Doutrinas em movimento: circuitos e alianças entre o Rastafari e o Santo Daime

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Farias, João Otávio Duarte lattes
Orientador(a): Marin, Jérri Roberto lattes
Banca de defesa: MacRae, Edward John Baptista das Neves lattes, Langer, Protasio Paulo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em História
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5210
Resumo: Essa pesquisa faz o estudo de um circuito religioso ayahuasqueiro singular no Brasil, denominado aqui como rastadaime, onde ocorrem hibridações entre a religião Santo Daime e o movimento Rastafari, desde início dos anos 2000 até 2022. As redes de alianças constituídas pelos diversos circuitos e indivíduos aqui estudados apontam para um campo religioso plural em nosso país, que envolve poderes e disputas, dissenções e convergências. O método utilizado nessa pesquisa se pauta em entrevistas feitas com dirigentes de igrejas daimistas, adeptos do Santo Daime e do Rastafari, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, e também na análise dos cânticos ritualísticos de ambos os grupos, de forma a apresentar como se constituiu historicamente o rastadaime. A perspectiva teórica adotada para o exame desses grupos trata dos circuitos ayahuasqueiros, suas redes de aliança e os processos de hibridações na atualidade; da centralidade dos hinos na cultura daimista e dos chants para os rastas; e sobre a cultura Rastafari e suas dicotomias cosmológicas. Desde seu surgimento, na década de 2000, este circuito gestou-se de forma fragmentada e descentralizada, em que cada grupo realizou uma exegese particular sobre essa hibridação religiosa. No seio dos agenciamentos feitos pelos diferentes atores do processo, destacam-se as igrejas daimistas que agregam elementos e símbolos da cultura Rastafari (Céu de Santa Maria de Sião), um grupo rasta que consagra a ayahuasca ritualisticamente, sem relação direta com o Santo Daime (Ordem Nova Flor), e ainda, certos núcleos dentro de comunidades daimistas que dão abertura às relações hibridizadas do circuito rastadaime (Céu da Lua Cheia, Céu de Todos os Santos, Céu da Santíssima Trindade), com suas respectivas particularidades e diferenças doutrinárias. As relações entre Santo Daime e Rastafari são uma realidade no Brasil, representando um circuito específico, percebido em diferentes espaços religiosos, lugares em que as pessoas coexistem em meio à simbologias e cosmologias plurais. O circuito rastadaime faz parte de um movimento amplo e fragmentado, em que os adeptos postulam heranças e tradições distintas, estabelecendo uma cultura própria para o uso da ayahuasca, resultado de hibridações que transformam o campo, e tornam-no tenso e dinâmico. Existem transformações que versam sobre a adoção de novas simbologias, de novos elementos ritualísticos e litúrgicos, novas referências nos cânticos cerimoniais, além do uso de plantas psicoativas.
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As redes de alianças constituídas pelos diversos circuitos e indivíduos aqui estudados apontam para um campo religioso plural em nosso país, que envolve poderes e disputas, dissenções e convergências. O método utilizado nessa pesquisa se pauta em entrevistas feitas com dirigentes de igrejas daimistas, adeptos do Santo Daime e do Rastafari, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, e também na análise dos cânticos ritualísticos de ambos os grupos, de forma a apresentar como se constituiu historicamente o rastadaime. A perspectiva teórica adotada para o exame desses grupos trata dos circuitos ayahuasqueiros, suas redes de aliança e os processos de hibridações na atualidade; da centralidade dos hinos na cultura daimista e dos chants para os rastas; e sobre a cultura Rastafari e suas dicotomias cosmológicas. Desde seu surgimento, na década de 2000, este circuito gestou-se de forma fragmentada e descentralizada, em que cada grupo realizou uma exegese particular sobre essa hibridação religiosa. No seio dos agenciamentos feitos pelos diferentes atores do processo, destacam-se as igrejas daimistas que agregam elementos e símbolos da cultura Rastafari (Céu de Santa Maria de Sião), um grupo rasta que consagra a ayahuasca ritualisticamente, sem relação direta com o Santo Daime (Ordem Nova Flor), e ainda, certos núcleos dentro de comunidades daimistas que dão abertura às relações hibridizadas do circuito rastadaime (Céu da Lua Cheia, Céu de Todos os Santos, Céu da Santíssima Trindade), com suas respectivas particularidades e diferenças doutrinárias. As relações entre Santo Daime e Rastafari são uma realidade no Brasil, representando um circuito específico, percebido em diferentes espaços religiosos, lugares em que as pessoas coexistem em meio à simbologias e cosmologias plurais. O circuito rastadaime faz parte de um movimento amplo e fragmentado, em que os adeptos postulam heranças e tradições distintas, estabelecendo uma cultura própria para o uso da ayahuasca, resultado de hibridações que transformam o campo, e tornam-no tenso e dinâmico. Existem transformações que versam sobre a adoção de novas simbologias, de novos elementos ritualísticos e litúrgicos, novas referências nos cânticos cerimoniais, além do uso de plantas psicoativas.Esta investigación estudia un circuito religioso ayahuasqueiro único en el Brasil, denominado aquí como rastadaime, donde se relacionan la religión del Santo Daime y el movimiento Rastafari, desde principios de la década de 2000 hasta 2022. Las redes de alianzas constituidas por los diversos circuitos e individuos aquí estudiados apuntan a un plural campo religioso en nuestro país, que involucra poderes y disputas, disensiones y convergencias. El método utilizado en esta investigación se basa en entrevistas realizadas con líderes de iglesias del Daime, simpatizantes del Santo Daime y Rastafari, de los estados de Río de Janeiro, São Paulo y Piauí, y también la análisis de los cantos rituales de ambos grupos, de manera de presentar cómo se constituyó históricamente el circuito rastadaime. La perspectiva teórica adoptada para el examen de estos grupos versa sobre los circuitos de la ayahuasca, sus redes de alianzas y los procesos de hibridación en la actualidad; la centralidad de los himnos en la cultura Daime y los cánticos para los rastas; y sobre la cultura Rastafari y sus dicotomías cosmológicas. Desde su creación en la década de 2000, este se ha gestionado de forma fragmentada y descentralizada, en la que cada grupo ha realizado una exégesis particular sobre este cruce cosmológico. Dentro de los arreglos realizados por los diferentes actores del proceso, se destacan las iglesias daimistas que agregan elementos y símbolos de la cultura Rastafari (Céu de Santa Maria de Sião), un grupo rasta que consagra ritualmente la ayahuasca, sin relación directa con el Santo Daime (Ordem Nova Flor), y también, ciertos núcleos dentro de las comunidades daimistas que abren el estudio de la alianza (Céu da Lua Cheia, Céu de Todos os Santos, Céu da Santíssima Trindade), con sus respectivas particularidades y diferencias doctrinales. Las relaciones entre Santo Daime y Rastafari son una realidad en Brasil, representando un circuito específico, existente en diferentes espacios religiosos, lugares donde las personas conviven en medio de simbologías y cosmologías plurales. El circuito rastadaime es parte de un movimiento fragmentado, en el que los partidarios postulan diferentes herencias y tradiciones, estableciendo una cultura propia para el uso de la ayahuasca, resultado de hibridaciones que transforman el campo, y lo vuelven tenso y dinámico. Transformaciones que versan sobre la adopción de nuevas simbologías, nuevos elementos ritualísticos y litúrgicos, nuevas referencias en los cantos ceremoniales, además del uso de plantas psicoactivas.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-11-17T22:13:17Z No. of bitstreams: 1 JoãoOtávioDuarteFarias.pdf: 2353778 bytes, checksum: 0a56c2c65ea8c0b840537db68847fe17 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-17T22:13:17Z (GMT). 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