Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Luiza Maia Gama lattes
Orientador(a): Queiroz, Álvaro João Magalhães de lattes
Banca de defesa: Collin, Luci Maria Dias lattes, Alvarenga, Nilson Assunção lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
Resumo: Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo.
id UFJF_3e049db010babc2c1a6104a61ab56edd
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12254
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Queiroz, Álvaro João Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/4794107935753176Collin, Luci Maria Diashttp://lattes.cnpq.br/9755511534456066Alvarenga, Nilson Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417http://lattes.cnpq.br/Fernandes, Ana Luiza Maia Gama2021-01-21T12:44:33Z2021-01-192021-01-21T12:44:33Z2016-05-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo.Quarenta Clics em Curitiba is composed by forty black-and-white photographs by Jack Pires combined to forty poems by Paulo Leminski, disposed in loose sheets of identical dimensions. Each of Pires’s photographs appear in the sheet side by side with a poem by Leminski, whose literary proposition is identified with the haicai, a poetry genre originated in Japan. Their experience can be described as semiotic and intermediatic exercises in which the emphatically pronounced indexicality owns its nature to the relationship between a photograph, interested in capturing the decisive moment, and the haicai poetry. The poems and photos linked work as indexical cut offs of the space-time in a non-hierarchic and deprived of attention focus Curitiba. The characteristical triviality of Leminski’s haicais is potentialized by Pires’s photographs. Based on the intermedial studies and C. S. Peirce’s theory of signs, this work proposes a model to explain the relationship between verbal poetry and photography in Quarenta Clics. The results presented in this work are the preliminary development of this model.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOQuarenta clics em CuritibaPaulo LeminskiFotolivro de literaturaIntermidialidadeSemióticaQuarenta clics em CuritibaPaulo LeminskiLiterature photobookIntermedialitySemioticsQuarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Piresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ORIGINALanaluizamaiagamafernandes.pdfanaluizamaiagamafernandes.pdfapplication/octet-stream18982767https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/3/analuizamaiagamafernandes.pdf4a957fc878e7a4e6fd8e491255d77dd5MD53ufjf/122542023-07-26 12:17:23.932oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T15:17:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
title Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
spellingShingle Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Fotolivro de literatura
Intermidialidade
Semiótica
Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Literature photobook
Intermediality
Semiotics
title_short Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
title_full Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
title_fullStr Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
title_full_unstemmed Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
title_sort Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
author Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
author_facet Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Álvaro João Magalhães de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4794107935753176
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Collin, Luci Maria Dias
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9755511534456066
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alvarenga, Nilson Assunção
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4188323551381417
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
contributor_str_mv Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Collin, Luci Maria Dias
Alvarenga, Nilson Assunção
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Fotolivro de literatura
Intermidialidade
Semiótica
Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Literature photobook
Intermediality
Semiotics
dc.subject.por.fl_str_mv Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Fotolivro de literatura
Intermidialidade
Semiótica
Quarenta clics em Curitiba
Paulo Leminski
Literature photobook
Intermediality
Semiotics
description Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T12:44:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19
2021-01-21T12:44:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/1/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/3/analuizamaiagamafernandes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
4a957fc878e7a4e6fd8e491255d77dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798039819542069248