Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Arnoldt, Jason Patrick lattes
Orientador(a): Rosa, Robervaldo Linhares lattes
Banca de defesa: Rosa, Robervaldo Linhares, Campos, Nilceia da Silveira Protásio, Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10045
Resumo: This research analyzes the transformations that the funk carioca went through from its beginnings in Brazil, in 1980, until the year 2017. In order to do this, five important pieces from the musical genre and the previously mentioned temporal cut were analyzed, namely: Rap das Aranhas - Cidinho Cambalhota (1989), Feira de Acarí - MC Batata (1990), Cerol na mão – Bonde do Tigrão (2001), Show das Poderosas – Anitta (2013), and Bum Bum Tam Tam – MC Fioti (2017). In addition to the analysis of these songs, the work also seeks to trace a bit of funk history in the country, as well as to point out some of its main actors. The methodologies used in this research were diverse, and included the use of theoretical works from both the humanities and the arts, and from cultural history theories (BRESCIANI, 1996; HALL, 2006; VARHAS, 2007), anthropology and analysis (Mayrini, 2005), with the notion of hybridism as the major guide (Canclini, 2005). This research shows that the transformations occurring in the funk are made possible by the context of globalization that has impacted the world especially since 1980 and that currently this style of music is becoming increasingly closer to international pop music.
id UFG_1c0b67b9a415479353484e988c4e88b2
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/10045
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling Rosa, Robervaldo Linhareshttp://lattes.cnpq.br/4091646172062516Rosa, Robervaldo LinharesCampos, Nilceia da Silveira ProtásioMello, Maria Therezinha Ferraz Negrão dehttp://lattes.cnpq.br/1212605232695132Arnoldt, Jason Patrick2019-09-26T12:30:48Z2019-04-26ARNOLDT, J. P. Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10045This research analyzes the transformations that the funk carioca went through from its beginnings in Brazil, in 1980, until the year 2017. In order to do this, five important pieces from the musical genre and the previously mentioned temporal cut were analyzed, namely: Rap das Aranhas - Cidinho Cambalhota (1989), Feira de Acarí - MC Batata (1990), Cerol na mão – Bonde do Tigrão (2001), Show das Poderosas – Anitta (2013), and Bum Bum Tam Tam – MC Fioti (2017). In addition to the analysis of these songs, the work also seeks to trace a bit of funk history in the country, as well as to point out some of its main actors. The methodologies used in this research were diverse, and included the use of theoretical works from both the humanities and the arts, and from cultural history theories (BRESCIANI, 1996; HALL, 2006; VARHAS, 2007), anthropology and analysis (Mayrini, 2005), with the notion of hybridism as the major guide (Canclini, 2005). This research shows that the transformations occurring in the funk are made possible by the context of globalization that has impacted the world especially since 1980 and that currently this style of music is becoming increasingly closer to international pop music.Esta pesquisa buscou analisar as transformações pelas quais o funk carioca passou desde o seu início no Brasil, em 1980, até o ano de 2017. Para isso, foram analisadas cinco peças importantes para o gênero musical no referido recorte temporal, a saber: Rap das Aranhas – Cidinho Cambalhota (1989), Feira de Acarí – MC Batata (1990), Cerol na mão – Bonde do Tigrão (2001), Show das Poderosas – Anitta (2013) e Bum bum tam tam – MC Fioti (2017). Para além das análises destas músicas, o texto também buscou traçar um pouco da história do funk no país, bem como apontar os seus principais personagens. A orientação metodológica utilizada nesta pesquisa foi diversa, e incluiu a utilização de textos teóricos provenientes tanto das humanidades quanto das artes, e de teorias que foram da história cultural (BRESCIANI, 1996; HALL, 2006; VARGAS, 2007), a antropologia e análise musical (BYRNE, 2014; RINK, 2002, 2005; BERRY, 1987), tendo como fio condutor a noção de hibridismo (CANCLINI, 2005). Foi mostrado que as transformações ocorridas no funk são possibilitadas pelo contexto de globalização que assolou o mundo sobretudo a partir de 1980 e que atualmente essa música se aproxima cada vez mais da música pop internacional.Submitted by Ana Caroline Costa (ana_caroline212@hotmail.com) on 2019-09-25T17:33:03Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jason Patrick Arnoldt - 2019.pdf: 1239349 bytes, checksum: c698551dd325c8f948c5cab86cc3b4cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-09-26T12:30:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jason Patrick Arnoldt - 2019.pdf: 1239349 bytes, checksum: c698551dd325c8f948c5cab86cc3b4cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-26T12:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jason Patrick Arnoldt - 2019.pdf: 1239349 bytes, checksum: c698551dd325c8f948c5cab86cc3b4cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-26Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGapplication/pdfporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Musica (EMAC)UFGBrasilEscola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFunkTransformações no funk cariocaFavelasHibridismoGlobalizaçãoTransformations in funk cariocaHybridismGlobalizationARTES::MUSICATransformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagensTransformations in Brazilian funk music (1980-2017): the socio-historical and cultural context, hybridism and main actorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-8926704311827950450600600600600-1800367251745901470-3756787875205786831-961409807440757778reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1fd07f5b-b28b-4579-9734-b3a8f5f8e092/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/975955d0-df91-43c8-9627-8dd612957737/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/4998fb75-c9b1-4f9c-a80b-5d53250d7647/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d0d2ed19-d9ee-4aa9-bf37-841b44dd37a0/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDissertação - Jason Patrick Arnoldt - 2019.pdfDissertação - Jason Patrick Arnoldt - 2019.pdfapplication/pdf1239349http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/673db394-af03-410a-9c39-0b9a03e61fd0/downloadc698551dd325c8f948c5cab86cc3b4cdMD55tede/100452019-09-26 09:30:48.944http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/10045http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082019-09-26T12:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.eng.fl_str_mv Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Transformations in Brazilian funk music (1980-2017): the socio-historical and cultural context, hybridism and main actors
title Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
spellingShingle Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
Arnoldt, Jason Patrick
Funk
Transformações no funk carioca
Favelas
Hibridismo
Globalização
Transformations in funk carioca
Hybridism
Globalization
ARTES::MUSICA
title_short Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
title_full Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
title_fullStr Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
title_full_unstemmed Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
title_sort Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens
author Arnoldt, Jason Patrick
author_facet Arnoldt, Jason Patrick
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Robervaldo Linhares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4091646172062516
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosa, Robervaldo Linhares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Campos, Nilceia da Silveira Protásio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212605232695132
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnoldt, Jason Patrick
contributor_str_mv Rosa, Robervaldo Linhares
Rosa, Robervaldo Linhares
Campos, Nilceia da Silveira Protásio
Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão de
dc.subject.por.fl_str_mv Funk
Transformações no funk carioca
Favelas
Hibridismo
Globalização
topic Funk
Transformações no funk carioca
Favelas
Hibridismo
Globalização
Transformations in funk carioca
Hybridism
Globalization
ARTES::MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Transformations in funk carioca
Hybridism
Globalization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES::MUSICA
description This research analyzes the transformations that the funk carioca went through from its beginnings in Brazil, in 1980, until the year 2017. In order to do this, five important pieces from the musical genre and the previously mentioned temporal cut were analyzed, namely: Rap das Aranhas - Cidinho Cambalhota (1989), Feira de Acarí - MC Batata (1990), Cerol na mão – Bonde do Tigrão (2001), Show das Poderosas – Anitta (2013), and Bum Bum Tam Tam – MC Fioti (2017). In addition to the analysis of these songs, the work also seeks to trace a bit of funk history in the country, as well as to point out some of its main actors. The methodologies used in this research were diverse, and included the use of theoretical works from both the humanities and the arts, and from cultural history theories (BRESCIANI, 1996; HALL, 2006; VARHAS, 2007), anthropology and analysis (Mayrini, 2005), with the notion of hybridism as the major guide (Canclini, 2005). This research shows that the transformations occurring in the funk are made possible by the context of globalization that has impacted the world especially since 1980 and that currently this style of music is becoming increasingly closer to international pop music.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T12:30:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARNOLDT, J. P. Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10045
identifier_str_mv ARNOLDT, J. P. Transformações no funk carioca (1980-2017): cenário sócio-histórico e cultural, hibridismos e principais personagens. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8926704311827950450
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -1800367251745901470
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -3756787875205786831
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv -961409807440757778
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1fd07f5b-b28b-4579-9734-b3a8f5f8e092/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/975955d0-df91-43c8-9627-8dd612957737/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/4998fb75-c9b1-4f9c-a80b-5d53250d7647/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d0d2ed19-d9ee-4aa9-bf37-841b44dd37a0/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/673db394-af03-410a-9c39-0b9a03e61fd0/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c698551dd325c8f948c5cab86cc3b4cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047644123561984