A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Goiás
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
|
Departamento: |
Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037 |
Resumo: | This research is based from the observation of how children's media characters consumed by children, it is characterized as captive space of contemporary societies and issues directly affecting the everyday life through material and symbolic structures present in the sphere of consumption . The structure of this work holds up in studies of Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin and Baudrillard, outlining the history of the development of what we call consumer culture, in order to influence that child characters, and how this consumption is linked to the key issues relating to the organizational forms of child public, with implications for their training, in their values, identities and meanings. That said, we set out to investigate how these heroes, through the strategies of advertising communication, largely responsible for the rise of consumer culture, he busied himself over the years, to attribute meanings and values to the assets and experience of consumption through the use of discourse strategies and symbolic elements. In this sense, the main objective of this work is to analyze how is crafted work of these children's characters in media advertising context, aiming to catch a symbolic cross-media information able to establish the existence of links between consumption, violence and characters propagated by the media in the television universe aimed at children. |
id |
UFG-2_3480b98ea0dda098f88f51f3667c3f32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/4037 |
network_acronym_str |
UFG-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Magno Luiz Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/8829860934484429Santos, Goiamerico Felicio Carneiro dosSilva, Magno Luiz Medeiros daBraga, Claudomilson FernandesOrofino, Maria Isabel Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2815817565175207Souza, Kátia Balduíno de2015-01-30T14:23:45Z2014-08-04SOUZA, Kátia Balduíno de. A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037This research is based from the observation of how children's media characters consumed by children, it is characterized as captive space of contemporary societies and issues directly affecting the everyday life through material and symbolic structures present in the sphere of consumption . The structure of this work holds up in studies of Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin and Baudrillard, outlining the history of the development of what we call consumer culture, in order to influence that child characters, and how this consumption is linked to the key issues relating to the organizational forms of child public, with implications for their training, in their values, identities and meanings. That said, we set out to investigate how these heroes, through the strategies of advertising communication, largely responsible for the rise of consumer culture, he busied himself over the years, to attribute meanings and values to the assets and experience of consumption through the use of discourse strategies and symbolic elements. In this sense, the main objective of this work is to analyze how is crafted work of these children's characters in media advertising context, aiming to catch a symbolic cross-media information able to establish the existence of links between consumption, violence and characters propagated by the media in the television universe aimed at children.Esta pesquisa fundamenta-se a partir da observação em como os personagens midiáticos infantis, consumidos pelo público infantil, configuram-se como espaço cativo das sociedades contemporâneas e afetava diretamente questões da vida cotidiana, por meio de estruturas materiais e simbólicas presentes na esfera do consumo. A estrutura deste trabalho sustenta-se nos estudos de Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin e Baudrillard, delimitando o processo histórico de formação do que chamamos de cultura do consumo, visando à influência exercida por personagens infantis, e como esse consumo se articula às questões centrais relativas às formas de organização do público infantil, tendo implicações em sua formação, em seus valores, identidades e sentidos. Posto isso, partimos para a investigação de como esses heróis, por intermédio das estratégias de comunicação publicitária, grande responsável pela ascensão da cultura de consumo, ocupou-se, ao longo dos anos, em atribuir significados e valores aos bens e à experiência do consumo por meio da utilização de estratégias discursivas e elementos simbólicos. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é analisar como é trabalhada a atuação desses personagens infantis no contexto publicitário midiático, objetivando travar um cruzamento de informações capazes de estabelecer a existência ou não de vínculos entre o consumo, a violência e os personagens midiáticos-simbólicos, propagados pela mídia no universo televisivo destinado ao público infantil.Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2015-01-30T14:19:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf: 2463107 bytes, checksum: be974118b1cbb82a489fd5ee7890a174 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-01-30T14:23:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf: 2463107 bytes, checksum: be974118b1cbb82a489fd5ee7890a174 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-30T14:23:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf: 2463107 bytes, checksum: be974118b1cbb82a489fd5ee7890a174 (MD5) Previous issue date: 2014-08-04Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/15908/Dissertaca%c3%a7%c3%a3o%20-%20K%c3%a1tia%20Baldu%c3%adno%20de%20Souza%20-%202014.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)UFGBrasilFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumoInfânciaMídiaPersonagens e violênciaConsumptionChildhoodMediaCharacters and violenceCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-7949609749769452194600600600600-3448915382621527388-4056021055502874573-2555911436985713659reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdfDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdfapplication/pdf2463107http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/89ca360a-b5c8-447e-a4d1-1d9e98d8f738/downloadbe974118b1cbb82a489fd5ee7890a174MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b74baee3-c231-40e1-9fd8-eaff997d02c0/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD53CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/92ceb900-74e1-4ff6-9df3-8f3a00a20ebc/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822901http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d93badc-fe16-4d1a-8c80-1c453ae5e64c/download29b9d5e95be03707f9d4a2e110421c11MD55license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/e37923bd-adc2-471d-a93f-42bd735f336a/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD56TEXTDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf.txtDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf.txtExtracted Texttext/plain449429http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5489bb0c-5483-4e03-b091-be89c1f7187c/downloadbe00cce92d2393a2752385a0e077391eMD57THUMBNAILDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf.jpgDissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d7d16a39-b248-43e7-a793-97bb7bf6ff55/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD58tede/40372015-01-31 03:03:59.181http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/4037http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2015-01-31T05:03:59Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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 |
dc.title.eng.fl_str_mv |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
title |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
spellingShingle |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência Souza, Kátia Balduíno de Consumo Infância Mídia Personagens e violência Consumption Childhood Media Characters and violence CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
title_full |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
title_fullStr |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
title_full_unstemmed |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
title_sort |
A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência |
author |
Souza, Kátia Balduíno de |
author_facet |
Souza, Kátia Balduíno de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Magno Luiz Medeiros da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8829860934484429 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Goiamerico Felicio Carneiro dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Magno Luiz Medeiros da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Braga, Claudomilson Fernandes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Orofino, Maria Isabel Rodrigues |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2815817565175207 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kátia Balduíno de |
contributor_str_mv |
Silva, Magno Luiz Medeiros da Santos, Goiamerico Felicio Carneiro dos Silva, Magno Luiz Medeiros da Braga, Claudomilson Fernandes Orofino, Maria Isabel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Infância Mídia Personagens e violência |
topic |
Consumo Infância Mídia Personagens e violência Consumption Childhood Media Characters and violence CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumption Childhood Media Characters and violence |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This research is based from the observation of how children's media characters consumed by children, it is characterized as captive space of contemporary societies and issues directly affecting the everyday life through material and symbolic structures present in the sphere of consumption . The structure of this work holds up in studies of Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin and Baudrillard, outlining the history of the development of what we call consumer culture, in order to influence that child characters, and how this consumption is linked to the key issues relating to the organizational forms of child public, with implications for their training, in their values, identities and meanings. That said, we set out to investigate how these heroes, through the strategies of advertising communication, largely responsible for the rise of consumer culture, he busied himself over the years, to attribute meanings and values to the assets and experience of consumption through the use of discourse strategies and symbolic elements. In this sense, the main objective of this work is to analyze how is crafted work of these children's characters in media advertising context, aiming to catch a symbolic cross-media information able to establish the existence of links between consumption, violence and characters propagated by the media in the television universe aimed at children. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-30T14:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Kátia Balduíno de. A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Kátia Balduíno de. A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-7949609749769452194 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-3448915382621527388 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
-2555911436985713659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFG |
collection |
Repositório Institucional da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/89ca360a-b5c8-447e-a4d1-1d9e98d8f738/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b74baee3-c231-40e1-9fd8-eaff997d02c0/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/92ceb900-74e1-4ff6-9df3-8f3a00a20ebc/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d93badc-fe16-4d1a-8c80-1c453ae5e64c/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/e37923bd-adc2-471d-a93f-42bd735f336a/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5489bb0c-5483-4e03-b091-be89c1f7187c/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d7d16a39-b248-43e7-a793-97bb7bf6ff55/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be974118b1cbb82a489fd5ee7890a174 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 29b9d5e95be03707f9d4a2e110421c11 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 be00cce92d2393a2752385a0e077391e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tasesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1793965631101468672 |