As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Gomes, Rhuan Fernandes lattes
Orientador(a): Christo, Maraliz de Castro Vieira lattes
Banca de defesa: Rosmaninho, Nuno lattes, Ribeiro, Naiara Damas
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362
Resumo: Este trabalho se debruça sobre a recepção das pinturas do Grão Vasco na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1898-1967). Crítico, connoisseur e colecionador, escreveria duas obras sobre Vasco Fernandes, publicadas em 1946 e 1962, que sucessivamente citadas até nossos dias, praticamente pacificam o tema. Estes textos são aqui abordados a partir da compreensão de que uma operação historiográfica pode ser entendida por meio da combinação do lugar social do historiador, das práticas científicas de seu meio e de sua escrita, repletos de experiências e expectativas. O objetivo principal é compreender como, e também por que, para que, para quem, Luís Reis Santos, em seu contexto bastante específico – político, social ou intelectual – construiu seu próprio entendimento da pintura do Grão Vasco, desconstruindo um mito e criando um novo.
id UFJF_42aa36d961fea4ab0348614a5ca8efc7
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/4362
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Christo, Maraliz de Castro Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8Rosmaninho, Nunohttp://lattes.cnpq.br/Ribeiro, Naiara Damashttp://lattes.cnpq.br/http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488756A4Gomes, Rhuan Fernandes2017-05-16T15:57:54Z2017-05-162017-05-16T15:57:54Z2015-08-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362Este trabalho se debruça sobre a recepção das pinturas do Grão Vasco na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1898-1967). Crítico, connoisseur e colecionador, escreveria duas obras sobre Vasco Fernandes, publicadas em 1946 e 1962, que sucessivamente citadas até nossos dias, praticamente pacificam o tema. Estes textos são aqui abordados a partir da compreensão de que uma operação historiográfica pode ser entendida por meio da combinação do lugar social do historiador, das práticas científicas de seu meio e de sua escrita, repletos de experiências e expectativas. O objetivo principal é compreender como, e também por que, para que, para quem, Luís Reis Santos, em seu contexto bastante específico – político, social ou intelectual – construiu seu próprio entendimento da pintura do Grão Vasco, desconstruindo um mito e criando um novo.This dissertation focuses on the reception of the Grão Vasco’s paintings in the Luís Reis Santos’s (1898-1967) historiography of art. Critic, connoisseur and collector, Reis Santos wrote two works about this painter, published in 1946 and 1962, successively cited until our days, that virtually pacify the subject. These texts are addressed here based on the comprehension that a historiographical operation can be understood through a combination of the social historian place, with their scientific practices and his writing, full of experiences and expectations. The main objective is to realize how, and also why, for what, to whom, Luís Reis Santos, in his very specific context - political, social or intellectual - built his own understanding of the Grão Vasco’s paintings, deconstructing a myth and raising a new on.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em HistóriaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória da historiografia da arteHistória intelectualHistória da arteLuís Reis SantosGrão VascoSalazarismoHistoriography of art historyIntellectual historyLuís Reis SantosGrão VascoSalazar’s dictatorshipAs imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILrhuanfernandesgomes.pdf.jpgrhuanfernandesgomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/4/rhuanfernandesgomes.pdf.jpg889acb85ced815c23526233acea50242MD54ORIGINALrhuanfernandesgomes.pdfrhuanfernandesgomes.pdfapplication/pdf2497778https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/1/rhuanfernandesgomes.pdf7e42ada3d455c53b8449c67fc5d60457MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTrhuanfernandesgomes.pdf.txtrhuanfernandesgomes.pdf.txtExtracted texttext/plain503214https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/3/rhuanfernandesgomes.pdf.txt0959b55608a263ffb2b7c2d052fcbf10MD53ufjf/43622019-06-16 05:07:43.442oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T08:07:43Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
title As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
spellingShingle As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
Gomes, Rhuan Fernandes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História da historiografia da arte
História intelectual
História da arte
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazarismo
Historiography of art history
Intellectual history
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazar’s dictatorship
title_short As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
title_full As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
title_fullStr As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
title_full_unstemmed As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
title_sort As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)
author Gomes, Rhuan Fernandes
author_facet Gomes, Rhuan Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Christo, Maraliz de Castro Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosmaninho, Nuno
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, Naiara Damas
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488756A4
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rhuan Fernandes
contributor_str_mv Christo, Maraliz de Castro Vieira
Rosmaninho, Nuno
Ribeiro, Naiara Damas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História da historiografia da arte
História intelectual
História da arte
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazarismo
Historiography of art history
Intellectual history
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazar’s dictatorship
dc.subject.por.fl_str_mv História da historiografia da arte
História intelectual
História da arte
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazarismo
Historiography of art history
Intellectual history
Luís Reis Santos
Grão Vasco
Salazar’s dictatorship
description Este trabalho se debruça sobre a recepção das pinturas do Grão Vasco na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1898-1967). Crítico, connoisseur e colecionador, escreveria duas obras sobre Vasco Fernandes, publicadas em 1946 e 1962, que sucessivamente citadas até nossos dias, praticamente pacificam o tema. Estes textos são aqui abordados a partir da compreensão de que uma operação historiográfica pode ser entendida por meio da combinação do lugar social do historiador, das práticas científicas de seu meio e de sua escrita, repletos de experiências e expectativas. O objetivo principal é compreender como, e também por que, para que, para quem, Luís Reis Santos, em seu contexto bastante específico – político, social ou intelectual – construiu seu próprio entendimento da pintura do Grão Vasco, desconstruindo um mito e criando um novo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T15:57:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-16
2017-05-16T15:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/4/rhuanfernandesgomes.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/1/rhuanfernandesgomes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4362/3/rhuanfernandesgomes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 889acb85ced815c23526233acea50242
7e42ada3d455c53b8449c67fc5d60457
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
0959b55608a263ffb2b7c2d052fcbf10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661555802112000