Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gama, Érica Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23710
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.
id UFF-2_d6e8a54a2f69e330ded36f3868831a41
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23710
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisualCasamentoFilme de casamentoVídeo de casamentoRegistro audiovisualGênero audiovisualCasamentoVídeoFilmeArquivo audiovisual.WeddingWedding filmWedding vídeoAudiovisual recordAudiovisual genreEsta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to analyze how wedding films and videos have become a media product with characteristic of sits own, as well as a unique audiovisual genre which we can use to think about the role of media and technologies in the articulation with society's values and rituals. For this purpose, this research investigates the transformations that these products underwent over the years and identifies the main characteristics that make them more than simple recordings of memories, achieving their own status as a media product. We analised a collection of wedding films and videos from the 1920s to the present day, which were exammined both in their aesthetic and narrative aspects. In this sense, we drawed an overview of marriage recordings in Brazil made in film and video. Noticing the lack of studies on the object in the field of Communication, we explore the recordings, which make up the corpus of observation, combining consolidated strategies in audiovisual studies, such as those proposed by Hansen et al. and Mittell, and in the basic configuration of marriage rituals, drawing upon authors such as Peirano, Segalen and Van Gennep. After nearly a hundred years since the first signs of wedding recordings in moving pictures in Brazil, it is possible to identify transformations and continuities in this type of production, resulting from social and technological transformations. Through the different forms of circulation, we reflect on this audiovisual gender as an experience, in constant development and adaptation to market demands. From it, we recognize the productions in three distinct phases, which are not guided by temporality, but by characteristics of each period, with identification of converging and divergent points of each moment, which lead to characteristic elements of the construction of the productions. We highlight the most recent stage and the multiple narrative and aesthetic possibilities built from three main aspects: emotion as a narrative focus, the importance of representing the couple and the producer, and the challenges of an increasingly competitive and demanding market. Finally, we argue that wedding videos constitute an audiovisual genre and a cultural product, which invites new studies on these productions.208f.NiteróiCampanella, BrunoHolzbach, ArianeRoxo, MarcoCaravela, GabrielaLage, Leandrohttp://lattes.cnpq.br/1171236148430438Gama, Érica Ribeiro2021-11-19T21:38:08Z2021-11-19T21:38:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGAMA, Érica Ribeiro. Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual. 2021. 208f.Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23710Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T21:38:08Zoai:app.uff.br:1/23710Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-19T21:38:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
title Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
spellingShingle Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
Gama, Érica Ribeiro
Casamento
Filme de casamento
Vídeo de casamento
Registro audiovisual
Gênero audiovisual
Casamento
Vídeo
Filme
Arquivo audiovisual.
Wedding
Wedding film
Wedding vídeo
Audiovisual record
Audiovisual genre
title_short Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
title_full Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
title_fullStr Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
title_full_unstemmed Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
title_sort Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual
author Gama, Érica Ribeiro
author_facet Gama, Érica Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campanella, Bruno
Holzbach, Ariane
Roxo, Marco
Caravela, Gabriela
Lage, Leandro
http://lattes.cnpq.br/1171236148430438
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Érica Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Casamento
Filme de casamento
Vídeo de casamento
Registro audiovisual
Gênero audiovisual
Casamento
Vídeo
Filme
Arquivo audiovisual.
Wedding
Wedding film
Wedding vídeo
Audiovisual record
Audiovisual genre
topic Casamento
Filme de casamento
Vídeo de casamento
Registro audiovisual
Gênero audiovisual
Casamento
Vídeo
Filme
Arquivo audiovisual.
Wedding
Wedding film
Wedding vídeo
Audiovisual record
Audiovisual genre
description Esta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19T21:38:08Z
2021-11-19T21:38:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAMA, Érica Ribeiro. Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual. 2021. 208f.Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23710
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv GAMA, Érica Ribeiro. Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual. 2021. 208f.Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038211529179136