de Universidades da Argentina, Espanha, México e Portugal. Tem por problema a violência manifestada contra estudantes com deficiência e os desafios postos à formação docente e à educação inclusiva na escola pública na contemporaneidade. O contexto no qual se insere o presente trabalho leva em consideração que o silenciamento das vozes e dos corpos foi historicamente imposto às pessoas com deficiência na sociedade burguesa, na qual impera a lógica da produção e do capital em detrimento da valorização da vida humana. Isso gerou - e continua gerando - a violência em suas múltiplas manifestações, como o preconceito e o bullying, contra essas pessoas submetidas à permanente situação de vulnerabilidade. Com os movimentos em prol da educação inclusiva, verifica-se a necessidade de identificar as causas da violência e sua manifestação na escola. Portanto, este estudo tem por objetivos identificar as causas da violência manifestada contra estudantes em situação de inclusão matriculados na Escola Estadual Henrique Lage, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), lócus deste estudo; e analisar a formação dos professores, bem como suas atitudes frente à violência e à inclusão escolar. O referencial teórico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade, tendo sido realizado entrevistas com os estudantes com deficiência e professores, para conhecer suas experiências relacionadas à manifestação da violência e à educação inclusiva no cotidiano escolar. Como resultados deste estudo, constatamos que não são os estudantes em situação de inclusão que mais sofrem com o preconceito e o bullying, mas os estudantes com características específicas (uso de óculos, sobrepeso, dentre outras), socialmente considerados desfavorecidos e/ou vulneráveisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThis master's thesis in education is an integral part of the Research Project, supported by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), "School violence: discrimination, bullying and responsibility", developed in schools in Niterói (RJ), under the seal from Universidade Federal Fluminense (UFF) and with the coordination of Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa at the regional level. National and international coordination is by Prof. Dr. José Leon Crochick, from the University of São Paulo, with the participation of researchers (s) from Brazilian Universities, spread across the different regions of the Country, also with the participation of researchers (s) from Universities in Argentina, Spain, Mexico and Portugal. Its problem is the violence manifested against students with disabilities and the challenges posed to teacher formation and inclusive education in public schools today. The context in which the present work is inserted takes into account that the silencing of voices and bodies has historically been imposed on people with disabilities in bourgeois society, in which the logic of production and capital prevails at the expense of valuing human life. This generated - and continues to generate - violence in its multiple manifestations, such as prejudice and bullying, against these people subjected to a permanent situation of vulnerability. With movements in favor of inclusive education, there is a need to identify the causes of violence and its manifestation at school. Therefore, this study aims to identify the causes of violence manifested against students in situations of inclusion enrolled at the Henrique Lage State School, from the Technical School Support Foundation (FAETEC), the locus of this study; and to analyze the training of teachers, as well as their attitudes towards violence and school inclusion. The theoretical framework adopted was the Critical Theory of Society, with interviews with students with disabilities and teachers, in order to learn about their experiences related to the manifestation of violence and inclusive education in school daily life. As a result of this study, we found that it is not students in situations of inclusion who suffer most from prejudice and bullying, but students with specific characteristics (wearing glasses, overweight, among others), socially considered disadvantaged and / or vulnerable94 f.Costa, Valdelúcia Alves daMeireles, Rosana Maria do Prado LuzChaves, Iduina Mont’AlverneSouza, Tania Coelho de2021-04-06T18:22:32Z2021-04-06T18:22:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Tania Coelho de. Violência escolar: desafios à formação docente e à educação inclusiva na contemporaneidade. 2020. 94 f. 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