A especialização como espaço de formação continuada do professor de educação infantil em Goiás

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: BOLDRIN, Leila Conceição Fávaro lattes
Orientador(a): BARBOSA, Ivone Garcia lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Doutorado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1123
Resumo: Este trabalho tem por objeto de estudo os cursos de especialização em Educação Infantil e integra-se à linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mais especificamente, apresenta-se como subprojeto da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos, da Faculdade de Educação/UFG. Para tratar de nossa temática central, nos aventuramos pela história das creches e pré-escolas no Brasil, articulando essa trajetória com a formação dos seus professores, enfatizando a pós-graduação e o cenário em que os cursos lato sensu foram nascendo e se multiplicando sem regulamentação adequada. Norteou nossa investigação a intenção de aprofundar o conhecimento acerca da configuração da especialização em Educação Infantil no Estado de Goiás, a possibilidade de formação dos professores naqueles cursos e de considerá-los como educação continuada. A pesquisa se ateve aos cursos oferecidos em Goiás entre 2003 e 2006, coletando dados de cinco instituições, sendo três públicas e duas privadas, nos municípios de Goiânia, Anápolis, Ceres, Jataí e Rio Verde. Analisamos os projetos dos cursos e propusemos questionários aos coordenadores e a 35 alunos das especializações investigadas. Nossas análises e reflexões foram inspiradas pelo referencial teórico da dialética marxista, considerando que o trabalho com a educação exige conhecimento sobre os mais variados elementos que envolvem os projetos e a prática educativos, buscando suas múltiplas determinações e sua constituição constante no movimento histórico e na concretude das relações. Os resultados encontrados demonstram a oferta crescente de cursos de Educação Infantil em nível lato sensu a partir da LDB de 1996, com crescimento de 300% entre 1998 e 2006. A pesquisa apontou para a importância que eles têm representado na formação específica para atuação em creches e pré-escolas. Os projetos estudados seguiram linha semelhante de construção curricular, tendo em comum a preocupação com referenciais teóricos que embasam o campo da educação da infância e concepções progressistas sobre a criança como ser histórico, ativo e portador de direitos. A orientação dos cursos pesquisados tem se pautado, porém, pela complementação das deficiências da graduação em Pedagogia, que até pouco tempo não contemplava o trabalho com crianças pequenas, em especial de zero a três anos. Considera-se, ainda, que essa realidade possa ser modificada frente à definição oficial das Diretrizes da Pedagogia, que determinaram esse curso como lócus privilegiado da formação inicial da Educação Infantil, o que demanda reformulação das suas propostas curriculares. Diante disso, é momento de repensar e superar o papel da especialização, não lhe atribuindo mais caráter enfático na complementação de deficiências da graduação. Os cursos necessitam assumir postura voltada para o seu papel efetivo, que é o de aprofundamento de temas relevantes, definição de eixos e linhas de pesquisa que conduzam efetivamente à construção de novos conhecimentos na área, contribuindo ativamente para a consolidação de uma Pedagogia da Infância e a formação de profissionais críticos e progressistas, transformando-se, verdadeiramente, em espaço privilegiado de formação continuada de professores
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Os projetos estudados seguiram linha semelhante de construção curricular, tendo em comum a preocupação com referenciais teóricos que embasam o campo da educação da infância e concepções progressistas sobre a criança como ser histórico, ativo e portador de direitos. A orientação dos cursos pesquisados tem se pautado, porém, pela complementação das deficiências da graduação em Pedagogia, que até pouco tempo não contemplava o trabalho com crianças pequenas, em especial de zero a três anos. Considera-se, ainda, que essa realidade possa ser modificada frente à definição oficial das Diretrizes da Pedagogia, que determinaram esse curso como lócus privilegiado da formação inicial da Educação Infantil, o que demanda reformulação das suas propostas curriculares. Diante disso, é momento de repensar e superar o papel da especialização, não lhe atribuindo mais caráter enfático na complementação de deficiências da graduação. 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