A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27260 |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de melhor entender os três eixos principais do gênero operístico infantil – música, texto e encenação – busca-se refletir sobre o que vem a ser a ópera para crianças em seus aspectos dramatúrgicos, poéticos e simbólicos por meio do estudo de experiências multidisciplinares. A pesquisa apoia-se no seguinte referencial teórico: Antropologia do Imaginário, de Gaston Bachelard (2018) e de Gilbert Durand (2012); Antropologia da Complexidade, de Edgar Morin (2002); Pesquisa Narrativa, de Iduína Chaves (1999); além do aporte de Campbell (1990), Freire (1996), Larrosa (2013), entre outros. Este estudo visa, ainda, servir como futuro suporte pedagógico para a sensibilização e formação de alunos, pais, professores e novos públicos. |
id |
UFF-2_c00178893ce4ceeef8bd2d2bbb278441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27260 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismoDramaturgiaÓpera infantilImaginárioCulturaSimbologiasDramaturgiaÓperaCriançaCulturaImaginárioDramaturgyChildren's OperaImaginaryCultureSymbologyEssa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de melhor entender os três eixos principais do gênero operístico infantil – música, texto e encenação – busca-se refletir sobre o que vem a ser a ópera para crianças em seus aspectos dramatúrgicos, poéticos e simbólicos por meio do estudo de experiências multidisciplinares. A pesquisa apoia-se no seguinte referencial teórico: Antropologia do Imaginário, de Gaston Bachelard (2018) e de Gilbert Durand (2012); Antropologia da Complexidade, de Edgar Morin (2002); Pesquisa Narrativa, de Iduína Chaves (1999); além do aporte de Campbell (1990), Freire (1996), Larrosa (2013), entre outros. Este estudo visa, ainda, servir como futuro suporte pedagógico para a sensibilização e formação de alunos, pais, professores e novos públicos.In this dissertation I aim to study and understand the multiple aspects of dramaturgy in children’s opera, as an unpopular and barely explored contemporary genre in Brazil. To understand its three main modes of expressions – music, literature and visual – I reflect on drama, poetry, and symbolism as relevant aspects of this multivalent art form. The theoretical approach is based on the framework by Gilbert Durand’s (2012) and Gaston Bachelard’s (2018) anthropology of the imaginary; Edgar Morin’s (2002) paradigm of complexity and Iduína Chaves’ (1999) narrative research. My conclusion upon the investigation also echoes the following authors among others: Campbell (1990), Freire (1996) and Larrosa (2013). In addition, this study intends to contribute as a useful pedagogical support on enlightenment and training for students, parents, teachers, or new audiences.111 p.Chaves, Iduína Edith Mont’Alverne BraunLobão, Flávia LopesLuz, Cristina Rego Monteiro daOliveira, Jacyan Castilho deAcioli, Karen Azevedo2022-12-14T14:29:10Z2022-12-14T14:29:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfACIOLI, Karen de Azevedo. A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27260CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-14T14:29:14Zoai:app.uff.br:1/27260Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-14T14:29:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
title |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
spellingShingle |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo Acioli, Karen Azevedo Dramaturgia Ópera infantil Imaginário Cultura Simbologias Dramaturgia Ópera Criança Cultura Imaginário Dramaturgy Children's Opera Imaginary Culture Symbology |
title_short |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
title_full |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
title_fullStr |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
title_full_unstemmed |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
title_sort |
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo |
author |
Acioli, Karen Azevedo |
author_facet |
Acioli, Karen Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaves, Iduína Edith Mont’Alverne Braun Lobão, Flávia Lopes Luz, Cristina Rego Monteiro da Oliveira, Jacyan Castilho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acioli, Karen Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia Ópera infantil Imaginário Cultura Simbologias Dramaturgia Ópera Criança Cultura Imaginário Dramaturgy Children's Opera Imaginary Culture Symbology |
topic |
Dramaturgia Ópera infantil Imaginário Cultura Simbologias Dramaturgia Ópera Criança Cultura Imaginário Dramaturgy Children's Opera Imaginary Culture Symbology |
description |
Essa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de melhor entender os três eixos principais do gênero operístico infantil – música, texto e encenação – busca-se refletir sobre o que vem a ser a ópera para crianças em seus aspectos dramatúrgicos, poéticos e simbólicos por meio do estudo de experiências multidisciplinares. A pesquisa apoia-se no seguinte referencial teórico: Antropologia do Imaginário, de Gaston Bachelard (2018) e de Gilbert Durand (2012); Antropologia da Complexidade, de Edgar Morin (2002); Pesquisa Narrativa, de Iduína Chaves (1999); além do aporte de Campbell (1990), Freire (1996), Larrosa (2013), entre outros. Este estudo visa, ainda, servir como futuro suporte pedagógico para a sensibilização e formação de alunos, pais, professores e novos públicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T14:29:10Z 2022-12-14T14:29:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ACIOLI, Karen de Azevedo. A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27260 |
identifier_str_mv |
ACIOLI, Karen de Azevedo. A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038102422749184 |