Monitoramento e gestão do ensino fundamental: práticas escolares em face de políticas indutoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Gomes, Márcia Bueno lattes
Orientador(a): Freitas, Dirce Nei Teixeira de lattes
Banca de defesa: Sousa, Sandra Maria Zakia Lian lattes, Scaff, Elisângela Alves da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2011
Resumo: Esta dissertação abordou o monitoramento da educação enquanto prática intraescolar, entendido como processo de acompanhamento sistemático de indicadores educacionais em intervalos regulares de tempo, para o que se ocupa de uma série de instrumentos estatísticos, de avaliação e controle da qualidade educacional. Durante a investigação, realizamos o estudo de caso na Escola Municipal Padre José Valentim (EPV) com objetivo de analisar a institucionalização do monitoramento e suas repercussões na configuração da gestão da escola, com o intuito de responder como o monitoramento do ensino fundamental se materializa na escola e com quais implicações para a gestão escolar. Para isso, realizamos observação participante na unidade de ensino, análise documental, análise de conteúdo de entrevistas com gestores escolares e das anotações de campo. Também apresentamos alguns indicadores estatístico-educacionais provenientes dos IBGE, do INEP/MEC, da Secretaria Municipal de Campo Grande, MS e da EPV. Os resultados indicam que a Escola observada realiza o monitoramento do ensino fundamental, do trabalho docente e de ações e metas educacionais, referenciadas em avaliações externas, no PDE-Escola e no “Todos pela Educação”. Nesse processo, os atores escolares produzem/reproduzem e utilizam uma série de instrumentos, cujas características são próximas aos utilizados pela União e pela Secretaria Municipal de Educação, de Campo Grande, MS. As possíveis implicações dessas práticas são: responsabilização da escola; pressões sociais, políticas e profissionais no cumprimento de metas; acúmulo de trabalho para os atores escolares; pouco tempo para reflexão e análise; excesso de testes/provas; e a indução do trabalho da gestão escolar. Concluímos que a lógica do monitoramento internacional da qualidade da educação (expressa em estudos, pesquisas e avaliações em larga escala) chegou à política educacional brasileira e adentrou a escola, reorientando a sua dinâmica e trazendo implicações para a gestão escolar. Sendo que a gestão na Escola observada não só adere ao monitoramento externamente induzido, como passa a criar os seus próprios mecanismos para monitorar o desenvolvimento do seu ensino fundamental, buscando sua melhoria e, também, melhores resultados em avaliações externas.
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Durante a investigação, realizamos o estudo de caso na Escola Municipal Padre José Valentim (EPV) com objetivo de analisar a institucionalização do monitoramento e suas repercussões na configuração da gestão da escola, com o intuito de responder como o monitoramento do ensino fundamental se materializa na escola e com quais implicações para a gestão escolar. Para isso, realizamos observação participante na unidade de ensino, análise documental, análise de conteúdo de entrevistas com gestores escolares e das anotações de campo. Também apresentamos alguns indicadores estatístico-educacionais provenientes dos IBGE, do INEP/MEC, da Secretaria Municipal de Campo Grande, MS e da EPV. Os resultados indicam que a Escola observada realiza o monitoramento do ensino fundamental, do trabalho docente e de ações e metas educacionais, referenciadas em avaliações externas, no PDE-Escola e no “Todos pela Educação”. Nesse processo, os atores escolares produzem/reproduzem e utilizam uma série de instrumentos, cujas características são próximas aos utilizados pela União e pela Secretaria Municipal de Educação, de Campo Grande, MS. As possíveis implicações dessas práticas são: responsabilização da escola; pressões sociais, políticas e profissionais no cumprimento de metas; acúmulo de trabalho para os atores escolares; pouco tempo para reflexão e análise; excesso de testes/provas; e a indução do trabalho da gestão escolar. Concluímos que a lógica do monitoramento internacional da qualidade da educação (expressa em estudos, pesquisas e avaliações em larga escala) chegou à política educacional brasileira e adentrou a escola, reorientando a sua dinâmica e trazendo implicações para a gestão escolar. Sendo que a gestão na Escola observada não só adere ao monitoramento externamente induzido, como passa a criar os seus próprios mecanismos para monitorar o desenvolvimento do seu ensino fundamental, buscando sua melhoria e, também, melhores resultados em avaliações externas.This paper approached the monitoring of education as intra school practice, understood as the process of systematic monitoring of educational indicators in regular intervals of time, which deals with several statistical instruments which assess and control the educational quality. During the investigation, we performed the case study in the Padre José Valentim Municipal School with an aim to analyze the institutionalization of monitoring and its impact on the configuration management of the school, in order to answer how the monitoring of basic education takes shape in the school and with which implications in the school management. For this, we did participant observation at the teaching unit, documental analysis, analysis of the content of the interviews with school managers and the field notes. We also presented some statistical-educational indicators from IBGE, INEP/MEC, Campo Grande Municipal Secretariat, MS, and from the School itself. The results indicate that the observed school does the monitoring of basic education, teaching and educational actions and goals, referenced in external assessment, in the School’s PDE and in the project “All for Education”. In this process, the school actors produce/reproduce and use several instruments, whose features are next to those used by the Union and by the Municipal Educational Secretariat of Campo Grande, MS. The possible implications of these practices are: responsibilization of the school; social, political and professional pressure in achieving goals; accumulation of work for the school actors; little time for reflection and analysis; excess evaluations and tests; and biased work on the school management. We conclude that thelogic of the international monitoring of education quality – expressed in studies, researches and evaluations in large scale – has penetrated the Brazilian educational policy, and went on to the school, reorienting its dynamics and bringing implications to the school management. In this sense, the management in the observed school not only adheres to the monitoring externally induced, but also starts to create its own mechanisms to monitor the development of its basic education, seeking improvement, and also better results in external assessment.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-31T18:06:57Z No. of bitstreams: 1 MarciaBuenoGomes.pdf: 7202803 bytes, checksum: b50437aa65f8604c7c68c3d3fe82a35a (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-31T18:06:57Z (GMT). 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