A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bechara, Graciela Ramos Barbosa lattes
Orientador(a): Pernisa Júnior, Carlos lattes
Banca de defesa: Guerra, Márcio de Oliveira lattes, Ribeiro, José Luiz lattes, Martins, Fernanda Flaviana de Souza lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12251
Resumo: O presente estudo discute a transição de gênero, as construções identitárias e a luta por reconhecimento das personagens transexuais nas telenovelas exibidas no horário das 21 horas, na Rede Globo. Transgêneros são pessoas que possuem a percepção de pertencer a um gênero que não condiz com o que lhe é atribuído no nascimento. Nessa condição, são estigmatizadas pela sociedade, fato que interfere em suas identidades. Como forma de melhor experienciar seu modo de existência, essas pessoas procuram transformar o corpo, conforme a percepção de gênero. Por essa perspectiva, o objetivo do presente trabalho, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) e da escolha do método de Análise e Imagens em Movimento (ROSE, 2002) é justificado por dois grandes critérios: as especificidades do campo televisivo e, particularmente, do discurso ficcional seriado. Especificidades que comportam uma imaginação melodramática, uma estética televisiva e um acordo ficcional. Nossa proposta é identificar, nas telenovelas exibidas no período de 2017 a 2019 –“A força do querer”, “O sétimo guardião” e “A dona do pedaço” – como as transgêneros decifram e expressam suas trajetórias comprovando suas identidades. Inicialmente, apresentamos um recorte teórico acerca do universo trans em seus aspectos mais gerais. Em um segundo momento, expusemos as relações entre as personagens transgêneros e o modo como se compreendem e se identificam. Por fim, demonstramos os recursos utilizados pelos sujeitos trans, como forma de adequar sua imagem à identidade desejada.
id UFJF_3b53bf0f45290a38877d075daeb3c937
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12251
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pernisa Júnior, Carloshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307Guerra, Márcio de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480Ribeiro, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/Martins, Fernanda Flaviana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6267240636015190http://lattes.cnpq.br/Bechara, Graciela Ramos Barbosa2021-01-21T12:39:53Z2021-01-212021-01-21T12:39:53Z2020-12-15https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12251O presente estudo discute a transição de gênero, as construções identitárias e a luta por reconhecimento das personagens transexuais nas telenovelas exibidas no horário das 21 horas, na Rede Globo. Transgêneros são pessoas que possuem a percepção de pertencer a um gênero que não condiz com o que lhe é atribuído no nascimento. Nessa condição, são estigmatizadas pela sociedade, fato que interfere em suas identidades. Como forma de melhor experienciar seu modo de existência, essas pessoas procuram transformar o corpo, conforme a percepção de gênero. Por essa perspectiva, o objetivo do presente trabalho, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) e da escolha do método de Análise e Imagens em Movimento (ROSE, 2002) é justificado por dois grandes critérios: as especificidades do campo televisivo e, particularmente, do discurso ficcional seriado. Especificidades que comportam uma imaginação melodramática, uma estética televisiva e um acordo ficcional. Nossa proposta é identificar, nas telenovelas exibidas no período de 2017 a 2019 –“A força do querer”, “O sétimo guardião” e “A dona do pedaço” – como as transgêneros decifram e expressam suas trajetórias comprovando suas identidades. Inicialmente, apresentamos um recorte teórico acerca do universo trans em seus aspectos mais gerais. Em um segundo momento, expusemos as relações entre as personagens transgêneros e o modo como se compreendem e se identificam. Por fim, demonstramos os recursos utilizados pelos sujeitos trans, como forma de adequar sua imagem à identidade desejada.The present study discusses the gender transition, the identity constructions and the struggle for recognition of transsexual characters in the soap operas shown at 9 pm on Rede Globo TV. Transgenders are people who have a perception of belonging to a gender that does not match what is attributed at birth. In this condition, they are stigmatized by society, which interferes with their identities. As a way to bettr experience their mode of existence, these people seek to transform the body, according to the perception of gender. From this perspective, the objective of the present work, through Content Analysis (BARDIN, 2010) and the choice of the Analysis and Moving Images method (ROSE, 2002) is justifeied by two main criteria: the specificities of the television field and, particularly, of serial fictional discourse. Specificities that include a melodramatic imagination, a television aesthetic and a fictional agreement. Our proposal is to identify, in the soap operas shown, in the period from 2017 to 2019 –“The strength of wanting”, “The seventh guardian” and “The owner of the piece” –, how transgender people decipher and express their trajectories proving their identities. Initially, we present a theoretical outline about the trans universe in its most general aspects. In a second step, we exposed the relationships between transgender characters and the way they understand and identify themselves. Finally, we demonstrate the resources used by trans subjects, as a way to adapt their image to the desired identity.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTelenovelaIdentidade de gêneroTransgênerosTransexualidadeTransfobiaGender identityTransgenderTranssexualityTransphobiaA representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALgracielaramosbarbosabechara.pdfgracielaramosbarbosabechara.pdfPDF/Aapplication/pdf2938687https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/1/gracielaramosbarbosabechara.pdfbf4c2f2a159d976d3a18431dece47cadMD51TEXTgracielaramosbarbosabechara.pdf.txtgracielaramosbarbosabechara.pdf.txtExtracted texttext/plain700480https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/4/gracielaramosbarbosabechara.pdf.txt1a0bd4f606ba2a6aba8c347abee5a74fMD54THUMBNAILgracielaramosbarbosabechara.pdf.jpggracielaramosbarbosabechara.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/5/gracielaramosbarbosabechara.pdf.jpg04199d0a5f52bf7f0219e4f96e30407cMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53ufjf/122512021-01-22 04:07:54.802oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-01-22T06:07:54Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
title A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
spellingShingle A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
Bechara, Graciela Ramos Barbosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Telenovela
Identidade de gênero
Transgêneros
Transexualidade
Transfobia
Gender identity
Transgender
Transsexuality
Transphobia
title_short A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
title_full A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
title_fullStr A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
title_full_unstemmed A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
title_sort A representação das identidades transexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura das personagens que se destacaram nas tramas no período de 2017 a 2019
author Bechara, Graciela Ramos Barbosa
author_facet Bechara, Graciela Ramos Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pernisa Júnior, Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3402056676199307
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guerra, Márcio de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7660834171810480
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, José Luiz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Fernanda Flaviana de Souza
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6267240636015190
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Bechara, Graciela Ramos Barbosa
contributor_str_mv Pernisa Júnior, Carlos
Guerra, Márcio de Oliveira
Ribeiro, José Luiz
Martins, Fernanda Flaviana de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Telenovela
Identidade de gênero
Transgêneros
Transexualidade
Transfobia
Gender identity
Transgender
Transsexuality
Transphobia
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Identidade de gênero
Transgêneros
Transexualidade
Transfobia
Gender identity
Transgender
Transsexuality
Transphobia
description O presente estudo discute a transição de gênero, as construções identitárias e a luta por reconhecimento das personagens transexuais nas telenovelas exibidas no horário das 21 horas, na Rede Globo. Transgêneros são pessoas que possuem a percepção de pertencer a um gênero que não condiz com o que lhe é atribuído no nascimento. Nessa condição, são estigmatizadas pela sociedade, fato que interfere em suas identidades. Como forma de melhor experienciar seu modo de existência, essas pessoas procuram transformar o corpo, conforme a percepção de gênero. Por essa perspectiva, o objetivo do presente trabalho, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) e da escolha do método de Análise e Imagens em Movimento (ROSE, 2002) é justificado por dois grandes critérios: as especificidades do campo televisivo e, particularmente, do discurso ficcional seriado. Especificidades que comportam uma imaginação melodramática, uma estética televisiva e um acordo ficcional. Nossa proposta é identificar, nas telenovelas exibidas no período de 2017 a 2019 –“A força do querer”, “O sétimo guardião” e “A dona do pedaço” – como as transgêneros decifram e expressam suas trajetórias comprovando suas identidades. Inicialmente, apresentamos um recorte teórico acerca do universo trans em seus aspectos mais gerais. Em um segundo momento, expusemos as relações entre as personagens transgêneros e o modo como se compreendem e se identificam. Por fim, demonstramos os recursos utilizados pelos sujeitos trans, como forma de adequar sua imagem à identidade desejada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T12:39:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-21
2021-01-21T12:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12251
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/1/gracielaramosbarbosabechara.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/4/gracielaramosbarbosabechara.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/5/gracielaramosbarbosabechara.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12251/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bf4c2f2a159d976d3a18431dece47cad
1a0bd4f606ba2a6aba8c347abee5a74f
04199d0a5f52bf7f0219e4f96e30407c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962543915466752