Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
|
Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2400 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva distinguir as representações e projeções identitárias da chamada nova classe C nas páginas dos jornais impressos populares, numa tentativa de entender quais discursos identitários estão sendo construídos e quais sentidos sobre esse grupo social estão circulando nas páginas desses jornais e no imaginário brasileiro. Nos últimos anos, o Brasil presenciou o surgimento de uma nova classe média brasileira, decorrente, sobretudo, das mudanças econômicas ocorridas no país que possibilitaram a ascensão social de 35 milhões de brasileiros, saídos de uma situação de vulnerabilidade social extrema para esse novo patamar econômico e social. Ao mesmo tempo, presenciamos a expansão, em tiragem, de jornais impressos de cunho popular que têm como leitores preferenciais as pessoas das classes mais populares, que passam a ter acesso a bens simbólicos, como os jornais impressos, cujo caráter elitista – seja pelo valor, seja pela linguagem adotada, fez com que ficassem restritos, sobremaneira, às camadas mais abastadas da sociedade. Os jornais populares priorizam, em geral, a prestação de serviços, o cotidiano imediato e o entretenimento dos seus leitores preferenciais, estabelecendo outros critérios de noticiabilidade. A partir da análise dos jornais Meia Hora e Super Notícia, buscaremos inferir quais representações identitárias sobre a nova classe média estão sendo forjadas, à luz da tradição dos Estudos Culturais, que entendem o fenômeno das identidades como fenômenos essencialmente simbólicos, de construção narrativa e discursiva. A discussão de fundo diz respeito a um possível tensionamento entre representações que reivindicam um espaço de cidadania para esses indivíduos, ou uma representação que possibilita uma leitura substancialmente econômica desse fenômeno social. A pesquisa nos permitiu perceber que os jornais populares estão se transformando, em um movimento em direção a essa nova classe média, que ocupa um lugar híbrido, um espaço de fronteiras simbólicas que ainda está em construção. Mais do que representações delimitadas, encontramos uma tentativa de travar diálogo com um interlocutor que também está em movimento. |
id |
UFJF_7bc4c226aa52c8ea2b96121e76a73631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2400 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3Santana, Wedencley Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777783E5Oliveira, Luiz Ademir dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238547U7Paula, Francislene Pereira de2016-09-06T14:16:41Z2016-09-022016-09-06T14:16:41Z2013-02-28https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2400A presente dissertação objetiva distinguir as representações e projeções identitárias da chamada nova classe C nas páginas dos jornais impressos populares, numa tentativa de entender quais discursos identitários estão sendo construídos e quais sentidos sobre esse grupo social estão circulando nas páginas desses jornais e no imaginário brasileiro. Nos últimos anos, o Brasil presenciou o surgimento de uma nova classe média brasileira, decorrente, sobretudo, das mudanças econômicas ocorridas no país que possibilitaram a ascensão social de 35 milhões de brasileiros, saídos de uma situação de vulnerabilidade social extrema para esse novo patamar econômico e social. Ao mesmo tempo, presenciamos a expansão, em tiragem, de jornais impressos de cunho popular que têm como leitores preferenciais as pessoas das classes mais populares, que passam a ter acesso a bens simbólicos, como os jornais impressos, cujo caráter elitista – seja pelo valor, seja pela linguagem adotada, fez com que ficassem restritos, sobremaneira, às camadas mais abastadas da sociedade. Os jornais populares priorizam, em geral, a prestação de serviços, o cotidiano imediato e o entretenimento dos seus leitores preferenciais, estabelecendo outros critérios de noticiabilidade. A partir da análise dos jornais Meia Hora e Super Notícia, buscaremos inferir quais representações identitárias sobre a nova classe média estão sendo forjadas, à luz da tradição dos Estudos Culturais, que entendem o fenômeno das identidades como fenômenos essencialmente simbólicos, de construção narrativa e discursiva. A discussão de fundo diz respeito a um possível tensionamento entre representações que reivindicam um espaço de cidadania para esses indivíduos, ou uma representação que possibilita uma leitura substancialmente econômica desse fenômeno social. A pesquisa nos permitiu perceber que os jornais populares estão se transformando, em um movimento em direção a essa nova classe média, que ocupa um lugar híbrido, um espaço de fronteiras simbólicas que ainda está em construção. Mais do que representações delimitadas, encontramos uma tentativa de travar diálogo com um interlocutor que também está em movimento.This dissertation aims to distinguish representations and identity projections of the new C class on the popular newspapers' pages. It attempts to understand what identity discourses are being built, and which senses about this social group are circulating on the pages of these newspapers and in the Brazilian imagination. Over the past years, Brazil has witnessed the emergence of a new Brazilian middle class, resulting in particular from economic changes in the country. It enabled the social rise of 35 million Brazilians emerging from a situation of extreme social vulnerability to a new economic and social level. At the same time, we witness the expansion of popular printed newspapers that have the popular classes as preferred readers. Those people now have access to symbolic goods such as newspapers, whose elitist character - either by value or language, made them restricted to the most affluent society. In general, the popular newspapers prioritize delivery service, instant daily life, and entertainment of their preferred readers setting other criteria of newsworthiness. Based on the analysis of newspapers Meia Hora and Super Notícia, we seek to infer which identity representations about the new middle class are being forged according to Cultural Studies. This study understands the identity phenomenon as a phenomenon essentially symbolic with narrative and discursive construction. The background thread concerns a possible tension between representations that claims for a citizenship space to these individuals, or a representation that allows a substantially economic reading about this social phenomenon. The survey allowed us to realize that in a movement towards the new middle class, popular newspapers are becoming hybrid symbolic boundaries of an area that is still under construction. More than delimited representations, we find an attempt to engage dialogue with an interlocutor who is also moving.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoJornais popularesIdentidadesHibridismoNova classe médiaCommunicationPopular newspaperIdentitiesHybridismNew middle classEm busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTfrancislenepereiradepaula.pdf.txtfrancislenepereiradepaula.pdf.txtExtracted texttext/plain518323https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/3/francislenepereiradepaula.pdf.txtb72e5dae1eb43c0a9edafc0cdae70bf9MD53THUMBNAILfrancislenepereiradepaula.pdf.jpgfrancislenepereiradepaula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/4/francislenepereiradepaula.pdf.jpg5fa2d73b51b184012cbc9b17d345040cMD54ORIGINALfrancislenepereiradepaula.pdffrancislenepereiradepaula.pdfapplication/pdf1222709https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/1/francislenepereiradepaula.pdf55d482826f9cb93341aec3314c6cfd97MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/24002019-11-07 11:34:51.608oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:51Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
title |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
spellingShingle |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora Paula, Francislene Pereira de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Jornais populares Identidades Hibridismo Nova classe média Communication Popular newspaper Identities Hybridism New middle class |
title_short |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
title_full |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
title_fullStr |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
title_full_unstemmed |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
title_sort |
Em busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Hora |
author |
Paula, Francislene Pereira de |
author_facet |
Paula, Francislene Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santana, Wedencley Alves |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777783E5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Ademir de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238547U7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Francislene Pereira de |
contributor_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira Santana, Wedencley Alves Oliveira, Luiz Ademir de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Jornais populares Identidades Hibridismo Nova classe média Communication Popular newspaper Identities Hybridism New middle class |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Jornais populares Identidades Hibridismo Nova classe média Communication Popular newspaper Identities Hybridism New middle class |
description |
A presente dissertação objetiva distinguir as representações e projeções identitárias da chamada nova classe C nas páginas dos jornais impressos populares, numa tentativa de entender quais discursos identitários estão sendo construídos e quais sentidos sobre esse grupo social estão circulando nas páginas desses jornais e no imaginário brasileiro. Nos últimos anos, o Brasil presenciou o surgimento de uma nova classe média brasileira, decorrente, sobretudo, das mudanças econômicas ocorridas no país que possibilitaram a ascensão social de 35 milhões de brasileiros, saídos de uma situação de vulnerabilidade social extrema para esse novo patamar econômico e social. Ao mesmo tempo, presenciamos a expansão, em tiragem, de jornais impressos de cunho popular que têm como leitores preferenciais as pessoas das classes mais populares, que passam a ter acesso a bens simbólicos, como os jornais impressos, cujo caráter elitista – seja pelo valor, seja pela linguagem adotada, fez com que ficassem restritos, sobremaneira, às camadas mais abastadas da sociedade. Os jornais populares priorizam, em geral, a prestação de serviços, o cotidiano imediato e o entretenimento dos seus leitores preferenciais, estabelecendo outros critérios de noticiabilidade. A partir da análise dos jornais Meia Hora e Super Notícia, buscaremos inferir quais representações identitárias sobre a nova classe média estão sendo forjadas, à luz da tradição dos Estudos Culturais, que entendem o fenômeno das identidades como fenômenos essencialmente simbólicos, de construção narrativa e discursiva. A discussão de fundo diz respeito a um possível tensionamento entre representações que reivindicam um espaço de cidadania para esses indivíduos, ou uma representação que possibilita uma leitura substancialmente econômica desse fenômeno social. A pesquisa nos permitiu perceber que os jornais populares estão se transformando, em um movimento em direção a essa nova classe média, que ocupa um lugar híbrido, um espaço de fronteiras simbólicas que ainda está em construção. Mais do que representações delimitadas, encontramos uma tentativa de travar diálogo com um interlocutor que também está em movimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-06T14:16:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-02 2016-09-06T14:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2400 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/3/francislenepereiradepaula.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/4/francislenepereiradepaula.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/1/francislenepereiradepaula.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2400/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b72e5dae1eb43c0a9edafc0cdae70bf9 5fa2d73b51b184012cbc9b17d345040c 55d482826f9cb93341aec3314c6cfd97 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793962439207813120 |