Nudges para escolhas alimentares saudáveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rodrigues, Nayara Santos lattes
Orientador(a): Borges, João Augusto Rossi lattes
Banca de defesa: Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira lattes, Spanhol-Finocchio, Caroline Pauletto lattes, Silva, Laís Fernanda de Azevedo lattes, Foguesatto, Cristian Rogerio lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5873
Resumo: O conceito de nudge refere-se a intervenções de baixo custo realizadas no ambiente onde as pessoas tomam decisões. As intervenções de nudges tem como objetivo direcionar as pessoas para uma determinada escolha, de maneira previsível, sem restringir opções, eles têm sido utilizados para promover uma alimentação saudável. A presente tese está dividida em dois estudos e teve como objetivo geral investigar a eficácia dos nudges na promoção de escolhas alimentares saudáveis. O primeiro objetivo específico foi identificar o estado da arte e as lacunas de pesquisa sobre como os nudges têm sido utilizados para promover as escolhas alimentares saudáveis. O segundo objetivo específico foi avaliar se nudges agrupados influenciam adultos na mudança do comportamento e hábito alimentar visando aumentar o consumo de frutas. Foi utilizado o banco de dados Scopus para realizar as buscas dos artigos e a ferramenta PRISMA para comunicar de forma clara e organizada o fluxograma de seleção dos estudos. Os resultados da revisão indicaram que a maioria dos nudges utilizados foram eficazes em influenciar o público-alvo para escolhas alimentares saudáveis. Com base nos resultados da revisão realizada, foi proposto a realização de um experimento de campo durante 17 semanas. Como objetivo específico, o estudo identificou a percepção dos participantes quanto aos nudges que foram aplicados. Para atingir os objetivos propostos, foi elaborado um grupo de nudges (agrupados) em dois formatos: 1) nudges físicos criados para serem aplicados nas residências dos participantes, composto por cinco itens: cartilha, recipiente personalizado para armazenar e consumir frutas, imã de geladeira, bloco de anotações e caneta; 2) nudges digitais criados para serem enviados via aplicativos de mensagens. O método utilizado para mensurar o consumo de frutas foi o Questionário de Frequência Alimentar adaptado (QFA). Teste T Student de Medidas Repetidas e Regressão Linear, foram usados para análise dos dados. Os resultados do experimento de campo demonstraram que houve aumento no consumo de frutas apenas na primeira semana de intervenção. Embora os participantes tenham acreditado que as intervenções influenciaram o consumo de frutas, os nudges agrupados não foram eficazes para mudar o comportamento/hábito em relação ao consumo de frutas. Implicações dos resultados de ambos estudos são relevantes, o primeiro estudo apresentou uma visão holística sobre os tipos de nudges aplicados no contexto alimentar que tem sido eficaz. O segundo estudo apresentou duas inovações; a aplicação de nudges dentro das residências e nudges digitais via WhatsApp. Estudos futuros devem explorar os insights para elaboração de novas pesquisas. Sugestões para futuras intervenções são discutidas.
id UFGD-2_618a8ce0dfbfad5d0acf5c431eaaa483
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5873
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str
spelling Borges, João Augusto Rossihttp://lattes.cnpq.br/6501458783677760Domingues, Carla Heloisa de Fariahttp://lattes.cnpq.br/4873287951633266Moreira, Caroline Camila0000-0002-9189-901Xhttp://lattes.cnpq.br/5351005397342463Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira0000-0002-1017-8975http://lattes.cnpq.br/1424572521178580Spanhol-Finocchio, Caroline Paulettohttp://lattes.cnpq.br/3688636759023101Silva, Laís Fernanda de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/2272482142164816Foguesatto, Cristian Rogerio0000-0002-7628-7090http://lattes.cnpq.br/3853718976397028http://lattes.cnpq.br/4281843909631170Rodrigues, Nayara Santos2024-10-10T17:48:10Z2023-05-152024-10-10T17:48:10Z2023-03-31RODRIGUES, N. S. Nudges para escolhas alimentares saudáveis. 208 f. 2023. Tese (Doutorado em Agronegócios) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5873O conceito de nudge refere-se a intervenções de baixo custo realizadas no ambiente onde as pessoas tomam decisões. As intervenções de nudges tem como objetivo direcionar as pessoas para uma determinada escolha, de maneira previsível, sem restringir opções, eles têm sido utilizados para promover uma alimentação saudável. A presente tese está dividida em dois estudos e teve como objetivo geral investigar a eficácia dos nudges na promoção de escolhas alimentares saudáveis. O primeiro objetivo específico foi identificar o estado da arte e as lacunas de pesquisa sobre como os nudges têm sido utilizados para promover as escolhas alimentares saudáveis. O segundo objetivo específico foi avaliar se nudges agrupados influenciam adultos na mudança do comportamento e hábito alimentar visando aumentar o consumo de frutas. Foi utilizado o banco de dados Scopus para realizar as buscas dos artigos e a ferramenta PRISMA para comunicar de forma clara e organizada o fluxograma de seleção dos estudos. Os resultados da revisão indicaram que a maioria dos nudges utilizados foram eficazes em influenciar o público-alvo para escolhas alimentares saudáveis. Com base nos resultados da revisão realizada, foi proposto a realização de um experimento de campo durante 17 semanas. Como objetivo específico, o estudo identificou a percepção dos participantes quanto aos nudges que foram aplicados. Para atingir os objetivos propostos, foi elaborado um grupo de nudges (agrupados) em dois formatos: 1) nudges físicos criados para serem aplicados nas residências dos participantes, composto por cinco itens: cartilha, recipiente personalizado para armazenar e consumir frutas, imã de geladeira, bloco de anotações e caneta; 2) nudges digitais criados para serem enviados via aplicativos de mensagens. O método utilizado para mensurar o consumo de frutas foi o Questionário de Frequência Alimentar adaptado (QFA). Teste T Student de Medidas Repetidas e Regressão Linear, foram usados para análise dos dados. Os resultados do experimento de campo demonstraram que houve aumento no consumo de frutas apenas na primeira semana de intervenção. Embora os participantes tenham acreditado que as intervenções influenciaram o consumo de frutas, os nudges agrupados não foram eficazes para mudar o comportamento/hábito em relação ao consumo de frutas. Implicações dos resultados de ambos estudos são relevantes, o primeiro estudo apresentou uma visão holística sobre os tipos de nudges aplicados no contexto alimentar que tem sido eficaz. O segundo estudo apresentou duas inovações; a aplicação de nudges dentro das residências e nudges digitais via WhatsApp. Estudos futuros devem explorar os insights para elaboração de novas pesquisas. Sugestões para futuras intervenções são discutidas.The nudge concept refers to low-cost interventions performed in the environment where people make decisions. Nudge interventions aim to direct people towards a certain choice, in a predictable way, without restricting options, they have been used to promote healthy eating. The present thesis is divided into two studies and its general objective was to investigate the effectiveness of nudges in promoting healthy food choices. The first specific objective was to identify the state of the art and research gaps on how nudges have been used to promote healthy food choices. The second specific objective was to evaluate whether clustered nudges influence adults in changing behavior and eating habits in order to increase fruit consumption. The Scopus database was used to search for articles and the PRISMA tool to communicate the study selection flowchart in a clear and organized manner. The results of the review indicated that most of the nudges used were effective in influencing the target audience towards healthy food choices. Based on the results of the review carried out, it was proposed to carry out a field experiment for 17 weeks. As a specific objective, the study identified the participants' perception of the nudges that were applied. In order to achieve the proposed objectives, a group of nudges (grouped) was prepared in two formats: 1) physical nudges created to be applied in the participants' homes, consisting of five items: booklet, personalized container for storing and consuming fruits, fridge magnet, notebook and pen; 2) digital nudges created to be sent via messaging apps. The method used to measure fruit consumption was the adapted Food Frequency Questionnaire (FFQ). T Student Test of Repeated Measures and Linear Regression were used for data analysis. The results of the field experiment showed that there was an increase in fruit consumption only in the first week of intervention. Although participants believed that the interventions influenced fruit consumption, the pooled nudges were not effective in changing behavior/habit regarding fruit consumption. Implications of the results of both studies are relevant, the first study presented a holistic view on the types of nudges applied in the food context that have been effective. The second study presented two innovations; the application of nudges inside homes and digital nudges via WhatsApp. Future studies should explore the insights for the elaboration of new research. Suggestions for future interventions are discussed.Submitted by Ivanir Martins de Souza (ivanirsouza@ufgd.edu.br) on 2024-10-10T17:48:10Z No. of bitstreams: 1 Nayara Santos Rodrigues.pdf: 6877817 bytes, checksum: 4fc7669d63187321ff12c34bda242e25 (MD5)Made available in DSpace on 2024-10-10T17:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nayara Santos Rodrigues.pdf: 6877817 bytes, checksum: 4fc7669d63187321ff12c34bda242e25 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em AgronegóciosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAlimentação saudávelEconomia comportamentalHábito alimentarHealthy eatingBehavioral economicsFood habitNudges para escolhas alimentares saudáveisNudges for healthy food choicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTNayara Santos Rodrigues.pdf.txtNayara Santos Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain363365https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/3/Nayara%20Santos%20Rodrigues.pdf.txt4aaabb34eb361f565bb8ea76078f491dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALNayara Santos Rodrigues.pdfNayara Santos Rodrigues.pdfapplication/pdf6877817https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/1/Nayara%20Santos%20Rodrigues.pdf4fc7669d63187321ff12c34bda242e25MD51prefix/58732024-10-11 01:08:42.237oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162024-10-11T05:08:42Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nudges para escolhas alimentares saudáveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nudges for healthy food choices
title Nudges para escolhas alimentares saudáveis
spellingShingle Nudges para escolhas alimentares saudáveis
Rodrigues, Nayara Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Alimentação saudável
Economia comportamental
Hábito alimentar
Healthy eating
Behavioral economics
Food habit
title_short Nudges para escolhas alimentares saudáveis
title_full Nudges para escolhas alimentares saudáveis
title_fullStr Nudges para escolhas alimentares saudáveis
title_full_unstemmed Nudges para escolhas alimentares saudáveis
title_sort Nudges para escolhas alimentares saudáveis
author Rodrigues, Nayara Santos
author_facet Rodrigues, Nayara Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, João Augusto Rossi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6501458783677760
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Domingues, Carla Heloisa de Faria
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4873287951633266
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv Moreira, Caroline Camila
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 0000-0002-9189-901X
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5351005397342463
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0000-0002-1017-8975
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1424572521178580
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Spanhol-Finocchio, Caroline Pauletto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3688636759023101
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Laís Fernanda de Azevedo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272482142164816
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Foguesatto, Cristian Rogerio
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 0000-0002-7628-7090
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3853718976397028
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4281843909631170
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nayara Santos
contributor_str_mv Borges, João Augusto Rossi
Domingues, Carla Heloisa de Faria
Moreira, Caroline Camila
Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira
Spanhol-Finocchio, Caroline Pauletto
Silva, Laís Fernanda de Azevedo
Foguesatto, Cristian Rogerio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Alimentação saudável
Economia comportamental
Hábito alimentar
Healthy eating
Behavioral economics
Food habit
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação saudável
Economia comportamental
Hábito alimentar
dc.subject.eng.fl_str_mv Healthy eating
Behavioral economics
Food habit
description O conceito de nudge refere-se a intervenções de baixo custo realizadas no ambiente onde as pessoas tomam decisões. As intervenções de nudges tem como objetivo direcionar as pessoas para uma determinada escolha, de maneira previsível, sem restringir opções, eles têm sido utilizados para promover uma alimentação saudável. A presente tese está dividida em dois estudos e teve como objetivo geral investigar a eficácia dos nudges na promoção de escolhas alimentares saudáveis. O primeiro objetivo específico foi identificar o estado da arte e as lacunas de pesquisa sobre como os nudges têm sido utilizados para promover as escolhas alimentares saudáveis. O segundo objetivo específico foi avaliar se nudges agrupados influenciam adultos na mudança do comportamento e hábito alimentar visando aumentar o consumo de frutas. Foi utilizado o banco de dados Scopus para realizar as buscas dos artigos e a ferramenta PRISMA para comunicar de forma clara e organizada o fluxograma de seleção dos estudos. Os resultados da revisão indicaram que a maioria dos nudges utilizados foram eficazes em influenciar o público-alvo para escolhas alimentares saudáveis. Com base nos resultados da revisão realizada, foi proposto a realização de um experimento de campo durante 17 semanas. Como objetivo específico, o estudo identificou a percepção dos participantes quanto aos nudges que foram aplicados. Para atingir os objetivos propostos, foi elaborado um grupo de nudges (agrupados) em dois formatos: 1) nudges físicos criados para serem aplicados nas residências dos participantes, composto por cinco itens: cartilha, recipiente personalizado para armazenar e consumir frutas, imã de geladeira, bloco de anotações e caneta; 2) nudges digitais criados para serem enviados via aplicativos de mensagens. O método utilizado para mensurar o consumo de frutas foi o Questionário de Frequência Alimentar adaptado (QFA). Teste T Student de Medidas Repetidas e Regressão Linear, foram usados para análise dos dados. Os resultados do experimento de campo demonstraram que houve aumento no consumo de frutas apenas na primeira semana de intervenção. Embora os participantes tenham acreditado que as intervenções influenciaram o consumo de frutas, os nudges agrupados não foram eficazes para mudar o comportamento/hábito em relação ao consumo de frutas. Implicações dos resultados de ambos estudos são relevantes, o primeiro estudo apresentou uma visão holística sobre os tipos de nudges aplicados no contexto alimentar que tem sido eficaz. O segundo estudo apresentou duas inovações; a aplicação de nudges dentro das residências e nudges digitais via WhatsApp. Estudos futuros devem explorar os insights para elaboração de novas pesquisas. Sugestões para futuras intervenções são discutidas.
publishDate 2023
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15
2024-10-10T17:48:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-10T17:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, N. S. Nudges para escolhas alimentares saudáveis. 208 f. 2023. Tese (Doutorado em Agronegócios) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5873
identifier_str_mv RODRIGUES, N. S. Nudges para escolhas alimentares saudáveis. 208 f. 2023. Tese (Doutorado em Agronegócios) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Agronegócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/3/Nayara%20Santos%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5873/1/Nayara%20Santos%20Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aaabb34eb361f565bb8ea76078f491d
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4fc7669d63187321ff12c34bda242e25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828941709184073728