Batucando a existência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Arcanjo, Fabrícia do Valle lattes
Orientador(a): Faria, Alexandre Graça lattes
Banca de defesa: Dias, André Luiz de Freitas lattes, Mota, Lia Duarte lattes, Assis, Laura de lattes, Preciosa, Rosane lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Departamento: Faculdade de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00044
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14368
Resumo: A presente tese destina-se a desenvolver a batucada como noção, em uma perspectiva expandida. Nessa direção, a batucada enquanto forma de expressão e percurso investigativo do âmbito dos Estudos Literários. Portanto, a batucada, de maneira ampliada, como campo de vivências e movimentações do âmbito das mestrias, relacionada a mestres e mestras. Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder.
id UFJF_99a82b76d0a14d9feb2200b6058de44d
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14368
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Faria, Alexandre Graçahttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017Bezerra, Carolina dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355Dias, André Luiz de Freitashttp://lattes.cnpq.br/9828168337354966Mota, Lia Duartehttp://lattes.cnpq.br/3342535075889228Assis, Laura dehttp://lattes.cnpq.br/2534496833623190Preciosa, Rosanehttp://lattes.cnpq.br/4488013441080182http://lattes.cnpq.br/5407936865535231Arcanjo, Fabrícia do Valle2022-08-29T19:57:30Z2022-08-242022-08-29T19:57:30Z2022-03-23https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00044https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14368A presente tese destina-se a desenvolver a batucada como noção, em uma perspectiva expandida. Nessa direção, a batucada enquanto forma de expressão e percurso investigativo do âmbito dos Estudos Literários. Portanto, a batucada, de maneira ampliada, como campo de vivências e movimentações do âmbito das mestrias, relacionada a mestres e mestras. Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder.This thesis aims to develop batucada as a notion, in an expanded perspective. In this direction, the batucada as a form of expression and investigative path in the field of Literary Studies. Therefore, the batucada, in an expanded way, as a field of experiences and movements in the scope of mastery, related to mestres and masters. Finally, the same to be understood as technology and knowledge linked to historical, social, economic and political aspects. Therefore, we are interested in reaffirming traits related to the human dimension that tends to compose its wefts and threads, to mark and demarcate its processes of technological adaptations and readjustments, mainly from the beginning of the 20th century. Between rigidity and rigor, it is important to understand batucada as a cultural language, that is, a creative, investigative, pedagogical practice and a place where listening is produced, at the same time it is produced. Thus, the batucada more than as a system of communication of ideas or feelings, but as a kind of dialect to provide sensations and expressiveness. In this way, this thesis has as general objectives the possibility of contributing to the democratization, circulation and diffusion of access to intangible cultural goods such as batucada. As well as the intention of being able to interfere in an effective and equitable way to mediate an increasing presence of masters and genuine masters of authentic knowledge and technologies, in the most different spaces of society. In specific terms, this study seeks to articulate points related to what may be important and necessary to review the batucada itself as a conception in itself, to move towards more possibilities of presentations than representations to the understanding of batucar. In this way, the path taken was in the interdisciplinary, intertextual scope and from a bibliographic review with clippings that relate to conceptual and theoretical texts such as films, songs, dances, paintings, poems, stories read, heard and seen, among other narratives. Who theoretically contributed to the work. In this direction, finally, we visualize the thought in the imminence of being able to be woven as batucada and vice versa, as a means of expressing and proceeding.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBatucadaSaberesMestriasPerformanceKnowledgeMastersPerformanceBatucando a existênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfabriciadovallearcanjo.pdffabriciadovallearcanjo.pdfPDF/Aapplication/pdf1601717https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/1/fabriciadovallearcanjo.pdfdc57c099a20aa3bf91a8ded43e1d9676MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfabriciadovallearcanjo.pdf.txtfabriciadovallearcanjo.pdf.txtExtracted texttext/plain349182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/4/fabriciadovallearcanjo.pdf.txta38cedcfe99a2e59fc6e2df75b95a992MD54THUMBNAILfabriciadovallearcanjo.pdf.jpgfabriciadovallearcanjo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/5/fabriciadovallearcanjo.pdf.jpgdcf18dd5b65cf2ddd0747b414307d6d2MD55ufjf/143682022-11-17 11:33:47.741oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-17T13:33:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Batucando a existência
title Batucando a existência
spellingShingle Batucando a existência
Arcanjo, Fabrícia do Valle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Batucada
Saberes
Mestrias
Performance
Knowledge
Masters
Performance
title_short Batucando a existência
title_full Batucando a existência
title_fullStr Batucando a existência
title_full_unstemmed Batucando a existência
title_sort Batucando a existência
author Arcanjo, Fabrícia do Valle
author_facet Arcanjo, Fabrícia do Valle
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Alexandre Graça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4697132876953017
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bezerra, Carolina dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1222694716511355
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dias, André Luiz de Freitas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9828168337354966
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mota, Lia Duarte
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3342535075889228
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Assis, Laura de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2534496833623190
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Preciosa, Rosane
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4488013441080182
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5407936865535231
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcanjo, Fabrícia do Valle
contributor_str_mv Faria, Alexandre Graça
Bezerra, Carolina dos Santos
Dias, André Luiz de Freitas
Mota, Lia Duarte
Assis, Laura de
Preciosa, Rosane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Batucada
Saberes
Mestrias
Performance
Knowledge
Masters
Performance
dc.subject.por.fl_str_mv Batucada
Saberes
Mestrias
Performance
Knowledge
Masters
Performance
description A presente tese destina-se a desenvolver a batucada como noção, em uma perspectiva expandida. Nessa direção, a batucada enquanto forma de expressão e percurso investigativo do âmbito dos Estudos Literários. Portanto, a batucada, de maneira ampliada, como campo de vivências e movimentações do âmbito das mestrias, relacionada a mestres e mestras. Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-29T19:57:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24
2022-08-29T19:57:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14368
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00044
url https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00044
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/1/fabriciadovallearcanjo.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/4/fabriciadovallearcanjo.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/5/fabriciadovallearcanjo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc57c099a20aa3bf91a8ded43e1d9676
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
a38cedcfe99a2e59fc6e2df75b95a992
dcf18dd5b65cf2ddd0747b414307d6d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798039746591588352