Nas águas do tempo: memorialismo em Flora Thomé

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Galvão, Daura Del Vigna lattes
Orientador(a): Bungart Neto, Paulo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/603
Resumo: Esta dissertação de mestrado em Letras aborda a poética da escritora sul-mato-grossense Flora Thomé, procurando analisar sobretudo a obra Retratos (1993), corpus de estudo deste trabalho. Propõe-se uma análise da obra como uma galeria de retratos‖ composta por poemas-pintura‖, uma vez que os poemas analisados têm como referência‖ partes da história de vida da própria escritora, e de sua terra natal, a cidade de Três Lagoas-MS, o locus da enunciação, de onde nascem suas reflexões e estratégias textuais que marcam seus poemas e crônicas de evidente acento memorialístico. O trabalho ancora-se em abordagens voltadas para os Estudos Culturais, a intertextualidade e a transculturalidade, e, particularmente, nas reflexões em torno das teorias da memória e do memorialismo. Dando crédito à terminologia estabelecida por Philippe Lejeune em O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet (2008) uma das principais bases teóricas desse trabalho pode-se considerar Retratos (1993) como uma autobiografia em versos‖, posto que, em seus poemas a autora recorre ao fenômeno mnemônico como tentativa de resgatar a posse imaginária de um passado impregnado por personagens, lugares e acontecimentos que marcaram sua vida e a memória coletiva da cidade de Três Lagoas, cidade que, em decorrência de movimentos migratórios, transformou-se numa zona de contato a vivenciar um rico processo de transculturação. Registros memorialísticos desse processo de desenvolvimento também estão presentes em outras obras da autora, tais como Cirros (1960); Cantos e recantos (1987); Haicais (1999); e Nas águas do tempo (2002). Ao longo desta reflexão e exposição, do cotejamento do corpus com uma significativa bibliografia sobre o assunto, procuramos demonstrar a relação intersubjetiva e interdiscursiva da obra de Flora Thomé com a metáfora viva, nas águas do tempo‖, título criativo de um dos livros da escritora, inspiração também para o título desta dissertação.
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Propõe-se uma análise da obra como uma galeria de retratos‖ composta por poemas-pintura‖, uma vez que os poemas analisados têm como referência‖ partes da história de vida da própria escritora, e de sua terra natal, a cidade de Três Lagoas-MS, o locus da enunciação, de onde nascem suas reflexões e estratégias textuais que marcam seus poemas e crônicas de evidente acento memorialístico. O trabalho ancora-se em abordagens voltadas para os Estudos Culturais, a intertextualidade e a transculturalidade, e, particularmente, nas reflexões em torno das teorias da memória e do memorialismo. Dando crédito à terminologia estabelecida por Philippe Lejeune em O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet (2008) uma das principais bases teóricas desse trabalho pode-se considerar Retratos (1993) como uma autobiografia em versos‖, posto que, em seus poemas a autora recorre ao fenômeno mnemônico como tentativa de resgatar a posse imaginária de um passado impregnado por personagens, lugares e acontecimentos que marcaram sua vida e a memória coletiva da cidade de Três Lagoas, cidade que, em decorrência de movimentos migratórios, transformou-se numa zona de contato a vivenciar um rico processo de transculturação. Registros memorialísticos desse processo de desenvolvimento também estão presentes em outras obras da autora, tais como Cirros (1960); Cantos e recantos (1987); Haicais (1999); e Nas águas do tempo (2002). Ao longo desta reflexão e exposição, do cotejamento do corpus com uma significativa bibliografia sobre o assunto, procuramos demonstrar a relação intersubjetiva e interdiscursiva da obra de Flora Thomé com a metáfora viva, nas águas do tempo‖, título criativo de um dos livros da escritora, inspiração também para o título desta dissertação.This master‘s degree dissertation aims at approaching the poetic prose of the writer Flora Thomé, from the state of Mato Grosso do Sul, trying to analyze the work Retratos (1993), the corpus of this research. We propose an analysis of the work as "a portrait gallery", resulting from "poemas-pintura", since the analyzed poems have as references parts of the writer‘s own life history, and her native town, the city of Três Lagoas-MS, the locus of enunciation where her thoughts and textual strategies are born, which mark her poems and chronicles with an obvious memorial accent. The work is based on approaches focused on cultural studies, intertextuality and transculturality, and particularly in reflections on theories of memory and memorialism. Considering the terminology established by Philippe Lejeune in The autobiographical pact (2008) - the main theoretical basis of this work - we consider Retratos (1993) as an "autobiography in verse," since, in her poems, the author evokes the mnemonic phenomenon as an attempt to rescue the imaginary possession of a past full of characters, places and events that constitute her life and the collective memory of the city Três Lagoas, a city that, as a result of migration, has become a contact zone to experience a rich process of transculturation. Memory records of this developmental process are also present in other works of the author, such as Cirros (1960); Cantos e recantos (1987); Haicais (1999), and Nas águas do tempo (2002). Throughout this discussion and exposure, a comparison of the corpus with a significant bibliography on the subject, we demonstrate the intersubjective and interdiscursive relationship on the work of Flora Thomé with the vivid metaphor, "nas águas do tempo" [in the water of time‖], creative title of one of the writer‘s book, also an inspiration for the title of this dissertation.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T12:50:21Z No. of bitstreams: 1 DauraDelVignaGalvao.pdf: 1422085 bytes, checksum: 94e1a4d088f9dfa62fc11cb5e6fbf0d1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T12:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DauraDelVignaGalvao.pdf: 1422085 bytes, checksum: 94e1a4d088f9dfa62fc11cb5e6fbf0d1 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThomé, Flora Egídio, 1930-2014Três Lagoas (Mato Grosso do Sul)Nas águas do tempo: memorialismo em Flora Thoméinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTDauraDelVignaGalvao.pdf.txtDauraDelVignaGalvao.pdf.txtExtracted texttext/plain300991https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/603/3/DauraDelVignaGalvao.pdf.txt65f57a975ea79b6e0395b15d80ea007aMD53ORIGINALDauraDelVignaGalvao.pdfDauraDelVignaGalvao.pdfapplication/pdf1422085https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/603/1/DauraDelVignaGalvao.pdf94e1a4d088f9dfa62fc11cb5e6fbf0d1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/603/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52prefix/6032023-09-14 01:15:29.625oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:15:29Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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