Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Detoni, Geronimo Carlos de Meira lattes
Orientador(a): Cruz Júnior, Gelson da lattes
Banca de defesa: Cruz Júnior, Gelson da, Guedes, Leonardo Guerra de Rezende, Lemos, Rodrigo Pinto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e da Computação (EMC)
Departamento: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
PNQ
FNQ
MEG
Palavras-chave em Inglês:
PNQ
FNQ
MEG
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5901
Resumo: The unbundling of the Brazilian electric sector in 2004 significantly impacted the sale of power in the country. Since then, a number of measures were progressively implemented, making the market for buying and selling energy competitive and challenging. The generation companies and energy traders had to adapt to new market segmentation, while seeking to retain old customers and attract new contracts. In this context, Eletrobras Eletronorte, a public energy generation and transmission company, defined excellence in management as its strategy by aligning its processes to MEG and to have continuous participation in the PNQ, which evaluates and ranks the best companies in Brazil. The company's relationship with customers and the market is made by means of the criterion "Customers". In the energy market, this criterion expresses the degree of excellence of the marketing process. It is therefore hoped that its score is supposed to represent the measure of success in the pursuit of customer retention and maintenance of the organization. Starting from the historic score obtained by the company in editions of PNQ to the criterion "Customers", the results of satisfaction surveys of the area and financial results recorded during the study period, this work intends to evaluate the impact of having MEG used in the process of commercialization of Eletrobras Eletronorte, considering that the organization was the winner of “World Class” prize from FNQ.
id UFG_b43fb391eb5ee1ec79d66aba9a470e58
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/5901
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling Cruz Júnior, Gelson dahttp://lattes.cnpq.br/4370555454162131Cruz Júnior, Gelson daGuedes, Leonardo Guerra de RezendeLemos, Rodrigo Pintohttp://lattes.cnpq.br/1768267326113263Detoni, Geronimo Carlos de Meira2016-08-10T12:12:58Z2013-09-02DETONI, G. C. M. Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5901The unbundling of the Brazilian electric sector in 2004 significantly impacted the sale of power in the country. Since then, a number of measures were progressively implemented, making the market for buying and selling energy competitive and challenging. The generation companies and energy traders had to adapt to new market segmentation, while seeking to retain old customers and attract new contracts. In this context, Eletrobras Eletronorte, a public energy generation and transmission company, defined excellence in management as its strategy by aligning its processes to MEG and to have continuous participation in the PNQ, which evaluates and ranks the best companies in Brazil. The company's relationship with customers and the market is made by means of the criterion "Customers". In the energy market, this criterion expresses the degree of excellence of the marketing process. It is therefore hoped that its score is supposed to represent the measure of success in the pursuit of customer retention and maintenance of the organization. Starting from the historic score obtained by the company in editions of PNQ to the criterion "Customers", the results of satisfaction surveys of the area and financial results recorded during the study period, this work intends to evaluate the impact of having MEG used in the process of commercialization of Eletrobras Eletronorte, considering that the organization was the winner of “World Class” prize from FNQ.A desverticalização do setor elétrico brasileiro em 2004 impactou a comercialização de energia no país de maneira significativa. Desde então, uma série de medidas foi implementada progressivamente, tornando o mercado de compra e venda de energia competitivo e desafiador. Fez-se necessário que as geradoras e comercializadoras de energia se adaptassem a uma nova segmentação do mercado, buscando ao mesmo tempo a retenção dos clientes antigos e a captação de novos contratos. Nesse contexto, a Eletrobras Eletronorte, empresa pública de geração e transmissão de energia, definiu como estratégia a excelência na gestão, por meio do alinhamento de seus processos ao MEG e da contínua participação no PNQ, que avalia e classifica as melhores empresas do país. A relação da empresa com clientes e mercado é feita por meio do critério “Clientes”. No mercado de energia, esse critério expressa o grau de excelência do processo de comercialização. Espera-se, portanto que sua pontuação represente a medida do sucesso na busca da retenção e manutenção dos clientes da organização. Partindo do histórico da pontuação obtida pela empresa nas edições do PNQ para o critério “Clientes”, dos resultados das pesquisas de satisfação internas da área e dos resultados econômico-financeiros verificados no período do estudo, este trabalho pretende avaliar o impacto da utilização do MEG no processo de Comercialização da Eletrobras Eletronorte, haja vista o cenário de obtenção, pela organização, do prêmio “Classe Mundial” conferido pela FNQ.Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2016-08-09T15:19:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf: 2178811 bytes, checksum: 38c96596d85db8bf692e4715f8dc4f4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-08-10T12:12:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf: 2178811 bytes, checksum: 38c96596d85db8bf692e4715f8dc4f4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-10T12:12:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf: 2178811 bytes, checksum: 38c96596d85db8bf692e4715f8dc4f4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2013-09-02application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/30423/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Geronimo%20CArlos%20de%20Meira%20Detoni%20-%202013.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e da Computação (EMC)UFGBrasilEscola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSetor elétricoExcelência em gestãoClientesMercadoPNQFNQMEGEnergyManagement excellenceClientsMarketPNQFNQMEGENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAAvaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras EletronorteImpact assessment of the implmentation of the model of excellence in management of National Foundation of Quality in case of energy trading of a public company: a case study of Eletrobras Eletronorteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5088589215393046129600600600-7705723421721944646-1431013593610671097reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/dd3b7c21-e7a6-41ec-acf1-a47125481eb1/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b6caf31b-a1ca-44e4-8f35-f4011350384b/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7c977d2c-8f6a-4df5-bad5-7d586998c4a8/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b0b32087-d018-4171-84dc-d1ecee37d50d/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdfDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdfapplication/pdf2178811http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/be75d6e6-5ada-4879-b105-f2358f0160d8/download38c96596d85db8bf692e4715f8dc4f4fMD55TEXTDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf.txtDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf.txtExtracted Texttext/plain213104http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2465e588-e6a8-4dfb-b7e2-8299fd5f1e36/downloadcd69d51c077f556ba1c33f272b203c61MD56THUMBNAILDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf.jpgDissertação - Geronimo CArlos de Meira Detoni - 2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ff5dd429-f9d0-4b97-a6cd-8ef453ea7d27/downloadc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD57tede/59012016-08-11 03:02:15.614http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/5901http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082016-08-11T06:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Impact assessment of the implmentation of the model of excellence in management of National Foundation of Quality in case of energy trading of a public company: a case study of Eletrobras Eletronorte
title Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
spellingShingle Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
Detoni, Geronimo Carlos de Meira
Setor elétrico
Excelência em gestão
Clientes
Mercado
PNQ
FNQ
MEG
Energy
Management excellence
Clients
Market
PNQ
FNQ
MEG
ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
title_full Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
title_fullStr Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
title_full_unstemmed Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
title_sort Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
author Detoni, Geronimo Carlos de Meira
author_facet Detoni, Geronimo Carlos de Meira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz Júnior, Gelson da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4370555454162131
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cruz Júnior, Gelson da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lemos, Rodrigo Pinto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1768267326113263
dc.contributor.author.fl_str_mv Detoni, Geronimo Carlos de Meira
contributor_str_mv Cruz Júnior, Gelson da
Cruz Júnior, Gelson da
Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
Lemos, Rodrigo Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Setor elétrico
Excelência em gestão
Clientes
Mercado
PNQ
FNQ
MEG
topic Setor elétrico
Excelência em gestão
Clientes
Mercado
PNQ
FNQ
MEG
Energy
Management excellence
Clients
Market
PNQ
FNQ
MEG
ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Energy
Management excellence
Clients
Market
PNQ
FNQ
MEG
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description The unbundling of the Brazilian electric sector in 2004 significantly impacted the sale of power in the country. Since then, a number of measures were progressively implemented, making the market for buying and selling energy competitive and challenging. The generation companies and energy traders had to adapt to new market segmentation, while seeking to retain old customers and attract new contracts. In this context, Eletrobras Eletronorte, a public energy generation and transmission company, defined excellence in management as its strategy by aligning its processes to MEG and to have continuous participation in the PNQ, which evaluates and ranks the best companies in Brazil. The company's relationship with customers and the market is made by means of the criterion "Customers". In the energy market, this criterion expresses the degree of excellence of the marketing process. It is therefore hoped that its score is supposed to represent the measure of success in the pursuit of customer retention and maintenance of the organization. Starting from the historic score obtained by the company in editions of PNQ to the criterion "Customers", the results of satisfaction surveys of the area and financial results recorded during the study period, this work intends to evaluate the impact of having MEG used in the process of commercialization of Eletrobras Eletronorte, considering that the organization was the winner of “World Class” prize from FNQ.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-10T12:12:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DETONI, G. C. M. Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5901
identifier_str_mv DETONI, G. C. M. Avaliação do impacto da aplicação do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade no processo de comercialização de energia de uma empresa pública: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5088589215393046129
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7705723421721944646
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -1431013593610671097
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e da Computação (EMC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/dd3b7c21-e7a6-41ec-acf1-a47125481eb1/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b6caf31b-a1ca-44e4-8f35-f4011350384b/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7c977d2c-8f6a-4df5-bad5-7d586998c4a8/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/b0b32087-d018-4171-84dc-d1ecee37d50d/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/be75d6e6-5ada-4879-b105-f2358f0160d8/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/2465e588-e6a8-4dfb-b7e2-8299fd5f1e36/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ff5dd429-f9d0-4b97-a6cd-8ef453ea7d27/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
38c96596d85db8bf692e4715f8dc4f4f
cd69d51c077f556ba1c33f272b203c61
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047648505561088