O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00386 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13782 |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter qualitativo, no âmbito do Ensino de Literatura, está articulada na esfera do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF) e foi concebida para ser realizada em uma escola pública municipal em uma cidade no interior de Minas Gerais. Para essa pesquisa, especificamente, trabalhamos com uma proposta, dentro do universo das letras de músicas do gênero Rap, voltada para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o intuito de tentar promover o letramento literário através dessa manifestação cultural. A turma em questão, apesar de inserida numa localidade em que o Rap é pulsante, não demonstrava sintonia na validação do que trivialmente ouviam desse gênero e da produção local em seu bairro. A partir dessas constatações, formulamos a seguinte questão de pesquisa: como seria possível realizar uma atividade interventiva com o público-alvo selecionado de modo a proporcionar uma aproximação entre essas duas percepções dos alunos? Dessa questão, uma outra se desdobrou: por qual viés abordaríamos esse gênero de canção, de modo a possibilitar, além do aumento de repertório quantitativo, também uma ampliação de repertório no sentido iseriano do termo (ISER, 2012). E, finalmente, a partir da escolha da categoria rimas, como propiciar uma experiência de ensino-aprendizagem com foco na promoção do letramento literário do gênero Rap pelo viés das rimas? Para tanto, buscamos estruturar uma atividade propositiva pelo viés das rimas, mais precisamente das rimas multissilábicas, com o propósito de promover o letramento literário dos alunos nesse campo, pois, além desses tipos de rimas serem um aspecto estruturante do gênero, também podem ser interessantes como modo de introdução a estudos mais sistematizados de rima, visto agenciarem princípios de rimas toantes e soantes. Quanto à metodologia de pesquisa, adotamos aspectos da pesquisa-ação. Em relação à fundamentação teórica, trabalhamos com os conceitos de letramento literário (COSSON e PAULINO); polissistema literário e cânone (EVEN-ZOHAR); repertório (ISER); rimas (CANDIDO; BANDEIRA); rimas multissilábicas (DANIEL GARNET); escolarização da literatura (SOARES) e multiletramentos (ROXANE ROJO). |
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A turma em questão, apesar de inserida numa localidade em que o Rap é pulsante, não demonstrava sintonia na validação do que trivialmente ouviam desse gênero e da produção local em seu bairro. A partir dessas constatações, formulamos a seguinte questão de pesquisa: como seria possível realizar uma atividade interventiva com o público-alvo selecionado de modo a proporcionar uma aproximação entre essas duas percepções dos alunos? Dessa questão, uma outra se desdobrou: por qual viés abordaríamos esse gênero de canção, de modo a possibilitar, além do aumento de repertório quantitativo, também uma ampliação de repertório no sentido iseriano do termo (ISER, 2012). E, finalmente, a partir da escolha da categoria rimas, como propiciar uma experiência de ensino-aprendizagem com foco na promoção do letramento literário do gênero Rap pelo viés das rimas? 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Em relação à fundamentação teórica, trabalhamos com os conceitos de letramento literário (COSSON e PAULINO); polissistema literário e cânone (EVEN-ZOHAR); repertório (ISER); rimas (CANDIDO; BANDEIRA); rimas multissilábicas (DANIEL GARNET); escolarização da literatura (SOARES) e multiletramentos (ROXANE ROJO).This qualitative research, within the scope of Literature Teaching, is articulated in the sphere of the Professional Master's Degree in Letters at the Federal University of Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF) and was conceived to be carried out in a municipal public school in a city in Brazil, interior of Minas Gerais. For this research, specifically, we worked with a proposal, within the universe of lyrics of music in the Rap genre, aimed at classes from the final years of Elementary School II, with the aim of trying to promote literary literacy through this cultural manifestation. The group in question, despite being inserted in a location where Rap is pulsating, did not demonstrate harmony in validating what they trivially heard of this genre and the local production in their neighborhood. Based on these findings, we formulated the following research question: how would it be possible to carry out an interventional activity with the selected target audience in order to provide an approximation between these two perceptions of students? From this question, another one unfolded: by which bias would we approach this genre of song, in order to enable, in addition to increasing the quantitative repertoire, also an expansion of the repertoire in the Iserian sense of the term (ISER, 2012)? And finally, from the choice of the rhymes category, how to provide a teaching-learning experience focused on promoting literary literacy in the Rap genre through the rhymes bias? Therefore, we seek to structure a propositional activity based on rhymes, more precisely on multisyllabic rhymes, with the purpose of promoting the literary literacy of students in this field, because, in addition to these types of rhymes being a structuring aspect of the genre, they can also be interesting as a way of introducing more systematic studies of rhyme, as they establish principles of toante and resounding rhymes. As for the research methodology, we adopted aspects of action research. Regarding the theoretical foundation, we work with the concepts of literary literacy (COSSON and PAULINO); literary polysystem and canon (EVENZOHAR); repertoire (ISER); rhymes (CANDIDO; BANDEIRA); multisyllabic rhymes (DANIEL GARNET); schooling of literature (SOARES) and multiliteracies (ROXANE ROJO).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioRapRimas multissilábicasLiterary literacyRap musicMultisyllabic rhymesO jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarlicorreapires.pdfmarlicorreapires.pdfPDF/Aapplication/pdf1038668https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13782/1/marlicorreapires.pdff65d4c535136ef3067e62b0fa32aa5f7MD51marlicorreapires-cadernopedagogico.pdfmarlicorreapires-cadernopedagogico.pdfapplication/pdf4855038https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13782/2/marlicorreapires-cadernopedagogico.pdf52cc9ae914241f1e77f073bef9151024MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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