EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: CORDEIRO, Joselita Modesto lattes
Orientador(a): OLIVEIRA, Sandra de Fátima lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Geografia
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1891
Resumo: This work aims to reflect on the theory / practice performance and the training of teachers in regard to environmental issues. This is a study of teachers from two state colleges located in the city of Goiânia-GO. The study of the developed actions in school, the curriculum and teacher training need analysis and reflection and needs to be reconsidered, taking into account the desires of society, especially in regard to environmental issues. Thus it was a theoretical framework about the nature of visions and new perspectives for the education of the future; the lifting of global discussions around the environmental issue and the consequent educational Brazilian legislation concerning the environment; the study of social representations of the environment of teachers recognizing in them the experience; and finally the empirical research whose data was treated qualitatively and quantitatively. As mode sought the social representation and documentary analysis, as instruments for indirect observation of lessons, investigation of projective documents of colleges and interviews(teachers, educational coordinators and Education Department). It is expected with the outcome of this research, contribute to reflection on teacher training being it, initial or continuing and its theoretical / practice performance in the school with regard to environmental issues
id UFG_463be07984da28f9dae3396bef6abcde
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1891
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Sandra de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/2128228551113027http://lattes.cnpq.br/0942130317043920CORDEIRO, Joselita Modesto2014-07-29T15:32:07Z2009-09-232008-12-18CORDEIRO, Joselita Modesto. EDUCATION: A THEMATIC ENVIRONMENTAL PERFORMANCE IN THEORY / PRACTICE OF TEACHER EDUCATION, in Goiania - GO. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1891This work aims to reflect on the theory / practice performance and the training of teachers in regard to environmental issues. This is a study of teachers from two state colleges located in the city of Goiânia-GO. The study of the developed actions in school, the curriculum and teacher training need analysis and reflection and needs to be reconsidered, taking into account the desires of society, especially in regard to environmental issues. Thus it was a theoretical framework about the nature of visions and new perspectives for the education of the future; the lifting of global discussions around the environmental issue and the consequent educational Brazilian legislation concerning the environment; the study of social representations of the environment of teachers recognizing in them the experience; and finally the empirical research whose data was treated qualitatively and quantitatively. As mode sought the social representation and documentary analysis, as instruments for indirect observation of lessons, investigation of projective documents of colleges and interviews(teachers, educational coordinators and Education Department). It is expected with the outcome of this research, contribute to reflection on teacher training being it, initial or continuing and its theoretical / practice performance in the school with regard to environmental issuesO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a atuação teórico/prática, bem como a formação dos professores no que se refere à temática ambiental. Trata-se de um estudo realizado com professores de dois colégios estaduais localizados na cidade de Goiânia-GO. O estudo das ações desenvolvidas na escola, o currículo e a formação de professores merecem reflexão e análise precisando ser repensados levando-se em consideração os anseios da sociedade, principalmente, no que tange à questão ambiental. Deste modo, buscou-se um referencial teórico sobre as visões de natureza e as novas perspectivas para a educação do futuro; o levantamento das discussões mundiais em torno da temática ambiental e a consequente legislação educacional brasileira referente ao meio ambiente; o estudo das representações sociais de meio ambiente dos professores, reconhecendo nelas as experiências vividas, e, por fim, a pesquisa empírica cujos dados recebeu tratamento qualitativo e quantitativo. Como modalidade, buscou-se e a representação social e análise documental, como instrumentos a observação indireta de aulas, averiguação dos documentos projetivos dos colégios e entrevistas com (professores, coordenadoras pedagógicas e a represente do núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação). Espera-se, com o resultado desta pesquisa, contribuir com a reflexão sobre a formação de professores, sendo ela, inicial ou continuada e à atuação teórico/prática do docente na escola acerca da temática ambiental.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Joselita_Cordeiro.pdf: 742577 bytes, checksum: c47a050065e755a708be6a29117a2edf (MD5) Previous issue date: 2008-12-18application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4587/Dissertacao_Joselita_Cordeiro.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em GeografiaUFGBRCiências HumanasRepresentação SocialEducação AmbientalTema Transversal Meio AmbientePrática Docente1.Educação ambiental 2. Escola Pública - Goiânia (GO) 3. Meio Ambiente Prática DocenteEnvironmental Education - Social Representation - Cross Track Environment - Teaching PracticeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GOEDUCATION: A THEMATIC ENVIRONMENTAL PERFORMANCE IN THEORY / PRACTICE OF TEACHER EDUCATION, in Goiania - GOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao_Joselita_Cordeiro.pdfapplication/pdf742577http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d61fd244-2fca-42bd-b6c9-2f8673b70c39/downloadc47a050065e755a708be6a29117a2edfMD51THUMBNAILDissertacao_Joselita_Cordeiro.pdf.jpgDissertacao_Joselita_Cordeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2259http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7e166be3-35da-40b8-b5dd-a6fc16a4eb6d/download089ef664c6a37a6fa43f593085e20084MD52tde/18912014-07-30 03:15:06.325open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1891http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082014-07-30T06:15:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv EDUCATION: A THEMATIC ENVIRONMENTAL PERFORMANCE IN THEORY / PRACTICE OF TEACHER EDUCATION, in Goiania - GO
title EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
spellingShingle EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
CORDEIRO, Joselita Modesto
Representação Social
Educação Ambiental
Tema Transversal Meio Ambiente
Prática Docente
1.Educação ambiental 2. Escola Pública - Goiânia (GO) 3. Meio Ambiente Prática Docente
Environmental Education - Social Representation - Cross Track Environment - Teaching Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
title_full EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
title_fullStr EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
title_sort EDUCAÇÃO: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, EM GOIÂNIA GO
author CORDEIRO, Joselita Modesto
author_facet CORDEIRO, Joselita Modesto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv OLIVEIRA, Sandra de Fátima
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2128228551113027
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0942130317043920
dc.contributor.author.fl_str_mv CORDEIRO, Joselita Modesto
contributor_str_mv OLIVEIRA, Sandra de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Representação Social
Educação Ambiental
Tema Transversal Meio Ambiente
Prática Docente
1.Educação ambiental 2. Escola Pública - Goiânia (GO) 3. Meio Ambiente Prática Docente
topic Representação Social
Educação Ambiental
Tema Transversal Meio Ambiente
Prática Docente
1.Educação ambiental 2. Escola Pública - Goiânia (GO) 3. Meio Ambiente Prática Docente
Environmental Education - Social Representation - Cross Track Environment - Teaching Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Education - Social Representation - Cross Track Environment - Teaching Practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description This work aims to reflect on the theory / practice performance and the training of teachers in regard to environmental issues. This is a study of teachers from two state colleges located in the city of Goiânia-GO. The study of the developed actions in school, the curriculum and teacher training need analysis and reflection and needs to be reconsidered, taking into account the desires of society, especially in regard to environmental issues. Thus it was a theoretical framework about the nature of visions and new perspectives for the education of the future; the lifting of global discussions around the environmental issue and the consequent educational Brazilian legislation concerning the environment; the study of social representations of the environment of teachers recognizing in them the experience; and finally the empirical research whose data was treated qualitatively and quantitatively. As mode sought the social representation and documentary analysis, as instruments for indirect observation of lessons, investigation of projective documents of colleges and interviews(teachers, educational coordinators and Education Department). It is expected with the outcome of this research, contribute to reflection on teacher training being it, initial or continuing and its theoretical / practice performance in the school with regard to environmental issues
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Joselita Modesto. EDUCATION: A THEMATIC ENVIRONMENTAL PERFORMANCE IN THEORY / PRACTICE OF TEACHER EDUCATION, in Goiania - GO. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1891
identifier_str_mv CORDEIRO, Joselita Modesto. EDUCATION: A THEMATIC ENVIRONMENTAL PERFORMANCE IN THEORY / PRACTICE OF TEACHER EDUCATION, in Goiania - GO. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d61fd244-2fca-42bd-b6c9-2f8673b70c39/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7e166be3-35da-40b8-b5dd-a6fc16a4eb6d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c47a050065e755a708be6a29117a2edf
089ef664c6a37a6fa43f593085e20084
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047615105269760