Avaliação de empresas: estudo de caso de uma empresa do setor Contact Center

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vieira, Guilherme Araujo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29837
Resumo: Calcular o valor de uma empresa é uma tarefa matematicamente simples, contudo, a elaboração dos modelos que embasam esses cálculos é cercada de muitas premissas e suposições, bem como, comparações com outros players do mercado estudado, que, em geral, levam os avaliadores e profissionais da área a uma seara extremamente subjetiva. Como, normalmente, esse tipo de avaliação é demandado por empresas que estão em processos de negociações envolvendo grandes somas financeiras, é normal que esses estudos sejam cercados de grande sigilo. Em outras palavras, quando se fala em Valuation não se tem disponível os detalhes de como se chegou à certos resultados a não ser em um caso muito específico de retiradas de ações da bolsa, pois o laudo da avaliação é exigido pela CVM. Neste trabalho, é feita uma análise dos principais modelos utilizados por avaliadores de empresas através dos laudos de OPAs disponibilizados no site da CVM elencando assim, as principais metodologias utilizadas no mercado brasileiro. Feito esse estudo inicial, este trabalho tem como objetivo evidenciar a subjetividade de forma metodológica através da realização de um estudo de caso com uma Startup do setor de Contact Center utilizando o Método Momentum para elaboração dos cenários prospectivos e a simulação de Monte Carlo para avaliação das probabilidades de resultados. A partir daí é feito o modelo de fluxo de caixa descontado e a comparação por múltiplos com empresas do setor, no Brasil e nos EUA. Desta forma, apresenta-se um incremento no processo de avaliação de empresas que tem como objetivo tratar a subjetividade associada a este processo de forma metodológica
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