Faces do estilo tardio na existência de Gastão Cruz
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | A presente dissertação busca pensar aspectos do Estilo Tardio apontado por Edward Said que estão presentes no último livro de Gastão Cruz, intitulado Existência, publicado nos últimos meses de 2017. Este trabalho entende que o período tardio da vida de um autor pode suscitar questões peculiares à leitura de sua obra, apresentando, antes de serenidade e convergência, questionamentos e problemáticas que podem estar mais evidentes com o passar dos anos. Neste sentido, busca-se pensar, à luz desta última recolha, aspectos mais marcantes da última poética de Gastão em relação a outros momentos de sua obra poética que se consolidou ao longo das últimas décadas, como se a própria poesia do autor construísse uma espécie de narrativa dentro de um tempo e de um espaço que, hoje, em Existência, apresentam-se neste modus tardio |
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Faces do estilo tardio na existência de Gastão CruzGastão CruzPoesia portuguesa contemporâneaEstilo tardioEdward SaidPoesia portuguesaLiteratura portuguesaPortuguese poetryLate styleA presente dissertação busca pensar aspectos do Estilo Tardio apontado por Edward Said que estão presentes no último livro de Gastão Cruz, intitulado Existência, publicado nos últimos meses de 2017. Este trabalho entende que o período tardio da vida de um autor pode suscitar questões peculiares à leitura de sua obra, apresentando, antes de serenidade e convergência, questionamentos e problemáticas que podem estar mais evidentes com o passar dos anos. Neste sentido, busca-se pensar, à luz desta última recolha, aspectos mais marcantes da última poética de Gastão em relação a outros momentos de sua obra poética que se consolidou ao longo das últimas décadas, como se a própria poesia do autor construísse uma espécie de narrativa dentro de um tempo e de um espaço que, hoje, em Existência, apresentam-se neste modus tardioConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe current dissertation covers different aspects of Edward Said’s Late Style in Gastão Cruz’s latest book Existência, which was published in the last months of 2017. The study acknowledges that the latest years in an author’s life may bring peculiar questions to their work, which presents questionings and complex issues instead of serenity and convergence, becoming more evident over the years. Therefore, it analyzes greater aspects of Gastão’s latest work in relation to other moments of his poetic literature that was consolidated over the last decades, as if his own poetry would build a kind of narrative inside a time and space that are presented in Existência through a late modus72f.Maffei, LuisJorge, Sílvio RenatoPoma, PaolaRodrigues, Amanda Damasceno2019-10-21T14:02:02Z2019-10-21T14:02:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11722CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:15:36Zoai:app.uff.br:1/11722Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:15:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente dissertação busca pensar aspectos do Estilo Tardio apontado por Edward Said que estão presentes no último livro de Gastão Cruz, intitulado Existência, publicado nos últimos meses de 2017. Este trabalho entende que o período tardio da vida de um autor pode suscitar questões peculiares à leitura de sua obra, apresentando, antes de serenidade e convergência, questionamentos e problemáticas que podem estar mais evidentes com o passar dos anos. Neste sentido, busca-se pensar, à luz desta última recolha, aspectos mais marcantes da última poética de Gastão em relação a outros momentos de sua obra poética que se consolidou ao longo das últimas décadas, como se a própria poesia do autor construísse uma espécie de narrativa dentro de um tempo e de um espaço que, hoje, em Existência, apresentam-se neste modus tardio |
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