As funções e os efeitos possíveis da leitura em Madame Bovary e L'Elégance du Hérrisson
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | O principal objetivo desta dissertação é apresentar questões relativas às possíveis funções da leitura, à recepção literária e à dimensão dos efeitos produzidos a partir do horizonte de expectativas das personagens leitoras em dois romances da literatura francesa: Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert e L’élégance du hérisson (2006), de Muriel Barbery. A análise interpretativa aqui elaborada busca demonstrar como uma obra do século XIX permanece atual, podendo contribuir e dialogar com um romance contemporâneo. O lugar que os livros ocupam na vida das personagens Emma Bovary, Renée Michel e Paloma Josse representaria, em última instância, uma reflexão acerca do nosso próprio exercício de leitura, trazendo à tona elementos da Estética da Recepção e do Efeito Literário. Nesta pesquisa, é possível verificar que o ato de ler exerce efeitos contrastantes: se no romance de Gustave Flaubert, a leitura está relacionada à perdição, no de Muriel Barbery, ela funcionaria como uma redenção. O exercício de escrita também se faz presente nas mãos de uma das protagonistas, a jovem Paloma. O desfecho trágico nas tramas são relevantes para favorecer a discussão final |
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As funções e os efeitos possíveis da leitura em Madame Bovary e L'Elégance du HérrissonMadame BovaryL’élégance du hérissonLiteratura francesaEstética da RecepçãoEstética do Efeito LiterárioFlaubert, Gustave, 1821-1880 Madame Bovary: crítica e interpretaçãoBarbery, Muriel 1969- L'élégance du hérisson -- crítica e interpretaçãoMadame BovaryL’élégance du hérissonLittérature françaiseEsthétique de la RéceptionEsthétique de l’Effet LittéraireO principal objetivo desta dissertação é apresentar questões relativas às possíveis funções da leitura, à recepção literária e à dimensão dos efeitos produzidos a partir do horizonte de expectativas das personagens leitoras em dois romances da literatura francesa: Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert e L’élégance du hérisson (2006), de Muriel Barbery. A análise interpretativa aqui elaborada busca demonstrar como uma obra do século XIX permanece atual, podendo contribuir e dialogar com um romance contemporâneo. O lugar que os livros ocupam na vida das personagens Emma Bovary, Renée Michel e Paloma Josse representaria, em última instância, uma reflexão acerca do nosso próprio exercício de leitura, trazendo à tona elementos da Estética da Recepção e do Efeito Literário. Nesta pesquisa, é possível verificar que o ato de ler exerce efeitos contrastantes: se no romance de Gustave Flaubert, a leitura está relacionada à perdição, no de Muriel Barbery, ela funcionaria como uma redenção. O exercício de escrita também se faz presente nas mãos de uma das protagonistas, a jovem Paloma. O desfecho trágico nas tramas são relevantes para favorecer a discussão finalLe principal but de ce mémoire est présenter des questions relatives aux fonctions possibles de la lecture, à la réception littéraire et à la dimension des effets produits à partir de l’horizon d’attente des personnages féminins lecteurs dans deux romans de la littérature française: Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert et L’élégance du hérisson (2006), de Muriel Barbery. Le travail d’interprétation ici développé tâche de démontrer comment une oeuvre du XIX ème siècle continue d’être actuelle, pouvant contribuer et communiquer avec un roman contemporain. La place que les livres occupent dans la vie des personnages Emma Bovary, Renée Michel et Paloma Josse représenterait, en dernière instance, une réflexion concernant notre propre exercice de lecture, mettant en relief des éléments de l’Esthétique de la Réception et de l’Effet Littéraire. Dans cette recherche, c’est possible de vérifier que l’acte de lire entraîne des effets contrastants: si dans le roman de Gustave Flaubert, la lecture est liée à la perdition, dans celui de Muriel Barbery, elle fonctionnerait comme un salut. L’exercice de l’écriture se manifeste aussi dans les mains d’une des protagonistes, la jeune Paloma. Le dénouement tragique des intrigues sont remarquables pour inciter la discussion finale99 f.Mello, Maria Elizabeth Chaves deMello, Maria Elizabeth Chaves deFellows, Maria Ruth MachadoMoraes, Stela Maria Sardinha Chagas deAlves, IdaFellows, Maria Ruth MachadoPétin, Florence Garcia2019-06-03T17:17:47Z2019-06-03T17:17:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9757http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T21:20:02Zoai:app.uff.br:1/9757Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-07T21:20:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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