O ensino de leitura e o processo inferencial: interfaces com a formação de professor e com as avaliações externas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Clarice de Matos lattes
Orientador(a): Sampaio, Thaís Fernandes lattes
Banca de defesa: Oliveira, Roberto Perobelli de lattes, Reis, Andreia Rezende Garcia lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Departamento: Faculdade de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10053
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a habilidade de “inferir uma informação implícita em um texto”, que compõe a compreensão textual, é aferida nas avaliações externas de Língua Portuguesa e investigar que tipo de tarefas de inferência os futuros professores de Português propõem, identificando aproximações e distanciamentos entre esses processos. Como suporte teórico, embasamo-nos em estudos de Solé (1998), Apllegate, (2002), Soares (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017). Assim, com base em tais teorias, exploramos as seguintes questões em nossas análises: i) Como os itens das avaliações externas avaliam a inferência nos textos?; ii) Quais os tipos de textos que são usados para a construção de itens dessa habilidade?; e iii) Como os graduandos propuseram o trabalho com a inferência nas atividades de leitura?. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para nossas análises, adotando a concepção de documento proposto por Appolinário (2009, p. 67): “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova”, e tais dados foram submetidos a um tratamento de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os resultados da pesquisa revelam que, no que diz respeito à habilidade de realizar uma inferência de uma informação implícita em um texto, há um descompasso entre a maneira como o processo inferencial é solicitado nas avaliações em larga escala e a forma como os graduandos construíram as atividades de leitura para serem trabalhadas em sala de aula. Além disso, verificamos que os estudantes da graduação apresentam uma dificuldade para explorar o texto nas atividades de leitura, fazendo com que, muitas das vezes, o texto sirva apenas como um “pretexto” para a realização de uma atividade, que não compreende a intepretação de um texto.
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Como suporte teórico, embasamo-nos em estudos de Solé (1998), Apllegate, (2002), Soares (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017). Assim, com base em tais teorias, exploramos as seguintes questões em nossas análises: i) Como os itens das avaliações externas avaliam a inferência nos textos?; ii) Quais os tipos de textos que são usados para a construção de itens dessa habilidade?; e iii) Como os graduandos propuseram o trabalho com a inferência nas atividades de leitura?. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para nossas análises, adotando a concepção de documento proposto por Appolinário (2009, p. 67): “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova”, e tais dados foram submetidos a um tratamento de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os resultados da pesquisa revelam que, no que diz respeito à habilidade de realizar uma inferência de uma informação implícita em um texto, há um descompasso entre a maneira como o processo inferencial é solicitado nas avaliações em larga escala e a forma como os graduandos construíram as atividades de leitura para serem trabalhadas em sala de aula. Além disso, verificamos que os estudantes da graduação apresentam uma dificuldade para explorar o texto nas atividades de leitura, fazendo com que, muitas das vezes, o texto sirva apenas como um “pretexto” para a realização de uma atividade, que não compreende a intepretação de um texto.This work aims to understand how the ability of “infer implicit information in a text”, which is part of textual comprehension, is assessed in the external evaluations of Portuguese Language and investigate what type of inference tasks the future Portuguese teachers propose, identifying approximations and distancing between these processes. As theoretical support, we are based on the studies of Solé (1998), Applegate, (2002), Soares (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi jr e Carvalho (2017). Thus, based on these theories, we explore the following questions in our analysis: i) how the external evaluations items evaluate inference in texts? Ii) what texts are used to elaborate items of this ability? and iii) how the undergraduate students proposed to work with inference on reading activities? We use the documental research methodology in our analysis, taking the conception of document proposed by Appolinário (2009, p. 67): “Any support that contains registered information, forming a unity, that may be useful for consultation, study or test”, and these data have been undergone a qualitative and interpretative treatment (DENZIN; LINCOLN, 2006). This research results show that, concerning the ability of making inferences of implicit information in a text, there is a mismatch between the way how the inferential process is required in large scale evaluations and the way the undergraduate students elaborated the reading activities, usually making the text as a mere “pretext” for the students to do activity, which does not comprehend a text’s interpretation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: LinguísticaUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALeituraInterpretação de textoInferênciaAvaliação externaFormação do professor de língua portuguesaReadingText interpretationInferenceExternal evaluationsPortuguese teacher formationO ensino de leitura e o processo inferencial: interfaces com a formação de professor e com as avaliações externasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILclaricedematosoliveira.pdf.jpgclaricedematosoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10053/4/claricedematosoliveira.pdf.jpgdd8f8e7d8eb4063b6299a44e515121beMD54ORIGINALclaricedematosoliveira.pdfclaricedematosoliveira.pdfapplication/pdf3242318https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10053/1/claricedematosoliveira.pdf054bd0a9a1a3ed4b1f69e67272d98036MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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