Inovações na atividade agrícola após a formação superior: um estudo em empreendimentos rurais do Município De São Martinho (RS) a partir de um enfoque neo-schumpeteriano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Amaral, Gilson Braz do
Orientador(a): Lopes, Herton Castiglioni
Banca de defesa: Dalcin, Dionéia, Söthe, Ari
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Fronteira Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Departamento: Campus Cerro Largo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1892
Resumo: As inovações são produzidas a partir da conciliação de diversos fatores e em vários setores, inclusive na agricultura, de modo que o acúmulo de conhecimento pode potencializar o seu surgimento. A compreensão das inovações contribui para entender o desenvolvimento econômico e social, de modo que vários estudos vêm sendo produzidos com esse foco. Dentre estes, os trabalhos dos autores neo- schumpeterianos tem recebido significativo destaque, reforçando na análise econômica questões como a complexidade, a racionalidade limitada, o progresso tecnológico, as rotinas e o conhecimento, interpretando a articulação dessas variáveis na busca dos atores econômicos para se manterem no mercado. Tal enfoque vem sendo gradativamente ampliado na abordagem da economia agrícola, a partir de diversas pesquisas. É o caso da presente pesquisa, que, agregando assuntos como inovação, agricultura e formação superior, procura aplicar o enfoque neo- schumpeteriano na identificação de inovações de produto e processo, realizadas por produtores rurais no município de São Martinho (RS), que alcançaram a formação superior, verificando-se ainda efeitos das inovações e a contribuição da formação superior para a implementação destas. A metodologia empregada para a operacionalização da pesquisa consistiu na efetuação de entrevista individual junto aos produtores rurais, utilizando um roteiro estruturado de perguntas voltadas à obtenção de dados necessários à identificação das inovações implementadas, a contribuição da formação superior ao processo inovador e os efeitos produzidos pelas inovações. Desse modo, foram identificadas 113 inovações, sendo 15 inovações de produto, com destaque para a introdução de novos cultivares, e 98 inovações de processo, observadas principalmente a partir de mudanças na gestão da propriedade. Os efeitos produzidos pelas inovações foram classificados em 16 agrupamentos, onde observou-se que a maioria delas promoveu aumento da capacidade produtiva. Segundo as entrevistas observou-se que a formação superior teve significativa contribuição no processo inovador, tanto pelos conhecimentos de formação geral como de formação específica, assim como foram identificadas outras fontes de conhecimento, em especial a experiência dos produtores. Com isso, se produziu um relevante número de informações sobre as inovações na atividade agrícola. Por fim, se conclui que a abordagem neo-schumpeteriana alcança respaldo na realidade observada e foi possível visualizar nos empreendimentos rurais uma significativa variedade de inovações implementadas, tanto de produto como de processo. Também foi possível concluir que a formação superior, conjugada às experiências práticas dos produtores rurais, os subsidiou para inovar.
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É o caso da presente pesquisa, que, agregando assuntos como inovação, agricultura e formação superior, procura aplicar o enfoque neo- schumpeteriano na identificação de inovações de produto e processo, realizadas por produtores rurais no município de São Martinho (RS), que alcançaram a formação superior, verificando-se ainda efeitos das inovações e a contribuição da formação superior para a implementação destas. A metodologia empregada para a operacionalização da pesquisa consistiu na efetuação de entrevista individual junto aos produtores rurais, utilizando um roteiro estruturado de perguntas voltadas à obtenção de dados necessários à identificação das inovações implementadas, a contribuição da formação superior ao processo inovador e os efeitos produzidos pelas inovações. Desse modo, foram identificadas 113 inovações, sendo 15 inovações de produto, com destaque para a introdução de novos cultivares, e 98 inovações de processo, observadas principalmente a partir de mudanças na gestão da propriedade. Os efeitos produzidos pelas inovações foram classificados em 16 agrupamentos, onde observou-se que a maioria delas promoveu aumento da capacidade produtiva. Segundo as entrevistas observou-se que a formação superior teve significativa contribuição no processo inovador, tanto pelos conhecimentos de formação geral como de formação específica, assim como foram identificadas outras fontes de conhecimento, em especial a experiência dos produtores. Com isso, se produziu um relevante número de informações sobre as inovações na atividade agrícola. Por fim, se conclui que a abordagem neo-schumpeteriana alcança respaldo na realidade observada e foi possível visualizar nos empreendimentos rurais uma significativa variedade de inovações implementadas, tanto de produto como de processo. Também foi possível concluir que a formação superior, conjugada às experiências práticas dos produtores rurais, os subsidiou para inovar.Innovations are produced through the conciliation of several factors and in several sectors, including agriculture, so that the accumulation of knowledge can potentiate its emergence. An understanding of innovations helps to understand economic and social development, even as a lot of studies have been produced with this focus. Among these, the work of the Neo-Schumpeterian authors has received significant attention, reinforcing in the economic analysis terms like complexity, limited rationality, technological progress, routines and knowledge, interpreting the articulation of these variables in the search of the economic actors to remain themselves in the market. This is the case of the present research, that, adding terms like innovation, agriculture and higher education, which seeks to apply the Neo-Schumpeterian approach in the identification of product and process innovations, produced by farmers living in the municipality of São Martinho (RS), who reached higher education, and also verified the results produced and the contribution of their higher education to the implementation of such innovations. The methodology used for the operationalization of the research consisted of an individual interview with rural producers, using a structured questionnaire to obtain data necessary to identify the innovations implemented, the contribution of higher education to the innovative process and the effects produced by the innovations. Thus, 113 innovations were identified, of which 15 product innovations were highlighted for the introduction of new cultivars, and 98 process innovations, mainly observed from changes in the management of the property. The effects produced by the innovations were classified in 16 groups, where it was observed that most of them promoted increase of the productive capacity. According to the interviews, it was observed that higher education had a significant contribution to the innovative process, both through general knowledge and specific training, as well as other sources of knowledge, in particular the experience of producers. With this, a relevant number of information about the innovations in the agricultural activity for the group studied was produced. The effects produced by the innovations were classified in 16 clusters, where it was observed that most of them promoted increase of the productive capacity. According to the interviews, it was observed that higher education had a significant contribution to the innovative process, both through general knowledge and specific training, as well as other sources of knowledge, in particular the experience of producers. With this, a relevant number of information about the innovations in the agricultural activity for the group studied was produced. Finally, it can be concluded that the neo-Schumpeterian approach reaches back on the observed reality and it was possible to visualize in the rural enterprises a significant variety of implemented innovations, both product and process. It was also possible to conclude that higher education, coupled with the practical experiences of rural producers, subsidized them to innovate.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-04-09T16:23:54Z No. of bitstreams: 1 AMARAL.pdf: 1862102 bytes, checksum: 380aa739858edf6729eb6291e8886184 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-04-09T20:09:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AMARAL.pdf: 1862102 bytes, checksum: 380aa739858edf6729eb6291e8886184 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-09T20:09:49Z (GMT). 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