Elaboração e implementaçâo da política de formação para os servidores da educação do município do Recife/PE: considerações deste percurso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Macêdo, Sandra Serralva Rodrigues de lattes
Orientador(a): Franco, Denise Vieira lattes
Banca de defesa: Zanetti, Alexsandra lattes, Almeida, Adriana de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5584
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da Política de Formação da Rede Municipal de Ensino do Recife e propor à Secretaria de Educação do Recife um Plano de Ação Educacional para aperfeiçoamento da implementação de sua proposta de formação, na perspectiva continuada – nas modalidades presencial e a distância, com definição de trilhas para dois anos. A justificativa para o desenvolvimento desta pesquisa baseia-se no longo período de ausência de uma Política de Formação normatizada para os professores da supracitada Rede, a despeito de sua relevância, especialmente a partir da promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 e da Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, bem como da Resolução n.18 CNE/2012, a qual regulamenta a implementação do 1/3 de Aula Atividade. Para suporte empírico no desenvolvimento deste estudo, e, ainda, considerando seu percurso e instrumentos metodológicos, foram realizadas análises documental e bibliográfica da Rede no âmbito das formações realizadas até o ano de 2014 e das mudanças conceituais necessárias à implementação da proposta da Política de Formação, bem como aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, respectivamente, com os grupos de professores e técnicos, estes últimos) responsáveis diretos pela normatização e execução das formações. Os dados e informações coletas foram, por sua vez, observados à luz de autores como Gatti, Sá Barreto e André (2011); Belletati (2005); Sambugari (2005); Vaillant (2006); Dourado e Oliveira (2009); Tardif (2000, 2014) e Mainardes (2006).
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Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da Política de Formação da Rede Municipal de Ensino do Recife e propor à Secretaria de Educação do Recife um Plano de Ação Educacional para aperfeiçoamento da implementação de sua proposta de formação, na perspectiva continuada – nas modalidades presencial e a distância, com definição de trilhas para dois anos. A justificativa para o desenvolvimento desta pesquisa baseia-se no longo período de ausência de uma Política de Formação normatizada para os professores da supracitada Rede, a despeito de sua relevância, especialmente a partir da promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 e da Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, bem como da Resolução n.18 CNE/2012, a qual regulamenta a implementação do 1/3 de Aula Atividade. Para suporte empírico no desenvolvimento deste estudo, e, ainda, considerando seu percurso e instrumentos metodológicos, foram realizadas análises documental e bibliográfica da Rede no âmbito das formações realizadas até o ano de 2014 e das mudanças conceituais necessárias à implementação da proposta da Política de Formação, bem como aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, respectivamente, com os grupos de professores e técnicos, estes últimos) responsáveis diretos pela normatização e execução das formações. Os dados e informações coletas foram, por sua vez, observados à luz de autores como Gatti, Sá Barreto e André (2011); Belletati (2005); Sambugari (2005); Vaillant (2006); Dourado e Oliveira (2009); Tardif (2000, 2014) e Mainardes (2006).The present dissertation was developed within the framework of the Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) from the Center of Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF/CAEd). This study aims to analyze the implementation of a Training Policy of Recife´s Municipal Educational System, and propose to the Department of Education of Recife, an Educational Action Plan for improvement of its implementation of a Training Policy with a perspective of continuing education, in a face-to-face and distance modalities, with tracks for two years. The rationale for the development of this research is based on a long period of absence of a policy of standardized training for teachers of the above municipal system, regardless of its relevance, especially since the promulgation of the Guidelines and Bases for National Education, law no. 9394/96 and law no. 11.738/2008, governing the national Professional salary floor for the professionals of the public teaching of basic education, as well as of resolution no 18 CNE/2012, which regulates the implementation of 1/3 of Class Activity. For empirical support in the development of this study, and, yet, considering its route and methodological tools, documentary and bibliographical analysis were conducted on the Recife´s Municipal Educational System in the context of training carried out by the year 2014 and of the conceptual changes necessary for the implementation of the training policy proposal, as well as application of questionnaires and semi-structured interviews, respectively, with groups of teachers and technicians , the latter, responsible for direct standardization and implementation of trainings.The data and information collections were, in turn, observed in the light of such authors as Gatti, Sá Barreto and André (2011); Belletati (2005); Sambugari (2005); Vaillant (2006); Dourado and Oliveira (2009); Tardif (2000, 2014) and Mainardes (2006).porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscola de formaçãoFormação continuadaPolítica de formaçãoTraining schoolContinuing educationTraining policyElaboração e implementaçâo da política de formação para os servidores da educação do município do Recife/PE: considerações deste percursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILsandraserralvarodriguesdemacedo.pdf.jpgsandraserralvarodriguesdemacedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5584/4/sandraserralvarodriguesdemacedo.pdf.jpg9e69143e59f5f3ecfeeaeef263533c27MD54ORIGINALsandraserralvarodriguesdemacedo.pdfsandraserralvarodriguesdemacedo.pdfapplication/pdf1404637https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5584/1/sandraserralvarodriguesdemacedo.pdff3c6af630136a3335b7bc20919838c0cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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