A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Paschoalino, Christiane Bara lattes
Orientador(a): Guerra, Márcio de Oliveira lattes
Banca de defesa: Helal, Ronaldo George lattes, Coutinho, Iluska Maria da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/775
Resumo: Trata o trabalho da busca pela constatação de possíveis mudanças na identidade da Seleção Brasileira e sobre quais elementos que possam, a princípio, ter contribuído para essa transformação. A partir de dois conceitos clássicos de Nelson Rodrigues, “Pátria de Chuteiras” e “Complexo de Vira-Latas”, que serviram como categorias em nossa pesquisa, buscamos os “novos” olhares de torcedores e da mídia sobre a Seleção Brasileira. O marketing esportivo tem alguma participação nessa “nova” identidade? A globalização, o número expressivo de grandes jogadores do país atuando no exterior, a postura do patrocinador principal (Nike) nas decisões da CBF, provocaram algum distanciamento da mídia e do torcedor? Para responder a essas questões, realizamos, antes da Copa das Confederações, sediada no Brasil em 2013, uma pesquisa com torcedores e, também, analisamos, durante seis meses, as colunas de três cronistas esportivos para avaliar se a pátria ainda está de chuteiras ou se o que ainda impera nesses olhares é o nosso “Complexo de Vira-Latas”.
id UFJF_9736bf6aa45058e41480a596c4223887
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/775
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Guerra, Márcio de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2Helal, Ronaldo Georgehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780551D3Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711269P3Paschoalino, Christiane Bara2016-02-26T13:12:39Z2016-02-172016-02-26T13:12:39Z2014-03-12https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/775Trata o trabalho da busca pela constatação de possíveis mudanças na identidade da Seleção Brasileira e sobre quais elementos que possam, a princípio, ter contribuído para essa transformação. A partir de dois conceitos clássicos de Nelson Rodrigues, “Pátria de Chuteiras” e “Complexo de Vira-Latas”, que serviram como categorias em nossa pesquisa, buscamos os “novos” olhares de torcedores e da mídia sobre a Seleção Brasileira. O marketing esportivo tem alguma participação nessa “nova” identidade? A globalização, o número expressivo de grandes jogadores do país atuando no exterior, a postura do patrocinador principal (Nike) nas decisões da CBF, provocaram algum distanciamento da mídia e do torcedor? Para responder a essas questões, realizamos, antes da Copa das Confederações, sediada no Brasil em 2013, uma pesquisa com torcedores e, também, analisamos, durante seis meses, as colunas de três cronistas esportivos para avaliar se a pátria ainda está de chuteiras ou se o que ainda impera nesses olhares é o nosso “Complexo de Vira-Latas”.Through this study, we intend to identify possible changes in the Brazilian national soccer team’s identity and also to find which elements have contributed to this transformation. We are seeking for new perspectives from both the fans and the media regarding the Brazilian team. In order to achieve that, we will make use of two classical concepts proposed by Nelson Rodrigues. The first one is known as “'the nation in soccer shoes'”, a feeling which all Brazilians fans feel when the national team wins, and the second, “the mongrel complex”, a sense of inferiority felt when de national soccer team loses. Both of the concepts will be used as categories for our research. Can the sports marketing be blamed for this “new” identity? Did the globalization process; the significant number of Brazilian soccer stars playing overseas; the posture of the main sponsor (Nike) over the Brazilian Soccer Confederation (CBF)’s decisions, instigate some type of detachment from the media and fans? In order to answer these questions, a survey was applied to the fans, before the Confederation Cup held in Brazil in 2013, and, in addition to that, the columns of three sportswriters were analyzed over six months to evaluate if the nation is still in “soccer shoes” or if it means that our “mongrel complex” still prevails?CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOIdentidadeSeleção brasileiraComunicaçãoMarketing esportivoTorcedorIdentityBrazilian national soccer teamCommucationSports marketingFansA identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTchristianebarapaschoalino.pdf.txtchristianebarapaschoalino.pdf.txtExtracted texttext/plain312130https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/3/christianebarapaschoalino.pdf.txt8124aaccf183e3e7f935ed8a7735a97eMD53THUMBNAILchristianebarapaschoalino.pdf.jpgchristianebarapaschoalino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/4/christianebarapaschoalino.pdf.jpgacd5b968d1b48a2a2a416cd91a6e5f2eMD54ORIGINALchristianebarapaschoalino.pdfchristianebarapaschoalino.pdfapplication/pdf46990777https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/1/christianebarapaschoalino.pdf971890732a562febc4924700940b2b0fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/7752019-11-07 11:34:48.747oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
title A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
spellingShingle A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
Paschoalino, Christiane Bara
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Identidade
Seleção brasileira
Comunicação
Marketing esportivo
Torcedor
Identity
Brazilian national soccer team
Commucation
Sports marketing
Fans
title_short A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
title_full A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
title_fullStr A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
title_full_unstemmed A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
title_sort A identidade da seleção brasileira: “complexo de vira-latas”, “pátria de chuteiras” ou marketing esportivo?
author Paschoalino, Christiane Bara
author_facet Paschoalino, Christiane Bara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Márcio de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Helal, Ronaldo George
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780551D3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711269P3
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoalino, Christiane Bara
contributor_str_mv Guerra, Márcio de Oliveira
Helal, Ronaldo George
Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Identidade
Seleção brasileira
Comunicação
Marketing esportivo
Torcedor
Identity
Brazilian national soccer team
Commucation
Sports marketing
Fans
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Seleção brasileira
Comunicação
Marketing esportivo
Torcedor
Identity
Brazilian national soccer team
Commucation
Sports marketing
Fans
description Trata o trabalho da busca pela constatação de possíveis mudanças na identidade da Seleção Brasileira e sobre quais elementos que possam, a princípio, ter contribuído para essa transformação. A partir de dois conceitos clássicos de Nelson Rodrigues, “Pátria de Chuteiras” e “Complexo de Vira-Latas”, que serviram como categorias em nossa pesquisa, buscamos os “novos” olhares de torcedores e da mídia sobre a Seleção Brasileira. O marketing esportivo tem alguma participação nessa “nova” identidade? A globalização, o número expressivo de grandes jogadores do país atuando no exterior, a postura do patrocinador principal (Nike) nas decisões da CBF, provocaram algum distanciamento da mídia e do torcedor? Para responder a essas questões, realizamos, antes da Copa das Confederações, sediada no Brasil em 2013, uma pesquisa com torcedores e, também, analisamos, durante seis meses, as colunas de três cronistas esportivos para avaliar se a pátria ainda está de chuteiras ou se o que ainda impera nesses olhares é o nosso “Complexo de Vira-Latas”.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-26T13:12:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-17
2016-02-26T13:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/775
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/3/christianebarapaschoalino.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/4/christianebarapaschoalino.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/1/christianebarapaschoalino.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/775/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8124aaccf183e3e7f935ed8a7735a97e
acd5b968d1b48a2a2a416cd91a6e5f2e
971890732a562febc4924700940b2b0f
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798039831857594368