Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: BORGES, Kamylla Pereira lattes
Orientador(a): MASCARENHAS, Angela Cristina Belém lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2011
Resumo: This study is part of line of research Education, Labor and Social Movements in the Graduate Program in Education at the Federal University of Goiás and aims to research the health of workers in education, in order to investigate how is the relationship between teaching and teacher health, in the current climate of insecurity and alienation from work. Health is understood here as a historical and social construction, fraught with the contradictions between capital and labor. The field research was conducted in two public institutions in the city of Jaragua-Go, a network of state and other municipal and articulated the empirical data collection through questionnaires, semi-structured interview, daily observation and analysis of the institutions documents. These data were analyzed in light of the principles of dialectical historical materialism, based primarily on Marx, Mészáros, Mascarenhas, A., Frigotto, Saviani and Paro, seeking to articulate the research object and determining its multiple historical, political, economic, social and cultural . By analyzing these data according to the theoretical frameworks adopted understand that overcoming the existing limits that teachers can raise better working conditions, thus contributing to improving their health depends on establishing a political identity, able to uncover the processes disposal of the capitalist mode of production, based on the understanding that the work is very founding of the humanization of individuals.
id UFG-2_b9d1f179c1a0423b1feb42151acf9b3b
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2011
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling MASCARENHAS, Angela Cristina Belémhttp://lattes.cnpq.br/5142224514451312http://lattes.cnpq.br/4869396758098486BORGES, Kamylla Pereira2014-07-29T16:10:31Z2012-02-082011-08-09BORGES, Kamylla Pereira. Work and health workers in public education. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2011This study is part of line of research Education, Labor and Social Movements in the Graduate Program in Education at the Federal University of Goiás and aims to research the health of workers in education, in order to investigate how is the relationship between teaching and teacher health, in the current climate of insecurity and alienation from work. Health is understood here as a historical and social construction, fraught with the contradictions between capital and labor. The field research was conducted in two public institutions in the city of Jaragua-Go, a network of state and other municipal and articulated the empirical data collection through questionnaires, semi-structured interview, daily observation and analysis of the institutions documents. These data were analyzed in light of the principles of dialectical historical materialism, based primarily on Marx, Mészáros, Mascarenhas, A., Frigotto, Saviani and Paro, seeking to articulate the research object and determining its multiple historical, political, economic, social and cultural . By analyzing these data according to the theoretical frameworks adopted understand that overcoming the existing limits that teachers can raise better working conditions, thus contributing to improving their health depends on establishing a political identity, able to uncover the processes disposal of the capitalist mode of production, based on the understanding that the work is very founding of the humanization of individuals.Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. E tem como objeto de pesquisa a saúde dos trabalhadores da educação, visando investigar como se dá a relação entre o trabalho docente e a saúde dos professores, na atual conjuntura da precarização e alienação do trabalho. A Saúde é aqui compreendida como uma construção histórica e social, permeada pelas contradições entre capital e trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em duas instituições públicas da cidade de Jaraguá-Go, uma da rede estadual e outra da rede municipal e articulou o levantamento de dados empíricos por meio de questionários, entrevista semi-estruturada, observações do cotidiano das instituições e análise de documentos. Esses dados foram analisados a luz dos princípios do Materialismo Histórico Dialético, fundamentados principalmente em Marx, Mészáros, Mascarenhas, A., Frigotto, Saviani e Paro, buscando articular o objeto de pesquisa e seus múltiplos determinantes históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Ao analisar estes dados de acordo com os referencias teóricos adotados entendemos que a superação dos limites existentes para que os docentes possam angariar melhores condições de trabalho, contribuindo assim para melhora de sua saúde, passa pela constituição de uma identidade política, capaz de desvendar os processos de alienação do modo de produção capitalista, partindo da compreensão de que o trabalho é fundante da própria humanização dos indivíduos.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Educacao_Kamylla.pdf: 762670 bytes, checksum: d08ac239cf6ddd3e1b98d9a22037a815 (MD5) Previous issue date: 2011-08-09application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4948/Educacao_Kamylla.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em EducaçãoUFGBRCiências Humanastrabalhotrabalhadoressaúdeeducaçãowork, labor, health, educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho e saúde dos trabalhadores da educação públicaWork and health workers in public educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALEducacao_Kamylla.pdfapplication/pdf762670http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/fad9e4ee-9d0f-4189-bb1b-07743627a759/downloadd08ac239cf6ddd3e1b98d9a22037a815MD51THUMBNAILEducacao_Kamylla.pdf.jpgEducacao_Kamylla.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2918http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bda706d4-61a7-4efc-9fd6-abf805abb06b/downloade63bfbb4144dc8584e60601df6ffd9a4MD52tde/20112014-07-30 03:17:40.733open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2011http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:17:40Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Work and health workers in public education
title Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
spellingShingle Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
BORGES, Kamylla Pereira
trabalho
trabalhadores
saúde
educação
work, labor, health, education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
title_full Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
title_fullStr Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
title_full_unstemmed Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
title_sort Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública
author BORGES, Kamylla Pereira
author_facet BORGES, Kamylla Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MASCARENHAS, Angela Cristina Belém
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5142224514451312
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4869396758098486
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, Kamylla Pereira
contributor_str_mv MASCARENHAS, Angela Cristina Belém
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
trabalhadores
saúde
educação
topic trabalho
trabalhadores
saúde
educação
work, labor, health, education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv work, labor, health, education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is part of line of research Education, Labor and Social Movements in the Graduate Program in Education at the Federal University of Goiás and aims to research the health of workers in education, in order to investigate how is the relationship between teaching and teacher health, in the current climate of insecurity and alienation from work. Health is understood here as a historical and social construction, fraught with the contradictions between capital and labor. The field research was conducted in two public institutions in the city of Jaragua-Go, a network of state and other municipal and articulated the empirical data collection through questionnaires, semi-structured interview, daily observation and analysis of the institutions documents. These data were analyzed in light of the principles of dialectical historical materialism, based primarily on Marx, Mészáros, Mascarenhas, A., Frigotto, Saviani and Paro, seeking to articulate the research object and determining its multiple historical, political, economic, social and cultural . By analyzing these data according to the theoretical frameworks adopted understand that overcoming the existing limits that teachers can raise better working conditions, thus contributing to improving their health depends on establishing a political identity, able to uncover the processes disposal of the capitalist mode of production, based on the understanding that the work is very founding of the humanization of individuals.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-09
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:10:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Kamylla Pereira. Work and health workers in public education. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2011
identifier_str_mv BORGES, Kamylla Pereira. Work and health workers in public education. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/fad9e4ee-9d0f-4189-bb1b-07743627a759/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/bda706d4-61a7-4efc-9fd6-abf805abb06b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d08ac239cf6ddd3e1b98d9a22037a815
e63bfbb4144dc8584e60601df6ffd9a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044959104827392