Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: BORGES, Fabrícia Neres lattes
Orientador(a): BRITO, Leonardo da Cunha lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação
Departamento: Engenharia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/991
Resumo: Brazilian students have achieved poor results in the National Student Performance Exam (ENADE) in 2006. ENADE has shown reading is badly cultivated among undergraduates. The low interest on reading is justified by the fact that most of students have jobs and are enrolled in evening courses, without enough time to studies. The current research proposes the use of intelligent tutoring systems to improve student reading comprehension. The main goal is to develop the technique of underlining among undergraduates to assist in the analysis of academic texts. Two groups of students, A and B, participated in data collection. The difference between the groups is the amount of exercises performed in each group. Students of Group A have received 20 exercises with four levels of difficulty. In Group B, an Artificial Neural Network, Multilayer Perceptron (MLP), decides the amount of exercises that the student must perform at each level of difficulty by controlling what is the next exercise after each exercise is finished. The approach used in Group B adapts to the characteristics of knowledge retention of each student. Therefore, the tutoring system adapts the degree of exercise difficulty to the student. Statistical data analysis has indicated significant differences between groups A and B.
id UFG-2_9c7bd3917b1fdcaa978b0632a211505c
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/991
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling BRITO, Leonardo da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/6660680440182900http://lattes.cnpq.br/4579553429434343BORGES, Fabrícia Neres2014-07-29T15:08:22Z2010-03-252009-11-28BORGES, Fabrícia Neres. Intelligent tutoring systems in reading comprehension. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/991Brazilian students have achieved poor results in the National Student Performance Exam (ENADE) in 2006. ENADE has shown reading is badly cultivated among undergraduates. The low interest on reading is justified by the fact that most of students have jobs and are enrolled in evening courses, without enough time to studies. The current research proposes the use of intelligent tutoring systems to improve student reading comprehension. The main goal is to develop the technique of underlining among undergraduates to assist in the analysis of academic texts. Two groups of students, A and B, participated in data collection. The difference between the groups is the amount of exercises performed in each group. Students of Group A have received 20 exercises with four levels of difficulty. In Group B, an Artificial Neural Network, Multilayer Perceptron (MLP), decides the amount of exercises that the student must perform at each level of difficulty by controlling what is the next exercise after each exercise is finished. The approach used in Group B adapts to the characteristics of knowledge retention of each student. Therefore, the tutoring system adapts the degree of exercise difficulty to the student. Statistical data analysis has indicated significant differences between groups A and B.Os estudantes universitários brasileiros apresentaram baixos índices de leitura no Exame Nacional de Desempenho (ENADE) em 2006. O ENADE mostrou que o hábito de ler é pouco cultivado entre os universitários. O pouco interesse pela leitura é justificado pelo fato de que maioria dos estudantes são trabalhadores matriculados em cursos noturnos, com pouco tempo para se dedicar aos estudos. Esta pesquisa propõe o uso de sistemas tutores inteligentes para auxiliar universitários na compreensão de leitura. O objetivo do sistema tutor proposto é desenvolver a técnica de sublinhamento dos universitários para auxiliar na análise de textos acadêmicos. Dois grupos de estudantes, A e B, participaram da coleta de dados. A diferença entre os grupos reside na quantidade de exercícios realizados em cada grupo. O grupo A realizou 20 exercícios com quatro níveis de dificuldade. No grupo B a Rede Neural Artificial Multilayer Perceptron (MLP) decide a quantidade de exercícios que o estudante deve realizar em cada nível de dificuldade. A abordagem utilizada no grupo B adapta-se às características de retenção de conhecimento de cada estudante. Com isso, o sistema tutor se adapta ao grau de dificuldade ou facilidade do estudante. Por meio de estudo comparativo, a análise estatística dos dados indicou diferenças significativas entre os grupos A e B.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabricia p 1.pdf: 6603333 bytes, checksum: 71692ee42eb5f5439767ffb1f02551bd (MD5) Previous issue date: 2009-11-28application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/3510/fabricia%20p%201.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Engenharia Elétrica e de ComputaçãoUFGBREngenhariaSistemas Tutores InteligentesLeituraRedes Neurais ArtificiaisSublinhamentoIntelligent Tutoring SystemsReadingArtificial Neural NetworkUnderliningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOUso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leituraIntelligent tutoring systems in reading comprehensioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALfabricia p 1.pdfapplication/pdf6603333http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2659f7eb-febc-4b39-9b15-33898e0360da/download71692ee42eb5f5439767ffb1f02551bdMD51TEXTfabricia p 1.pdf.txtfabricia p 1.pdf.txtExtracted Texttext/plain71822http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bae450ed-195b-4f1e-8e23-3cb5e85c81eb/download2fe57132b5b5d43ee011aa2e43f0e8fdMD52THUMBNAILfabricia p 1.pdf.jpgfabricia p 1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3888http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8ef7e7f4-b8c3-427d-a919-80b66904ca48/download701f48bc3780add0367ef7f09f2cf8ccMD53tde/9912014-07-30 03:06:05.992open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/991http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:06:05Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Intelligent tutoring systems in reading comprehension
title Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
spellingShingle Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
BORGES, Fabrícia Neres
Sistemas Tutores Inteligentes
Leitura
Redes Neurais Artificiais
Sublinhamento
Intelligent Tutoring Systems
Reading
Artificial Neural Network
Underlining
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO
title_short Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
title_full Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
title_fullStr Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
title_full_unstemmed Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
title_sort Uso de sistemas tutores inteligentes na compreensão de leitura
author BORGES, Fabrícia Neres
author_facet BORGES, Fabrícia Neres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRITO, Leonardo da Cunha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6660680440182900
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4579553429434343
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, Fabrícia Neres
contributor_str_mv BRITO, Leonardo da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Tutores Inteligentes
Leitura
Redes Neurais Artificiais
Sublinhamento
topic Sistemas Tutores Inteligentes
Leitura
Redes Neurais Artificiais
Sublinhamento
Intelligent Tutoring Systems
Reading
Artificial Neural Network
Underlining
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Intelligent Tutoring Systems
Reading
Artificial Neural Network
Underlining
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO
description Brazilian students have achieved poor results in the National Student Performance Exam (ENADE) in 2006. ENADE has shown reading is badly cultivated among undergraduates. The low interest on reading is justified by the fact that most of students have jobs and are enrolled in evening courses, without enough time to studies. The current research proposes the use of intelligent tutoring systems to improve student reading comprehension. The main goal is to develop the technique of underlining among undergraduates to assist in the analysis of academic texts. Two groups of students, A and B, participated in data collection. The difference between the groups is the amount of exercises performed in each group. Students of Group A have received 20 exercises with four levels of difficulty. In Group B, an Artificial Neural Network, Multilayer Perceptron (MLP), decides the amount of exercises that the student must perform at each level of difficulty by controlling what is the next exercise after each exercise is finished. The approach used in Group B adapts to the characteristics of knowledge retention of each student. Therefore, the tutoring system adapts the degree of exercise difficulty to the student. Statistical data analysis has indicated significant differences between groups A and B.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-28
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:08:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Fabrícia Neres. Intelligent tutoring systems in reading comprehension. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/991
identifier_str_mv BORGES, Fabrícia Neres. Intelligent tutoring systems in reading comprehension. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2659f7eb-febc-4b39-9b15-33898e0360da/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bae450ed-195b-4f1e-8e23-3cb5e85c81eb/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8ef7e7f4-b8c3-427d-a919-80b66904ca48/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 71692ee42eb5f5439767ffb1f02551bd
2fe57132b5b5d43ee011aa2e43f0e8fd
701f48bc3780add0367ef7f09f2cf8cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044979546816512