O que os olhos não vêem... práticas e políticas em educação infantil no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Paula Tatagiba
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31156
Resumo: Partindo do período de redemocratização política, consolidado com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a legislação que a regulamentou, o objeto de estudo deste trabalho é a assunção da educação infantil no sistema municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Considerando a necessidade de conhecimento das políticas públicas implementadas nesse campo, os objetivos desse trabalho são: caracterizar as políticas sociais destinadas às crianças de zero a seis anos implementadas pelo Estado Brasileiro a partir da década de 70; analisar a vinculação das políticas sociais destinadas ao atendimento do pré-escolar, estabelecendo as inter-relações entre Educação e Assistência Social e situar a experiência carioca de educação infantil, destacando as ações desenvolvidas na modalidade Creche. Com metodologia baseada no estudo de caso e análise de conteúdo, foi realizada pesquisa de campo, durante os anos de 2004 e 2005, envolvendo, entre outras atividades, a realização de visitas a dezenove creches públicas. O contato face a face com cerca de 300 profissionais possibilitou a elaboração de análises sobre as repercussões das duas dimensões do trabalho na área: o cuidado e educação
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spelling O que os olhos não vêem... práticas e políticas em educação infantil no Rio de JaneiroInfânciaPolíticas SociaisEducaçãoCrecheEducação pré-escolarRio de Janeiro (RJ)ChildhoodSocial policiesEducationPartindo do período de redemocratização política, consolidado com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a legislação que a regulamentou, o objeto de estudo deste trabalho é a assunção da educação infantil no sistema municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Considerando a necessidade de conhecimento das políticas públicas implementadas nesse campo, os objetivos desse trabalho são: caracterizar as políticas sociais destinadas às crianças de zero a seis anos implementadas pelo Estado Brasileiro a partir da década de 70; analisar a vinculação das políticas sociais destinadas ao atendimento do pré-escolar, estabelecendo as inter-relações entre Educação e Assistência Social e situar a experiência carioca de educação infantil, destacando as ações desenvolvidas na modalidade Creche. Com metodologia baseada no estudo de caso e análise de conteúdo, foi realizada pesquisa de campo, durante os anos de 2004 e 2005, envolvendo, entre outras atividades, a realização de visitas a dezenove creches públicas. O contato face a face com cerca de 300 profissionais possibilitou a elaboração de análises sobre as repercussões das duas dimensões do trabalho na área: o cuidado e educaçãoThe scope of this work is to investigate early childhood education assumed by the local educational system of Rio de Janeiro city since the political re-democratization period, which was consolidated by the promulgation of 1988 Federal Constitution of Brazil and its applicable legislation. In view of the need to learn about the public policies implemented in this field, the aims of the study are: to clarify the social policies established by the Brazilian government since the 1970’s for children aged 0 to 6 years; to analyze the linkage among the social policies directed to attending pre-schooling children, establishing the inter-relations between Education and Social Assistance; and to focus on the experience of Rio de Janeiro city in early childhood education, highlighting the actions development in day nursery modality. Field research for the study was performed between 2004 and 2005, with methodologies based on case study and analysis of contents, involving, among other activities, visits to 19 public day care centers. Personal contacts with nearly 300 professionals allowed for elaborating analyses about the repercussions of both dimensions of the study in this field: care and education260 f.Nunes, Deise Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081D4Arantes, Esther Maria Magalhãeshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788221E0Corsino, Patríciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799862Y8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750307U5Barbosa, Ana Paula Tatagiba2023-11-17T13:09:55Z2023-11-17T13:09:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Ana Paula Tatagiba. O que os olhos não vêem... práticas e políticas em educação infantil no Rio de Janeiro. 2006. 260 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31156CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-17T13:09:59Zoai:app.uff.br:1/31156Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-17T13:09:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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